i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Covid-19

Eficácia geral da vacina coronavac é de 50,4% nos estudos feitos no Brasil

  • PorCamila Abrão, com Estadão Conteúdo
  • 12/01/2021 13:34
  • Atualizado em 12/01/2021 às 19:16
coronavac
Vacina coronavac, desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac e produzida no Brasil pelo Butantan.| Foto: Nelson Almeida/AFP

A eficácia geral (ou global) da vacina coronavac contra a Covid-19 é de 50,38% nos testes realizados no Brasil. O resultado foi anunciado pelo Instituto Butantan e pelo governo de São Paulo nesta terça-feira (12), durante entrevista coletiva. O porcentual é ligeiramente acima de 50%, o mínimo exigido para que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprove o uso da vacina no Brasil.

Na semana passada, o Butantan havia informado que a vacina atingiu 78% de eficácia nos estudos realizados no Brasil. Aos poucos, os dados foram detalhados. Os 78% se referiam à eficácia para casos leves de coronavírus. Segundo o Butantan, a eficácia para casos graves e moderados era de 100%, pois ninguém que tomou a vacina e se contaminou desenvolveu a doença nesses graus de gravidade.

O diretor médico de pesquisa clínica do Instituto Butantan, Ricardo Palácios, afirmou, nesta terça-feira (12), que essa taxa de eficácia da Coronavac de 100% em casos moderados e graves nos estudos de fase 3 da vacina ainda não tem relevância estatística. O especialista defendeu, contudo, que o dado segue a tendência de que o imunizante aumente em eficácia a ponto de diminuir a intensidade clínica da doença, ainda que ela só possa ser confirmada com mais tempo de estudos.

Nos testes, a porcentagem de 100% em casos graves e moderados deriva da constatação de que, dentre os 252 voluntários diagnosticados com covid-19, nenhum entre os que receberam o imunizante precisaram de hospitalização ou UTI e sete do grupo placebo tiveram essa necessidade

A eficácia geral, contudo, também contempla os voluntário que se vacinaram, mas que pegaram a Covid de forma assintomática. Os dados apresentados nesta terça traz as informações completas que costumam ser divulgadas pela comunidade científica internacional quando se fala de eficácia de vacinas.

Apesar da eficácia ligeiramente acima do mínimo exigido pela Anvisa, especialistas dizem que ainda assim a vacina coronavac será fundamental para controlar a pandemia no Brasil. Em tese, a metade dos vacinados estará totalmente imunizado. E quem contrair a Covid-19 não chegará a ter sintomas moderados nem graves, apenas leves ou será assintomático. Na prática, a vacina impede internações e mortes.

"Temos uma vacina capaz de controlar a pandemia por diminuir a intensidade da doença", afirmou Palácios.

A eficácia geral da coronavac foi divulgado após a Anvisa cobrar do Butantan mais dados sobre a vacina para aprovar o uso emergencial do imunizante – pedido que havia sido feito pelo instituto na semana passada.

Ricardo Palácios ressaltou que a taxa de eficácia menor do que a apresentada na última semana era esperada. Ele disse que a intenção em divulgar os dados preliminares na semana passada era acelerar os teste da fase 3 da pesquisa devido à urgência de o Brasil ter um imunizante contra a Covid-19 para efetivamente ser usado na população. “Estávamos sacrificando a eficácia para aumentar o número de casos e ter uma resposta mais rápida. Foi uma decisão pensada”, disse.

A Coronavac foi desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac e está sendo produzida no Brasil pelo Butantan, instituto ligado ao governo paulista.

Eficácia da coronavac pode ser, na prática, mais alta

O diretor médico de pesquisa clínica do Butantan, Ricardo Palácios, afirmou que a eficácia da coronavac no uso para a população em geral "deve ser bem mais alta" que os 50,38%. Segundo ele, isso tende a ocorrer porque no Brasil os testes foram realizados com profissionais da saúde voluntários – pessoas que tendem a estar mais expostas ao coronavírus.

A Indonésia, que também participou dos testes da coronavac, divulgou na segunda-feira (11) que a eficácia geral da vacina no país é de 65,3%, em dados preliminares. Antes da Indonésia, a Turquia havia informado que, no país, a eficácia da coronavac havia sido de 91%.

O Butantan também informou que vai ampliar os estudos no Brasil – o que pode fazer a eficácia se alterar. Além do estudo da fase 3, que contou com a participação de quase 13 mil voluntários, todos profissionais da área da saúde, ainda serão feitos mais quatro estudos. Nas novas fases, serão conduzidos testes com idosos, grávidas no terceiro trimestre de gestação, crianças e adolescentes de 3 a 17 anos e a avaliação da eficiência da vacina.

Butantan destaca as vantagens da coronavac

O diretor do Butantan, Dimas Covas, destacou a facilidade logística para a distribuição da coronavac. A vacina pode ser armazenada numa geladeira comum – e não exige ultrafreezeres com temperaturas de até - 70ºC, como é exigido para o imunizante da Pfizer, por exemplo.

“Temos uma vacina esperando para ser usada, num país onde morrem em torno de mil pessoas por dia, uma vacina que teria grande impacto. Esperamos que as autoridades, principalmente da agência regulatória, entendam o momento”, afirmou Covas.

Alex Precioso, diretor do centro de segurança clínica e farmacovigilância do Instituto Butantan, ressaltou também que não foi registrado nenhum evento adverso grave entre os voluntários que participaram dos estudos no Brasil – o que comprova a segurança da vacina.

Como foram os testes da coronavac

O diretor médico de pesquisa clínica do Butantan, Ricardo Palácios, afirmou que 85 dos participantes do estudo clínico que receberam a coronavac tiveram sintomas muito leves de Covid-19 ou não tiveram nenhum sintoma, contra 167 do grupo controle – que tomou um placebo.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) aplica uma escala de progressão em seis níveis da Covid-19. O primeiro nível abrange os “assintomáticos”; o segundo os casos “muito leves” (não precisam de ajuda médica ou hospitalar); o terceiro é formado por casos “leves” (precisam de assistência); o quarto e quinto níveis são de casos “moderados” (precisam de hospitalização); e o sexto é formado por “casos graves” (precisam de hospitalização/UTI).

Para agilizar os estudos da fase 3 era necessário um maior número de pessoas para serem testadas, os cientistas escolheram então iniciar os testes a partir do nível dois da escala de progressão da doença determinada pela OMS. Para que o índice de 50,38% fosse definido, foram analisados 252 casos registrados, que estavam entre os considerados “muito leves” e “graves”. Desse total, 85 receberam a vacina.

Pedido para uso emergencial da coronavac já está em análise

Na sexta-feira (8), o Butantan pediu à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) o registro de uso emergencial do imunizante desenvolvido pelo laboratório chinês Sinovac, que no Brasil será produzido no Instituto Butantan, ligado ao governo de São Paulo. A Anvisa tem 10 dias para responder ao pedido de solicitação de registro e pediu mais informações que estariam faltando no material submetido pelo Butantan.

Após isso, governador de São Paulo, João Doria (PSDB), cobrou "senso de urgência" da Anvisa. "Ritos da ciência devem ser respeitados, mas devemos lembrar que o Brasil perde cerca de mil vidas por dia para a Covid-19", disse em uma postagem no Twitter. "Com a liberação da Anvisa, milhões de vacinas que já estão prontas poderão salvar vidas", complementou.

Doria pretende iniciar a vacinação no estado de São Paulo em 25 de janeiro. O governador afirmou em entrevista à CNN Rádio que a campanha pode começar antes, se o governo conseguir a liberação. Segundo ele, todos os dados complementares requisitados pela agência foram repassados durante o fim de semana.

São Paulo tem quase 11 milhões de doses da Coronavac para iniciar imediatamente a imunização.

Governo federal deve fechar acerto para comprar 100 milhões de doses

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, afirmou que o governo federal está fechando contrato para a compra de toda a produção do Butantan da coronavac. São, ao total, 100 milhões de doses ao longo de 2021. De acordo com  o ministro, 46 milhões da Coronavac serão distribuídas até abril e mais 54 milhões no restante de 2021.

Pazuello reforçou na segunda-feira (11) que o ministério tem "todo o interesse" para que se conclua a análise do pedido de uso emergencial da vacina. O ministro pontuou que o Sistema Único de Saúde tem a prerrogativa na aquisição dos imunizantes e a imunização deve ocorrer simultaneamente em todos os estados.

Doria diz que vai respeitar o Plano de Imunização Nacional

Após as declarações do ministro da Saúde sobre ter assinado contrato de fornecimento exclusivo das doses da coronavac para o SUS, João Doria disse que São Paulo irá respeitar o Plano Nacional de Imunização (PNI) caso contemple o estado de acordo com critérios técnicos e científicos.

O ministro afirmou que a vacinação nacional contra a Covid-19 pode começar no dia 20 de janeiro. Porém, até o momento não há data definida para início da vacinação pelo PNI. Pazuello disse que a vacinação no Brasil deverá começar “no dia D e na hora H”.

143 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 143 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • M

    Monica

    ± 18 horas

    Não está claro por que foi divulgado 78% e dias depois 50%. Ok, 78% é a eficácia para casos leves e 50,38% a eficácia global, mas qual foi a justificativa " científica" kkk para a divulgação desses números em datas separadas. O jornalista cita uma fala do Palacios sobre esse ponto, mas precisaria ocorrer um detalhamento maior. Nâo está claro realmente

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • A

      André

      13/01/2021 7:24:21

      Olha eu posso dizer que essa reportagem não foi boa para explicar os 50,3%, ainda estou buscando entender esse número.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • B

        Bruno M

        13/01/2021 0:51:45

        Doria é um lixo de humano por querer empurrar esse lixo de vacina na população!

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • M

          Marco Polo

          12/01/2021 23:22:45

          Dória, Estadão, STF e REDE vendem paraquedas com 50,38% de eficiência comprovada! Quem se habilita?

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          2 Respostas
          • T

            Tania Maria de Carvalho

            ± 15 horas

            Se avião estiver caindo e o paraquedas que está disponível promete 50% de chance de abrir eu topo!

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

          • W

            WILSON

            13/01/2021 1:45:57

            kkkkkk.....

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

        • C

          CARLOS FELIX

          12/01/2021 23:16:04

          Gazeta, orienta o editor que não se arredonda números na ciência . Apenas, na ciência do adepto do mutreta, líder lobista da cooperativa Vacina Vac , engomadinho Dória, isso é useiro e vezeiro. E 50,38 % nunca terá eficácia , nem arredondando para 50,4 % . Gazeta, menos Dória, mais VERDADE !

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • C

            Carlos Roberto

            12/01/2021 23:11:48

            50,38% para ser mais exato.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • E

              Eduardo Prestes

              12/01/2021 22:51:14

              Agora é preciso falar sério... O COVID-19 é inofensivo em 99% das pessoas. O importante é saber a eficácia da vacina em idosos e pessoas com comorbidades. Esse é o verdadeiro teste, são essas pessoas que a vacina precisa proteger. Uma pessoa com 80 anos pode tomar a vacina ou é perigosa ? A vacina vai realmente protegê-la ? Uma vacina para jovens é inútil, esses não morrem de COVID.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              3 Respostas
              • A

                Anderson

                ± 11 horas

                Pode causar desconforto sim, porém a letalidade é de 2%. Então vamos trabalhar com a verdade sobre essa doença e não esse sensacionalismo todo que a mídia gosta de fazer.

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

              • P

                Patricia

                ± 24 horas

                Não entraria no 1%? Ninguém está negando a gravidade da doença. Ela pode matar sim, mas o que os números mostram é que em 99% a doença é assintomática, leve ou moderada

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

              • D

                DENISSON HONORIO DA SILVA

                12/01/2021 23:18:30

                Calma lá companheiro Contrai o covid-19. Um mal estar terrível, e já faz 9 dias. Alterno bons e maus momentos. Só faltou usar benzedeira. Ela é absolutamente traiçoeira. Num vi nada parecido. Sendo farmacêutico, já estudei algumas patologias. No jovem, pode ser assintomático. Mas em alguém de meia de idade e hipertensão, sua capacidade de fazer dano é impressionante.

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

            • S

              SERGIO RODRIGUES MARTINS

              12/01/2021 22:48:07

              Doria deveria renunciar!

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              1 Respostas
              • C

                CARLOS FELIX

                12/01/2021 23:17:30

                Ajuda, aí ! #RenunciaLobistaDoria

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

            • J

              JOSMAR PORTUGAL VAZ

              12/01/2021 22:50:19

              Eu nunca vi uma propaganda tão grande em cima de uma vacina.. Parece que vai salvar o mundo ...os caras juntam um monte de cientista para defender esta vacina de um país comunista que nem lá estão usando esta vacina. Nenhum país sério está comprando está Coronavac . Está vacina é meia boca ....Fico imaginando qual é o preço que está custando toda essa propaganda.....tudo muito estranho....muito esquisito..muita pressão . Muita propina...? Baita picaretagem....

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • A

                Antonio

                12/01/2021 22:41:42

                O mais ridículo é a justificativa dos 50,4 do Butantã à CNN - eles usariam o método de cálculo não sei das quantas que tem um nome em inglês. Mentira!!! 50,4 é tão somente a percentagem de 1,83 (infectados por cada 100 que tomaram a vacina) em relação a 3,63 (infectados em cada 100 que não tomaram). A Anvisa não vai aceitar isso...

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                1 Respostas
                • P

                  Paulo

                  ± 24 horas

                  O número verdadeiro pelos dados colocados na apresentação deles é 49,69%, esse que estão publicando é inventado.

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

              • C

                Celso Arruda Salomé

                12/01/2021 22:36:19

                Vacina perigosa. Querem cobaias? Estou fora.

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • C

                  Carlos Roberto

                  12/01/2021 22:31:47

                  Esse comentário foi removido pelo usuário

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • J

                    João Martins Donizete

                    12/01/2021 22:08:25

                    Pelos os dados dos slides a eficácia seria de 49,69%. Ou seja não atingiu 50%. O uso político desta vacina e esse disse me disse e agora mais esse erro. Se isso estiver certo os slides essa vacina não atingiu a eficácia mínima. Que palhaçada do Dória e jogando a credibilidade do Butantã na lata de lixo.

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • P

                      Plinio Pereira Carvalho

                      12/01/2021 21:31:41

                      Mentiras sobre mentiras tudo isso é uma característica própria dos produtos chineses, os maiores falsificadores e pirateadores do mundo, pois são incapazes de produzir alguma coisa autêntica verdadeira e original. Preocuparam sempre em ganhar dinheiro de qualquer forma, mesmo à custa de vidas humanas!

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      • P

                        Paulo

                        12/01/2021 21:25:10

                        Pelos números apresentados pelo governo de SP, a eficácia é de 49,69%, abaixo dos 50%. Há ainda um erro de soma no slide.

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        1 Respostas
                        • J

                          João Martins Donizete

                          12/01/2021 22:08:41

                          Exatamente. O uso político desta vacina e esse disse me disse e agora mais esse erro. Se isso estiver certo essa vacina não atingiu a eficácia mínima. Que palhaçada do Dória e jogando a credibilidade do Butantã na lata de lixo.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                      • D

                        DENISSON HONORIO DA SILVA

                        13/01/2021 1:26:54

                        Se a China não vacinou em massa e essa tecnologia havia sido reaproveitada para sars-cov1, os dados não eram desconhecidos dos chineses. Com 50,38% de eficacia ,ao preço 5 vezes mais, o diabo está fazendo cócegas. Talvez, seria melhor ir para a vacina russa. A ciência a russa possui muito expertise, desde o século XIX. O que me espanta, que aqui mesmo na Gazeta, um farmacêutico/pesquisador da USP, Ribeirão Preto, colocava em cheque a tecnologia chinesa. E isso foi meados de setembro. Então, nossos cientistas foram cooptados vergonhosamente por uma política baixa. E a imprensa tambem não ajudou. FSP, lançou a dúvida ontem porque não tinha mais como esconder. Devia saber antes.

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        • A

                          Arys

                          12/01/2021 21:17:43

                          Bom, eu sou do grupo de risco. Na minha primeira formação (Engenharia), matéria obrigatória no currículo era Estatística. Ali aprendi que se pode escolher uma série de variáveis para se apresentar como verdade praticamente qualquer coisa que se queira. +- 50% de eficácia significa, à primeira vista, o seguinte: quem tomar, corre o risco de 50% da vacina "pegar", e 50% de não pegar. O que significa, na prática, que quem tomar e tiver juízo, vai continuar usando a focinheira & etc, porque a única forma certa de comprovar se é eficaz ou não, que escolha uma pessoa comprovadamente infectada, tire a focinheira e peça para falar com você. Se não pegar, caiu nos 49,2%, Caso contrário...

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          1 Respostas
                          • W

                            WILSON

                            13/01/2021 1:56:33

                            Boa ,colega ,é isso mesmo ....Como já comentei anteriormente , estatística médica é um PERIGO ( mesmo na nossa engenharia pode ser como você disse ,o resultado é aquele que o contratante achar melhor ....kkkkk) . Coitados dos médicos que acreditam nela . E mais coitados os que são tratados com base nos resultados...

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                        • E

                          Eduardo Prestes

                          12/01/2021 21:10:42

                          Bom, sempre ajuda mais uma opção. Mas se trara da PIOR vacina do mundo até aqui contra COVID-19. Até porque não dá para ser muito pior do que essa Coronavac, pois abaixo de 50% de eficiência nem poderia ser chamada de vacina. E as histéricas da esquerda exigindo a compra imediata de bilhões de reais na pior vacina do mundo... Deve ter uma comissão boa por trás disso daí, só pode ser essa a explicação para tanta insistência (até do STF)...

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          1 Respostas
                          • P

                            Plinio Pereira Carvalho

                            12/01/2021 21:33:40

                            Mentiras sobre mentiras tudo isso é uma característica própria dos produtos chineses, os maiores falsificadores e pirateadores do mundo, pois são incapazes de produzir alguma coisa autêntica verdadeira e original. Preocuparam sempre em ganhar dinheiro de qualquer forma, mesmo à custa de vidas humanas!

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                        • Z

                          Zyss

                          ± 19 horas

                          Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          • A

                            Arys

                            12/01/2021 21:08:18

                            Há uma outra reportagem aqui dizendo que o governo vai comprar 100 milhões de doses. Pago do meu bolso o preço da minha dose ao governo federal, para que ela seja DOADA a alguém pertencente à lista: Dória, Bruno Covas, Kalil, Gilmar, Lewan, Toffoli, Nhonho, Alcolumbre, Fachin, presidentes de sindicatos de professores de todo o Brasil, etc. Mas só vale com autenticação de o que está sendo injetado é a tal. Se tiver briga pela dose, podem fazer um sorteio. (esqueci o Moraes...)

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            • A

                              Amadorístico

                              12/01/2021 20:54:47

                              Se eles são transparentes desde o início, analisando e explicando os dados, as pessoas entendem, mas se as pessoas se sentem feitas de trouxa, mesmo a credibilidade do que seja verdadeiro é posta em risco. Foi perceptível que quando começaram a ser divulgadas as taxas de eficácia, cada uma que divulgava aumentava em um ou alguns pontos a da anterior. Até parecem políticos que pretendem posar de salvadores da pátria... Mesmo os testes da Pfizer descartaram milhares de pessoas que poderiam ou não ter sido infectadas... Aqui o filtro nos testes da Coronavac descartou menos. O que importa de qualquer modo é a eficácia contra casos graves e mortes, e para esses a vacina funciona muito bem.

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              • S

                                sandro pazini

                                12/01/2021 21:15:28

                                Bom, não sou médico, muito menos infectologista mas na matemática eu me arrisco: Quer dizer que vão te aplicar uma vacina experimental, cuja eficacia GERAL é metade daquilo que que originalmente deveria cumprir? Isso sim que é negocio da China! Obs: Me vê um Pfizer, faz favor :)

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                • Z

                                  Zé Mané

                                  12/01/2021 20:37:03

                                  No caso de piolho mata até 60%......rsssssssssssss

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  • M

                                    Marcio Nichele

                                    12/01/2021 20:36:26

                                    Quem acompanhou os capítulos da novela poderia acertar até os décimos. O objetivo disso tudo é claramente outro.

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                    • R

                                      Rogério R

                                      12/01/2021 20:22:45

                                      Mas quanta confusão!!! A questão é muito simples: a vacina do Butantan tem 50% de "efisiênsia" para o coronavirus, 78% para escorpião e 100% para jararaca!!!

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                      • A

                                        Antonio Carlos Neves

                                        12/01/2021 20:15:37

                                        Doria precisou de tantos cardeais da medicina propagando a vacina que iria salvar vidas? Chamou de irresponsável o governo federal por não compra-las antes de testadas, para gastar recursos federais importando vacinas e imunizantes para produção local sem finalizar testes e marcando data para inicio da vacinação. Por muito pouco essa vacina ficaria abaixo de 50% de eficacia e portanto seria recusada. Mas os marqueteiros da vacina chinesa sequer se envergonham e ainda atacam o governo federal e a Anvisa e alguns despachantes do STF (Randolfe Rodrigues & cia.) pedem que a Anvisa aprove em 72 hs. a vacinação emergencial. Não sou contra vacinação, mas fazer politica na pandemia é crime Dória.

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                        1 Respostas
                                        • T

                                          TIAGO

                                          12/01/2021 20:53:25

                                          É isso ai. 50,38% sem propaganda seria outros quinhwntos, eu até aceitava.

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                      • P

                                        Pahepi

                                        12/01/2021 20:09:09

                                        O Butantan sempre foi reconhecido internacionalmente pela seriedade, o governo Dória e o diretor Dimas Covas jogaram o nome do Butantan no lixo. Omitiram vários relatórios certos que com a pressão da mídia colocariam a ANVISA na parede, forçando uma liberação da Coronavac que é a vacina mais cara e com menor eficácia até agora.

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                        • J

                                          JULIO

                                          12/01/2021 20:00:02

                                          Quem se arrisca a tomar Coronavac ? Acho que o Covas e o Doria deveriam aceitar mandar as 7000 doses como prioridade para o STF .

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                          • Y

                                            Yuri

                                            12/01/2021 19:45:21

                                            Produto ching ling é isso aí. Lixo

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                            • O

                                              Omar Dias

                                              12/01/2021 19:40:39

                                              A informação de que a vacina é 100 eficiente para os casos graves é FALSA! Baseia-se na falácia de que, nos vacinados da amostra, não ocorreram casos graves da doença, sem contudo, apontar que a amostra era composta por profissionais de saúde (idade entre 20 e 60 anos). Ocorre que as mortes acima dos 60 anos de idade correspondem a aprox. 80% dos óbitos, faixa etária não testada. Falta transparência nos dados divulgados.

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                              • O

                                                Osvaldo Colarusso

                                                12/01/2021 19:38:12

                                                Mais precisamente 50,38%. Parece ajuste de conselho de classe, para o infeliz passar de ano. Na divulgação do número final Doriana desapareceu. Está com vergonha, baby?

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                                1 Respostas
                                                • Y

                                                  Yuri

                                                  12/01/2021 19:45:54

                                                  Ajuste de conselho de classe kkkkkk

                                                  Denunciar abuso

                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                  Confira os Termos de Uso

                                              • V

                                                VAS

                                                12/01/2021 19:37:50

                                                Por que optar por comprar (e não é barata) uma vacina com 50,4% de eficácia geral, enquanto várias outras apresentam eficácia acima dos 90%?

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                                1 Respostas
                                                • Z

                                                  Zyss

                                                  12/01/2021 21:11:52

                                                  É a mais cara de todas.

                                                  Denunciar abuso

                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                  Confira os Termos de Uso

                                              • F

                                                Fernando

                                                12/01/2021 19:34:31

                                                Sabe aquele professor que dá uma empurrada na nota para o aluno passar. Pois é!!! Durma com essa.

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                                • Z

                                                  Zyss

                                                  12/01/2021 20:02:41

                                                  Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

                                                  Denunciar abuso

                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                  Confira os Termos de Uso

                                                  1 Respostas
                                                  • L

                                                    Leonardo David

                                                    12/01/2021 20:02:38

                                                    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

                                                    Denunciar abuso

                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                    Confira os Termos de Uso

                                                • W

                                                  WILSON

                                                  12/01/2021 19:31:14

                                                  Pobre Butantan !!!Vai ter que contratar urgentemente um "comunicólogo" de alto nível para conseguir sair deste atoleiro de comunicação em que se afundou ! Quando as coisas são simples e claras ,todo o mundo entende .Esta mistura de estatística médica ( a qual já é um perigo em sí mesma ...) , jargão também médico e incompetência de se comunicar deu no que deu! Ah ,acrescente-se também jornalistas altamente qualificados....kkkkk....Verdadeiro samba vacinal do crioulo doido ....

                                                  Denunciar abuso

                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                  Confira os Termos de Uso

                                                  2 Respostas
                                                  • M

                                                    MARTINI

                                                    12/01/2021 20:35:56

                                                    Sensação é de que a montanha pariu um ratinho! Mas fique tranquilo. Ficou claro na coletiva de hoje do grupo de cientistas do governo paulista, sem Dória, que a propaganda é a alma do negócio. Orçamento paulista já foi aumentado em 70% na área de propaganda, uma fortuna capaz de alentar a Globo!

                                                    Denunciar abuso

                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                    Confira os Termos de Uso

                                                  • C

                                                    CESAR SABBAGA

                                                    12/01/2021 20:04:49

                                                    Concordo Wilson. Uma enorme incompetência de comunicação do Butantã abriu a oportunidade para um entendimento equivocado dos resultados. Quem ouviu o que queria ouvir não vai perder a oportunidade. A mídia fez também a maior confusão. Tomei uma decisão: vou ficar quieto no meu canto, só observando a pandemia se transformando em tragédia.

                                                    Denunciar abuso

                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                    Confira os Termos de Uso

                                                • T

                                                  Thiago Paiva e Silva

                                                  12/01/2021 19:21:57

                                                  A vacina foi eficaz em evitar formas graves e moderadas, ou seja, alcançou o objetivo. Para quem não sabe a BCG (vacina contra tuberculose) lhe protege contra formas graves de tuberculose e todos tomamos. Olha o Brasil está economicamente fragilizado por conta da pandemia, os hospitais acima de sua capacidade que já era de superrlotação, passou da hora de iniciarmos a vacinação. Todos os países esperam por esta solução.

                                                  Denunciar abuso

                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                  Confira os Termos de Uso

                                                  2 Respostas
                                                  • C

                                                    CESAR SABBAGA

                                                    12/01/2021 20:08:39

                                                    Thiago- o caras não entendem ou não querem entender.

                                                    Denunciar abuso

                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                    Confira os Termos de Uso

                                                  • D

                                                    Denilson Silva

                                                    12/01/2021 19:35:33

                                                    Vacinação sim. Mas não com vacina ineficaz. Se utilizarem a Coronavac a tendência é continuar com lockdown, uso de máscara e etc...

                                                    Denunciar abuso

                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                    Confira os Termos de Uso

                                                • L

                                                  Leonardo David

                                                  12/01/2021 19:21:24

                                                  Como sempre, a maioria nem leu a matéria para sair comentando. Outra grande parte leu e não entendeu nada. Comentários de notícias são um excelente indicador do analfabetismo funcional que aflige a nação. Se pesquisadores Butantã fossem formados por pessoas desses grupos ainda estaríamos penando para produzir a vacina para a varíola.

                                                  Denunciar abuso

                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                  Confira os Termos de Uso

                                                  4 Respostas
                                                  • T

                                                    TIAGO

                                                    12/01/2021 20:54:26

                                                    Muuuuuuuuu

                                                    Denunciar abuso

                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                    Confira os Termos de Uso

                                                  • V

                                                    Vicente Mendes Pereira

                                                    12/01/2021 20:28:13

                                                    Excelente! Assino embaixo!

                                                    Denunciar abuso

                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                    Confira os Termos de Uso

                                                  • C

                                                    CESAR SABBAGA

                                                    12/01/2021 20:07:22

                                                    Correto. O pior é que a ignorância alheia vai pisar nos nossos calos.

                                                    Denunciar abuso

                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                    Confira os Termos de Uso

                                                  • Z

                                                    Zyss

                                                    12/01/2021 19:32:42

                                                    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

                                                    Denunciar abuso

                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                    Confira os Termos de Uso

                                                • D

                                                  Denilson Silva

                                                  12/01/2021 19:17:23

                                                  Começou com 100%, caiu para 78%, foi para 65% e agora 50,38%. Até o final do mês a vaChina cai para 15% de eficácia rs rs

                                                  Denunciar abuso

                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                  Confira os Termos de Uso

                                                  1 Respostas
                                                  • J

                                                    João Martins Donizete

                                                    12/01/2021 22:17:51

                                                    E pelos slides apresentados não atingiu o mínimo de 50%. Deu 49,69.

                                                    Denunciar abuso

                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                    Confira os Termos de Uso

                                                • D

                                                  Denilson Silva

                                                  12/01/2021 19:16:18

                                                  Que será louco o suficiente de tomar uma vaChina com 50,38% de eficácia e desconhecendo seus efeitos colaterais???

                                                  Denunciar abuso

                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                  Confira os Termos de Uso

                                                  • T

                                                    TIAGO

                                                    12/01/2021 19:04:22

                                                    Lembrei agora que o stf deu 5 dias para ANVISA analisar a Coronavac kkkk. Está em tendência de queda e pode cair ainda mais. Duro vai ser analisar uma vachina abaixo dos 50%.

                                                    Denunciar abuso

                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                    Confira os Termos de Uso

                                                    • T

                                                      Thiago Ayres Gonçalves

                                                      12/01/2021 19:01:53

                                                      acho que vale um VAR aí... esse 50,4% está com cheiro de 49,6%...aí como fica o nosso dinheiro que foi usado na compra dessa porcaria?

                                                      Denunciar abuso

                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                      Confira os Termos de Uso

                                                      6 Respostas
                                                      • T

                                                        Thiago Ayres Gonçalves

                                                        12/01/2021 20:23:20

                                                        amigo vamos discutir, mas sem ofensas 1º) a vacina está sendo produzida aqui, e não foi desenvolvida aqui, certo? Outros paises estão usando, até no texto fala (vc leu todo o texto, certo?) da Turquia, mais um país com baixa transparencia e dados duvidosos, assim como a China) 2º) ótimo, redução de doenças graves.. perfeito. quantos casos? 7! Acho que qualquer um que estuda o básico de estatística sabe que isso não é "estatisticamente significativo" 3º) se é o que temos pra hoje, otimo! mas que sejam mostrados os numeros corretos, e que passe nos criterios minimos, de 50% (que foi daí meu questionamento, investimos uma senhora grana em algo que pode "reprovar"). Abs,

                                                        Denunciar abuso

                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                        Confira os Termos de Uso

                                                      • F

                                                        Fernando

                                                        12/01/2021 20:07:24

                                                        Ninguém vai tirar a suspeita de arredondamento de dados para "passar"no teste. Afinal. o João Glória comprou 40 milhões de doses antes mesmo de fazer qualquer tipo de teste. Não desconfiar, é na melhor das hipóteses uma prova de alienação total.

                                                        Denunciar abuso

                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                        Confira os Termos de Uso

                                                      • T

                                                        TIAGO

                                                        12/01/2021 20:02:15

                                                        100% obtido de uma amostra de "incríveis" 7 pessoas.

                                                        Denunciar abuso

                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                        Confira os Termos de Uso

                                                      • L

                                                        Leonardo David

                                                        12/01/2021 19:41:12

                                                        Qual outro pais estaria usando se a vacina produzida aqui se ainda não foi aprovada pela Anvisa? Leia o texto, ele fala sobre eficácia GERAL que é evitar a doença, mas também fala em eficácia em reduzir a gravidade da doença, que em relação ao óbito foi de 100%! Repito, LEIA O TEXTO!

                                                        Denunciar abuso

                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                        Confira os Termos de Uso

                                                      • T

                                                        Thiago Ayres Gonçalves

                                                        12/01/2021 19:16:02

                                                        Não.. eu venho acompanhando as divulgações bastante de perto... e vejo uma tentativa medíocre de enganar a todos sobre as métricas de eficácia dessa vacina. Não só a ANVISA mas a própria OMS diz que a eficácia precisa ser de no mínimo 50%. Além disso, que outro país sério esta usando essa vacina? Acho que nenhum.. enquanto isso nosso governador marcava até data pra começar a vacinar sem antes ter a divulgação dos dados, e além disso essa vacina é mais cara. E agora dado tudo isso cada dia que passa o governador quer aumentar imposto, a última foi para medicamento, uma vergonha. Acho que estou bem por dentro do que está rolando...

                                                        Denunciar abuso

                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                        Confira os Termos de Uso

                                                      • L

                                                        Leonardo David

                                                        12/01/2021 19:07:35

                                                        Só leu a chamada e saiu comentando.

                                                        Denunciar abuso

                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                        Confira os Termos de Uso

                                                    • M

                                                      Marco Mendes

                                                      12/01/2021 18:58:01

                                                      É vergonhoso o que o Governo do Estado de São Paulo está fazendo com o Butantan, e com o apoio da grande mídia nacional. Estão conseguindo fazer uma conceituada instituição dessas, mentir a todo custo por uma guerra declarada do Governador Safado contra o Governo Federal. A vacina funciona, mas a credibilidade dela é abalada todos os dias pelas mentiras contadas. Imaginem se quem tivesse por trás dessa mentira toda fosse o Presidente da República. O Brasil está sendo destruído pelo Congresso, STF e parte de sua imprensa!

                                                      Denunciar abuso

                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                      Confira os Termos de Uso

                                                      • C

                                                        CESAR SABBAGA

                                                        12/01/2021 18:56:07

                                                        A vacina ter que ser boa o suficieente que consiga evitar a doença em 50% das pessoas, incluindo os que ao quiseram tomar, Quanto o Dória, não tenho nada com ele, apesar de achar que não se elege nem guarda de porta de fábrica.

                                                        Denunciar abuso

                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                        Confira os Termos de Uso

                                                        • F

                                                          Fernando Fernandes

                                                          12/01/2021 18:54:59

                                                          Considerando que a eficácia da cloroquina no tratamento da Covid comprovadamente é de 0%, até que 50,38% não é ruim.

                                                          Denunciar abuso

                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                          Confira os Termos de Uso

                                                          5 Respostas
                                                          • F

                                                            Fernando Fernandes

                                                            13/01/2021 0:04:57

                                                            Energúmeno, ao uso da hidroxicloroquina para Covid foi banido dos Estados Unidos pelo FDA. Se é que o ignorante sabe o que significa FDA, mas acredita no dr. Bozo né?

                                                            Denunciar abuso

                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                            Confira os Termos de Uso

                                                          • E

                                                            Ernani

                                                            ± 19 horas

                                                            Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

                                                            Denunciar abuso

                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                            Confira os Termos de Uso

                                                          • W

                                                            Walter

                                                            12/01/2021 19:31:18

                                                            Comparação totalmente deturpada.

                                                            Denunciar abuso

                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                            Confira os Termos de Uso

                                                          • L

                                                            Leonardo David

                                                            12/01/2021 19:16:59

                                                            Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

                                                            Denunciar abuso

                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                            Confira os Termos de Uso

                                                          • Z

                                                            Zyss

                                                            12/01/2021 19:13:10

                                                            Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

                                                            Denunciar abuso

                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                            Confira os Termos de Uso

                                                        • E

                                                          EDUARDO SABEDOTTI BREDA

                                                          12/01/2021 18:54:43

                                                          Triste dia para a história do Butantan. Manipulou os dados e ocultou das planilhas os casos leves e assintomáticos. E aí, ainda é possível confiar na tal da coronavac? Você prefere tomar uma vacina com quase 100% de eficácia ou a tal que agora mal tem 50% de eficácia?

                                                          Denunciar abuso

                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                          Confira os Termos de Uso

                                                          • C

                                                            CESAR SABBAGA

                                                            12/01/2021 18:53:54

                                                            Podem me xingar, não faz mal. Vou tentar explicar o que significa estes 50,3% de proteção contra 49,7% de fracasso. Qual foi a população avaliada? Toda a população de um cidade ou região. Os que tomaram vacina e os que NÃO TOMARAM. É sabido que numa vacinação em massa, que NÃO PODE SER OBRIGATÓRIA, boa parte das pessoas não vão tomar. Destaforma, a vacina ten

                                                            Denunciar abuso

                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                            Confira os Termos de Uso

                                                            • .

                                                              ...

                                                              12/01/2021 18:52:16

                                                              A verdade apareceu e o Doriana sumiu!!!

                                                              Denunciar abuso

                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                              Confira os Termos de Uso

                                                              • C

                                                                CESAR SABBAGA

                                                                12/01/2021 18:49:40

                                                                Esse comentário foi removido pelo usuário

                                                                Denunciar abuso

                                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                Confira os Termos de Uso

                                                                • A

                                                                  Antonio

                                                                  12/01/2021 18:44:26

                                                                  Há anos me vacino contra a gripe no SUS e todo ano fico gripado pelo menos uma vez. Acho que agora entendi por quê... Com essa eficácia, que deve estar mais abaixo ainda que as das vacinas da gripe, não vale a pena, por conta dos riscos, se vacinar com a Coronavac. Se a eficácia verdadeira dela não for menor ainda...

                                                                  Denunciar abuso

                                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                  Confira os Termos de Uso

                                                                  • L

                                                                    LUIZ PINHEIRO

                                                                    12/01/2021 18:43:50

                                                                    O Dória e seus pupilos, médicos do Butantan que entraram na política, CACAREJARAM PACAS, e o que assistimos? Os 78% foram usados aoenas para enganar os incautos, e só agora, vieram com um papo de que na realidade, era apenas "UM RECORTE DIS ESTUDOS"! ... qmQye vergonha o Butantan se entregar ao uso político! Na verdade, se analisarem bem os relatórios, com uma LUPA, esses 50,38% DE EFICÁCIA É "FAKE" ... agora comoreendo o porquê de não terem entregado à ANVISA a documentaçao toda! A montanha oariu um ratinho!

                                                                    Denunciar abuso

                                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                    Confira os Termos de Uso

                                                                    • M

                                                                      marcio

                                                                      12/01/2021 18:40:26

                                                                      - E então, sr. diretor do Butantã, podemos confirmar os 100% de eficácia de eficácia da nossa vachina? - Infelizmente, sr. Gória, o máximo que conseguimos comprovar foi 38,50%. - Você está louco? Quer encerrar minha carreira política agora? Trate de revisar e conseguir algum número que permita eu não ser preso. - Ok. Vamos divulgar 50,38%. Se nos apertarem, dizemos que houve um pequena confusão de números, erro de digitação, sei lá.

                                                                      Denunciar abuso

                                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                      Confira os Termos de Uso

                                                                      • C

                                                                        Cesar Tiossi

                                                                        12/01/2021 18:40:24

                                                                        50,38% Bento Carneiro, Vampiro Brasileiro

                                                                        Denunciar abuso

                                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                        Confira os Termos de Uso

                                                                        • R

                                                                          Roberto Fakir

                                                                          12/01/2021 18:33:13

                                                                          Não sei quem é mais picareta. Os medicos ou os jornalistas. A coisa está perigosissima.

                                                                          Denunciar abuso

                                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                          Confira os Termos de Uso

                                                                          • C

                                                                            CESAR SABBAGA

                                                                            12/01/2021 18:30:31

                                                                            Meu Deus!! Tanta gente escrevendo baseada em má interpretação dos dados. Culpa da divulgação confusa do Butantã e da mídia. Qual é a realidade? Dos voluntários que tomaram a vacina NENHUM precisou tratamento, NENHUM precisou internamento e NENHUM MORREU. Precisa ser melhor do que isto? Já 28% deles tiveram a doença com sintomas leves que necessitaram atendimento médico e ficaram curados com medicação real ou fictícia. Estes 50,3 % corresponde a todos os investigados, incluindo os que tomaram PLACEBO. Vamos deixar política e ideologia para outros campos de discussão e utilizar um fantástico trabalho da ciência que produziu estas vacinas em tempo recorde e não a toque de caixa.

                                                                            Denunciar abuso

                                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                            Confira os Termos de Uso

                                                                            3 Respostas
                                                                            • R

                                                                              Rubens Farias

                                                                              12/01/2021 18:49:22

                                                                              Não tome e pegue e espere ter a sorte de não morrer

                                                                              Denunciar abuso

                                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                              Confira os Termos de Uso

                                                                            • C

                                                                              CESAR SABBAGA

                                                                              12/01/2021 18:47:02

                                                                              Ninguém tomou esta vacina ainda, somente os pesquisados. Quanto ao Doria, estou pouco incomodado com o que vai acontecer com ele. Presidente é que não. Provavelmente nem guarda de quarteirão.

                                                                              Denunciar abuso

                                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                              Confira os Termos de Uso

                                                                            • L

                                                                              LULA CACHACEIRO

                                                                              12/01/2021 18:37:10

                                                                              o próprio Doria tomou e pegou covid depois... se for assim por que tomar?

                                                                              Denunciar abuso

                                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                              Confira os Termos de Uso

                                                                          • J

                                                                            Jbergerpsi

                                                                            12/01/2021 18:26:36

                                                                            Comunavac, a vacina falsificada para você se contaminar!

                                                                            Denunciar abuso

                                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                            Confira os Termos de Uso

                                                                            • R

                                                                              Rogério R

                                                                              12/01/2021 18:21:55

                                                                              Quer dizer então que a vacina do Butantan só foi testada em pessoas saudáveis, jovens e sem comorbidades? E é 100% eficaz contra os casos graves que só ocorrem nos idosos e com comorbidades? (Lembrando que estes são prioritários para receber a vacina) Se tentam trapacear no cálculo da eficiência da vacina, como confiar na qualidade do desenvolvimento? Um dia saberemos quanto cu$tou a verdade! O Butantan é uma referência, mas foi tomado por políticos e colocado a serviço um projeto de poder. Triste!

                                                                              Denunciar abuso

                                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                              Confira os Termos de Uso

                                                                              2 Respostas
                                                                              • R

                                                                                Rogério R

                                                                                12/01/2021 20:17:25

                                                                                Cesar, isto não é verdade! Se fosse assim, 100% dos que tomaram o placebo deveriam ter contraído o vírus. E você sabe qual é a porcentagem dos que tomaram placebo e contraíram o vírus? Menos de 5%. A informação de que a vacina previne 100% dos casos graves É TOTALMENTE FALSA!!!

                                                                                Denunciar abuso

                                                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                Confira os Termos de Uso

                                                                              • C

                                                                                CESAR SABBAGA

                                                                                12/01/2021 18:34:29

                                                                                Rogério. Todos os investigados são profissionais da saúde, que passam do dia inteiro respirando uma mistura de ar e virus.

                                                                                Denunciar abuso

                                                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                Confira os Termos de Uso

                                                                            • L

                                                                              LULA CACHACEIRO

                                                                              12/01/2021 18:21:13

                                                                              os outros 49,6% morreram por causa da vacina...

                                                                              Denunciar abuso

                                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                              Confira os Termos de Uso

                                                                              • C

                                                                                CESAR SABBAGA

                                                                                12/01/2021 18:17:57

                                                                                Esse comentário foi removido pelo usuário

                                                                                Denunciar abuso

                                                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                Confira os Termos de Uso

                                                                                • P

                                                                                  Paulo

                                                                                  12/01/2021 18:13:33

                                                                                  Infelizmente para o povo de São Paulo, Doria não passa de um marqueteiro, nunca cumpriu nenhuma promessa feita, colocou parentes obscuros de políticos do PSDB em cargos técnicos e controla com mão de ferro a comunicação do governo. Mas a realidade sempre se impõe à fantasia. Gente desse nível jamais produzirá resultados tecnicamente bons. Só jogam com a propaganda, o medo e o cansaço da população com os mesmos assuntos. Agora vai colocar a culpa nos adversários.

                                                                                  Denunciar abuso

                                                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                  Confira os Termos de Uso

                                                                                  • M

                                                                                    MARCOS

                                                                                    12/01/2021 18:10:55

                                                                                    Vamos ver se Eu Entendi: o Inst. Butantan juntamente com o Sr Gov de SP, fazem um estardalhaço informando sobre a eficiência da coronovac em 78% e agora se descobre que na realidade ela é de 50,4%, quase nao atingindo o minimo desejável. Sera que Eles não sabiam ou Eles estão brincando com a grande maioria da.populacão para criar ainda mais desinformacao? A credibilidade do Butantan sae arranhada neste episódio, uma pena!

                                                                                    Denunciar abuso

                                                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                    Confira os Termos de Uso

                                                                                    1 Respostas
                                                                                    • L

                                                                                      Luisa

                                                                                      12/01/2021 21:15:06

                                                                                      Arranhada? Bondade sua. Esfacelada!! Liquidada!

                                                                                      Denunciar abuso

                                                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                      Confira os Termos de Uso

                                                                                  • E

                                                                                    Edu Souza

                                                                                    12/01/2021 18:05:33

                                                                                    E garanto que se fuçarem mais um pouquinho, não chega a 30% !!! SE BOLSONARO PAGAR POR ESSE LIXO SERÁ A MAIOR BURRADA DE TODAS !!

                                                                                    Denunciar abuso

                                                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                    Confira os Termos de Uso

                                                                                    • L

                                                                                      Luca Brasi

                                                                                      12/01/2021 18:03:52

                                                                                      É... o negócio é tomar a da Oxford ou a da Pfizer. Como diz um comentarista: "vachina xing-ling do flango flito"!!!

                                                                                      Denunciar abuso

                                                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                      Confira os Termos de Uso

                                                                                      • R

                                                                                        Regina Maria Vilela

                                                                                        12/01/2021 17:52:51

                                                                                        A nossa ANISA estava corretíssima!

                                                                                        Denunciar abuso

                                                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                        Confira os Termos de Uso

                                                                                        • M

                                                                                          Marcelo Gurgel

                                                                                          12/01/2021 17:46:24

                                                                                          Pra cada duas pessoas vacinadas só uma provavelmente estará imunizada. Vachina do Dória é um lixo.

                                                                                          Denunciar abuso

                                                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                          Confira os Termos de Uso

                                                                                          1 Respostas
                                                                                          • L

                                                                                            Leonardo David

                                                                                            12/01/2021 19:25:03

                                                                                            Leia a matéria até o fim!

                                                                                            Denunciar abuso

                                                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                            Confira os Termos de Uso

                                                                                        • R

                                                                                          Ricardo Cesar Martins Santos

                                                                                          12/01/2021 17:37:41

                                                                                          L I X O

                                                                                          Denunciar abuso

                                                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                          Confira os Termos de Uso

                                                                                          • R

                                                                                            Raul

                                                                                            12/01/2021 17:34:25

                                                                                            Sei não, mas acho que essa história ainda não acabou. Esses 50,4% são o número divulgado pelo Butantan, ainda não confirmado pela Anvisa. Se bobear, a Anvisa encontra mais alguma irregularidade e essa vacina nem será aprovada.

                                                                                            Denunciar abuso

                                                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                            Confira os Termos de Uso

                                                                                            • B

                                                                                              Bamberg

                                                                                              12/01/2021 17:31:34

                                                                                              Tenho as minhas dúvidas de que tenha esse alto índice de eficácia.

                                                                                              Denunciar abuso

                                                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                              Confira os Termos de Uso

                                                                                              • F

                                                                                                Freitas

                                                                                                12/01/2021 17:32:42

                                                                                                "Os testes foram feitos em 12.508 voluntários no país, TODOS PROFISSIONAIS DA SAÚDE QUE ESTÃO NA LINHA DE FRENTE DO COMBATE AO CORONAVÍRUS em 16 centros de pesquisa. " >>> NÃO SE COMPARAM ALHOS COM BUGALHOS. >>> "“O teste não é a vida real exatamente. É um teste artificial, no qual selecionamos dentro das populações possíveis, selecionamos aquela população que a vacina poderia ser testada com a barra mais alta. " >>> Qual a eficácia das demais vacinas em testes com o pessoal que está na linha de frente no combate ao vírus?

                                                                                                Denunciar abuso

                                                                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                                Confira os Termos de Uso

                                                                                                3 Respostas
                                                                                                • E

                                                                                                  Eduardo

                                                                                                  12/01/2021 21:05:32

                                                                                                  Toma 4 doses, Freitas. Pelo menos o efeito placebo eu garanto que a vacina vai te dar.

                                                                                                  Denunciar abuso

                                                                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                                  Confira os Termos de Uso

                                                                                                • P

                                                                                                  Paulo

                                                                                                  12/01/2021 19:14:13

                                                                                                  Argumento falso. Usaram profissionais de saúde justamente por serem mais expostos, que os que tomaram placebo se infectariam mais rapidamente atingindo o número suficiente para dar significância estatística ao resultado. Só não contavam que tantos vacinados também se infectassem. Com isso demonstraram que a vacina é ruim, infelizmente o contrário do que queriam. Agora descartam a ciência e formulam desculpas esfarrapadas.

                                                                                                  Denunciar abuso

                                                                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                                  Confira os Termos de Uso

                                                                                                • O

                                                                                                  O Pragmático

                                                                                                  12/01/2021 18:02:14

                                                                                                  A vacina ainda não foi testada em idosos, pessoas com comorbidades, grávidas, criancas, etc, então como se pode falar em vacinar a todos?

                                                                                                  Denunciar abuso

                                                                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                                  Confira os Termos de Uso

                                                                                              • L

                                                                                                Luiz Cunha

                                                                                                12/01/2021 17:27:55

                                                                                                Excelente, extraordinariamente maior do que eficácia do governador do estado de SP que a tem como arma de ataque ao governo central na Nação.

                                                                                                Denunciar abuso

                                                                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                                Confira os Termos de Uso

                                                                                                • C

                                                                                                  Carlos

                                                                                                  12/01/2021 17:20:00

                                                                                                  Os politiqueiros de plantão tentaram esconder a fragilidade da vacina Ching ling, mas não teve jeito... Isso não cheira bem ...

                                                                                                  Denunciar abuso

                                                                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                                  Confira os Termos de Uso

                                                                                                  • B

                                                                                                    Bruno M

                                                                                                    12/01/2021 17:10:14

                                                                                                    O governo federal deveria pagar apenas 50,4% do valor de cada dose.

                                                                                                    Denunciar abuso

                                                                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                                    Confira os Termos de Uso

                                                                                                    2 Respostas
                                                                                                    • D

                                                                                                      Denilson Silva

                                                                                                      12/01/2021 19:28:01

                                                                                                      Ainda seria caro. Li que o valor da dose é de R$ 60,00

                                                                                                      Denunciar abuso

                                                                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                                      Confira os Termos de Uso

                                                                                                    • W

                                                                                                      WILSON

                                                                                                      12/01/2021 18:10:31

                                                                                                      Kkkkkk.....

                                                                                                      Denunciar abuso

                                                                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                                      Confira os Termos de Uso

                                                                                                  • W

                                                                                                    WILSON

                                                                                                    12/01/2021 17:09:43

                                                                                                    Pois é , 0,4 % acima do mínimo !!! Óbviamente ,é conta de chegar...Enquanto isso ,as publicações mundiais de estudos de casos de tratamento profilático ( preventivo) com a Ivermectina demonstram prevenção acima de 92 % ! Quer dizer ,de cada 100 pessoas que tomaram Ivermectina e tiveram contato direto com pessoas infectadas ,sómente 8 se infectaram e mesmo assim melhoraram em uma semana ,no máximo... Das que tomaram placebo , pouco menos de 60 % se infectaram e cerca de 40 % , não . O interessante nisso é que cerca de 40% das pessoas não se contaminam , estão auto imunizadas !!! Algo a pensar e comparar com as vacinas...

                                                                                                    Denunciar abuso

                                                                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                                    Confira os Termos de Uso

                                                                                                    4 Respostas
                                                                                                    • L

                                                                                                      Leonardo David

                                                                                                      12/01/2021 19:26:52

                                                                                                      Não leu a matéria e saiu falando besteira.

                                                                                                      Denunciar abuso

                                                                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                                      Confira os Termos de Uso

                                                                                                    • G

                                                                                                      Gilson Clazer Moraes

                                                                                                      12/01/2021 18:38:53

                                                                                                      Quem ? Então não tome nada só antitérmico. E reze. Orientação dessa entidade que tem muitos interesses....

                                                                                                      Denunciar abuso

                                                                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                                      Confira os Termos de Uso

                                                                                                    • F

                                                                                                      Fernando Fernandes

                                                                                                      12/01/2021 19:13:14

                                                                                                      Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

                                                                                                      Denunciar abuso

                                                                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                                      Confira os Termos de Uso

                                                                                                    • B

                                                                                                      Bamberg

                                                                                                      12/01/2021 17:33:23

                                                                                                      Gostei do raciocínio....

                                                                                                      Denunciar abuso

                                                                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                                      Confira os Termos de Uso

                                                                                                  • F

                                                                                                    Flávio Luís Pfeiffer Lora

                                                                                                    12/01/2021 17:06:59

                                                                                                    50%??? Este número foi alterado tantas vezes para baixo que chega a gerar uma desconfiança enorme. Semana que vem deve ser 30%

                                                                                                    Denunciar abuso

                                                                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                                    Confira os Termos de Uso

                                                                                                    • A

                                                                                                      Alex Fox

                                                                                                      12/01/2021 17:05:56

                                                                                                      Esses 0,38% salvaram o Dória. Muito conveniente... até suspeito.

                                                                                                      Denunciar abuso

                                                                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                                      Confira os Termos de Uso

                                                                                                      • D

                                                                                                        DENISSON HONORIO DA SILVA

                                                                                                        12/01/2021 17:03:33

                                                                                                        As coisas estão se encaixando. A China não havia vacinado sua população, em massa, porque ela já tinha as pesquisas anteriores para Sars-corv 1. E os resultados deviam se parecidos. Lógico, caso não houvesse nenhuma alternativa talvez pudesse ser usada. Mas uma doença altamente contagiosa, com apenas 50 %, não creio que possa ser usa indiscriminadamente. Continuariam morrendo gente e infectado mais. Isso foi um grande vergonha para a nossa ciência, uma vez que os pesquisadores foram cooptados em uma disputa política. E os órgãos de imprensa também tem culpa em deixar se envolver por essa disputa. Coqueluche e Rotavirus com 50 % não é mesma para a Covid. Deus no ilumine.

                                                                                                        Denunciar abuso

                                                                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                                        Confira os Termos de Uso

                                                                                                        • B

                                                                                                          BP

                                                                                                          12/01/2021 16:58:17

                                                                                                          “Não é hora de sermos tão cientistas como estamos sendo agora. O mundo está sendo cientista, mas ele está respeitando a vida: ele já está vacinando. Nós temos que seguir critérios de segurança, mas [devemos] iniciar a vacinação.” (Dr. Jean Gorinchteyn - Secretario de Saúde de São Paulo) - Ciência, ciência da conveniência!

                                                                                                          Denunciar abuso

                                                                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                                          Confira os Termos de Uso

                                                                                                          • Z

                                                                                                            Zyss

                                                                                                            12/01/2021 19:13:18

                                                                                                            Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

                                                                                                            Denunciar abuso

                                                                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                                            Confira os Termos de Uso

                                                                                                            3 Respostas
                                                                                                            • Z

                                                                                                              Zyss

                                                                                                              12/01/2021 18:59:45

                                                                                                              Ficam né, pode contrariar o mestre

                                                                                                              Denunciar abuso

                                                                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                                              Confira os Termos de Uso

                                                                                                            • L

                                                                                                              LULA CACHACEIRO

                                                                                                              12/01/2021 19:13:27

                                                                                                              Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

                                                                                                              Denunciar abuso

                                                                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                                              Confira os Termos de Uso

                                                                                                            • S

                                                                                                              Sartan

                                                                                                              12/01/2021 19:13:21

                                                                                                              Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

                                                                                                              Denunciar abuso

                                                                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                                              Confira os Termos de Uso

                                                                                                          • T

                                                                                                            TIAGO

                                                                                                            12/01/2021 16:50:29

                                                                                                            Tanta propaganda pra apresentar um taxa de eficácia pífia dessa? Avisem o vendedor q não adianta fazer propaganda do produto se não for bom. Pobre gosta de coisa boa tipo AstraZeneca, Pfizer, Moderna, FioCruz, etc... Essa dai q ficou 0,38% acima do minimo exigido dá pro gado e para os ministros do stf q tavam fazendo escarcéu por causa dela.

                                                                                                            Denunciar abuso

                                                                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                                            Confira os Termos de Uso

                                                                                                            3 Respostas
                                                                                                            • T

                                                                                                              TIAGO

                                                                                                              12/01/2021 20:07:18

                                                                                                              A propaganda era que teria vacina eficaz para todos. A vacina parece só ser eficaz para os casos graves e nem tanto assim pois a conclusão foi tirada após analisar apenas 7 pessoas. É só vacinar os com comorbidades, os de idade avançada. Não precisava fazer todos teatro que foi feito pelo stf e pelos Ditadoria.

                                                                                                              Denunciar abuso

                                                                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                                              Confira os Termos de Uso

                                                                                                            • L

                                                                                                              Leonardo David

                                                                                                              12/01/2021 19:29:21

                                                                                                              Se ler as duas primeiras palavras da chamada "eficácia geral" já dá para desconfiar que era preciso ler a matéria inteira para saber do que se trata. Mas você não fez isso.

                                                                                                              Denunciar abuso

                                                                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                                              Confira os Termos de Uso

                                                                                                            • S

                                                                                                              Sartan

                                                                                                              12/01/2021 17:20:38

                                                                                                              Astrazenica ainda não teve sua taxa mas deve ser parecida e a da pfizer seu líder nem quer comprar mas como essa vacina não da a gloria a ele é ruim de qualquer jeito

                                                                                                              Denunciar abuso

                                                                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                                              Confira os Termos de Uso

                                                                                                          • H

                                                                                                            Hamilton Lima Wagner

                                                                                                            12/01/2021 16:46:28

                                                                                                            Como médico e pesquisador, é preciso honestidade e transparência ao se falar de medicamentos ou imunizante. Fez-se muita política, escondendo os dados, lamentável. Que os casos graves realmente diminuam- pois do jeito que se divulga ficam dúvidas não esclarecidas.

                                                                                                            Denunciar abuso

                                                                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                                            Confira os Termos de Uso

                                                                                                            • C

                                                                                                              Carlos

                                                                                                              12/01/2021 16:45:00

                                                                                                              Acho que tomando somente água fico tão protegido quanto.

                                                                                                              Denunciar abuso

                                                                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                                              Confira os Termos de Uso

                                                                                                              3 Respostas
                                                                                                              • D

                                                                                                                Denilson Silva

                                                                                                                12/01/2021 19:32:07

                                                                                                                Chá de boldo, alho e limão, caipirinha e claro muito sol kkk

                                                                                                                Denunciar abuso

                                                                                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                                                Confira os Termos de Uso

                                                                                                              • B

                                                                                                                Bamberg

                                                                                                                12/01/2021 17:36:00

                                                                                                                Ótima!

                                                                                                                Denunciar abuso

                                                                                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                                                Confira os Termos de Uso

                                                                                                              • B

                                                                                                                B. A. M. L.

                                                                                                                12/01/2021 16:56:58

                                                                                                                kkkkkkk Comendo Jujuba, segundo o "Átila Iamarindo", também salva!!!!

                                                                                                                Denunciar abuso

                                                                                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                                                Confira os Termos de Uso

                                                                                                            • W

                                                                                                              Walter

                                                                                                              12/01/2021 16:43:35

                                                                                                              Tanto barulho feito pelo Dória e agora esse resultado pífio, ainda que dentro das normas da Anvisa...

                                                                                                              Denunciar abuso

                                                                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                                              Confira os Termos de Uso

                                                                                                              3 Respostas
                                                                                                              • E

                                                                                                                Ernani

                                                                                                                12/01/2021 20:09:44

                                                                                                                Não tome cloroquina. Fique em casa assistindo as entrevistas do Mandeta. Quando sentir muita falta de ar, vá para um hospital de campanha superfaturado e já desativado. Peça uma receita do Mandeta ou do Dráuzio Varela! Boa sorte...

                                                                                                                Denunciar abuso

                                                                                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                                                Confira os Termos de Uso

                                                                                                              • W

                                                                                                                Walter

                                                                                                                12/01/2021 17:49:49

                                                                                                                Desde sempre a cloroquina foi apresentada como um dos componentes para tratamento precoce, sem comprovação científica, na falta de uma vacina. Comparar essas duas situações é, no mínimo, raciocínio de esquerdalha...

                                                                                                                Denunciar abuso

                                                                                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                                                Confira os Termos de Uso

                                                                                                              • S

                                                                                                                Sartan

                                                                                                                12/01/2021 17:22:30

                                                                                                                Melhor que a cloroquina sem comprovação nenhuma endeusada pelo minto

                                                                                                                Denunciar abuso

                                                                                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                                                Confira os Termos de Uso

                                                                                                            Fim dos comentários.