• Carregando...
Luiz Fux no plenário do STF
Ministro Luiz Fux é o relator do caso que aguarda, há 10 anos, o julgamento do pleno no STF| Foto: Carlos Moura/SCO/STF

A instalação de três Tribunais Regionais Federais (TRFs) está prevista na Constituição Federal desde junho de 2013, após aprovação de uma emenda nas duas casas do Congresso Nacional. Apesar de os novos TRFs visarem fortalecer a segunda instância no atendimento da alta demanda de processos que congestionam o judiciário brasileiro, a instalação não saiu do papel até o momento por causa de uma liminar do Supremo.

Receba as principais notícias do Paraná pelo WhatsApp

A emenda constitucional foi suspensa por uma decisão monocrática do ex-ministro do STF Joaquim Barbosa, no mês seguinte à aprovação da . Desde então, a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) está parada no STF sob a relatoria do ministro Luiz Fux, sem previsão de ser apreciada pelo plenário do Supremo, presidido atualmente por Luís Roberto Barroso.

Diante da repercussão do assunto e do atual cenário judicial no Brasil, a Gazeta do Povo quer saber sua opinião: Você é a favor da criação de novos tribunais regionais, previstos há 10 anos por uma emenda constitucional? Participe, votando na nossa enquete, logo abaixo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]