i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
gripe A H1N1

40 mil profissionais de saúde devem ser vacinados em Curitiba

Secretaria Municipal de Saúde destacou que não são todos os profissionais de saúde que serão vacinados, apenas aqueles que estão diretamente envolvidos com a gripe A

  • PorFernanda Leitóles, com informações de Pollianna Milan e Rodrigo Kwiatkowski da Silva
  • 08/03/2010 12:52

Calendário de vacinação da gripe A

1ª Etapa

- Entre 8 e 19 de março : trabalhadores da área da saúde, profissionais envolvidos na resposta à pandemia e indígenas;

2ª Etapa

- Entre 22 de março e 21 de maio: gestantes;

- Entre 22 de março e 23 de abril: crianças de seis meses a dois anosde idade; e doentes crônicos com idade abaixo de 60 anos;

3ª Etapa

- Entre 5 de abril e 23 de abril: população com idade entre20 e 29 anos;

4ª Etapa

- Entre 24 de abril e 7 de maio: idosos com mais de 60 anos com doenças crônicas;

5ª Etapa

- Entre 10 de maio a 21 de maio: população com idade entre30 e 39 anos.

Campanha de vacinação contra a gripe A H1N1 começou nesta segunda-feira

Aproximadamente 40 mil profissionais de saúde que atuam no combate à gripe A H1N1 devem ser imunizados na primeira fase da campanha, segundo estimativa da Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba. A vacinação para esse grupo e para a comunidade indígena começou nesta segunda-feira (8) e vai até o dia 19 de março. A Secretaria Municipal destacou ainda que não são todos os profissionais de saúde que serão vacinados, apenas aqueles que estão diretamente envolvidos com a gripe A.

Já a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) prevê que cerca de 13 mil índios serão imunizados no Paraná. Eles vivem em 45 aldeias no estado. De acordo com o órgão, os índios que não residem nas aldeias terão que se enquadrar em um dos grupos de vacinação para poderem ser imunizados.

Além disso, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) afirmou que aproximadamente 167 mil pessoas devem ser imunizadas no Paraná na primeira fase da ação contra a doença. E durante as cinco etapas da campanha – que termina em 21 de maio – cerca de 5 milhões de paranaenses devem ser vacinados. (Veja o calendário de vacinação no box).

Cuidados

O secretário de estado da Saúde, Gilberto Martin, afirmou que a vacinação não é o único meio para evitar a disseminação do vírus da gripe A. Segundo o secretário, cuidados básicos de higiene auxiliam no combate à doença. As principais recomendações são lavar as mãos várias vezes ao dia com água e sabão – principalmente antes das refeições e quando chegar da rua; utilizar um lenço ao espirrar ou ao tossir; não compartilhar objetos de uso pessoal; deixar os ambientes ventilados; evitar lugares públicos e movimentados se tiver os sintomas da gripe A; e não levar as mãos aos olhos, nariz e boca.

Coletiva suspensa

Martin concederia entrevista coletiva na tarde desta segunda-feira (8) para esclarecer dúvidas sobre a vacina contra a nova gripe. No entanto, o evento foi cancelado por causa da morte do ex-secretário de Saúde Cláudio Murilo Xavier. Ele comandou a pasta entre 2003-2007 – na segunda gestão de Roberto Requião.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.