• Carregando...

Calendário de vacinação da gripe A

1ª Etapa

- Entre 8 e 19 de março : trabalhadores da área da saúde, profissionais envolvidos na resposta à pandemia e indígenas;

2ª Etapa

- Entre 22 de março e 21 de maio: gestantes;

- Entre 22 de março e 23 de abril: crianças de seis meses a dois anosde idade; e doentes crônicos com idade abaixo de 60 anos;

3ª Etapa

- Entre 5 de abril e 23 de abril: população com idade entre20 e 29 anos;

4ª Etapa

- Entre 24 de abril e 7 de maio: idosos com mais de 60 anos com doenças crônicas;

5ª Etapa

- Entre 10 de maio a 21 de maio: população com idade entre30 e 39 anos.

Campanha de vacinação contra a gripe A H1N1 começou nesta segunda-feira

Aproximadamente 40 mil profissionais de saúde que atuam no combate à gripe A H1N1 devem ser imunizados na primeira fase da campanha, segundo estimativa da Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba. A vacinação para esse grupo e para a comunidade indígena começou nesta segunda-feira (8) e vai até o dia 19 de março. A Secretaria Municipal destacou ainda que não são todos os profissionais de saúde que serão vacinados, apenas aqueles que estão diretamente envolvidos com a gripe A.

Já a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) prevê que cerca de 13 mil índios serão imunizados no Paraná. Eles vivem em 45 aldeias no estado. De acordo com o órgão, os índios que não residem nas aldeias terão que se enquadrar em um dos grupos de vacinação para poderem ser imunizados.

Além disso, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) afirmou que aproximadamente 167 mil pessoas devem ser imunizadas no Paraná na primeira fase da ação contra a doença. E durante as cinco etapas da campanha – que termina em 21 de maio – cerca de 5 milhões de paranaenses devem ser vacinados. (Veja o calendário de vacinação no box).

Cuidados

O secretário de estado da Saúde, Gilberto Martin, afirmou que a vacinação não é o único meio para evitar a disseminação do vírus da gripe A. Segundo o secretário, cuidados básicos de higiene auxiliam no combate à doença. As principais recomendações são lavar as mãos várias vezes ao dia com água e sabão – principalmente antes das refeições e quando chegar da rua; utilizar um lenço ao espirrar ou ao tossir; não compartilhar objetos de uso pessoal; deixar os ambientes ventilados; evitar lugares públicos e movimentados se tiver os sintomas da gripe A; e não levar as mãos aos olhos, nariz e boca.

Coletiva suspensa

Martin concederia entrevista coletiva na tarde desta segunda-feira (8) para esclarecer dúvidas sobre a vacina contra a nova gripe. No entanto, o evento foi cancelado por causa da morte do ex-secretário de Saúde Cláudio Murilo Xavier. Ele comandou a pasta entre 2003-2007 – na segunda gestão de Roberto Requião.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]