i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Tentativa de contenção

Aumento de casos leva a novas medidas

Faculdade Cásper Líbero antecipa férias de 3,5 mil alunos. No Rio Grande do Sul, hospital atende pacientes em contêiner

  • PorFolhapress e Agência Estado
  • 25/06/2009 21:05

Interrompido

Veja o que foi fechado temporariamente no país em função da gripe suína:

Rio de Janeiro

- Colégio Santo Inácio

- Escritório da Vale

São Paulo

- Colégios: Objetivo da Cantareira; Escola Viva; Palmares; Pueri Domus; Magno; Anglo (Taubaté); Unidade Panamby do Colégio Visconde de Porto Seguro; Escola Municipal Benedito Vieira da Mota (Itaquaquecetuba, SP)

- Creche Paulo Alexandre Mosca Cintra (Itaquaquecetuba, SP)

- Faculdade Cásper Líbero

- Câmpus da Unesp (Assis, SP)

Santa Catarina

- Centro de Artes da Universidade do Estado de Santa Catarina

Rio Grande do Sul

- Colégio Farroupilha

- Aulas de 13 mil alunos foram suspensas e estão proibidas aglomerações públicas, como festas e cultos religiosos, em São Gabriel.

São Paulo - A confirmação rápida de novos casos de gripe suína no país está levando a novas medidas de contenção em vários estados. Aulas estão sendo suspensas, trabalhadores dispensados e pessoas orientadas a não fazer aglomerações. Ontem, o Ministério da Saúde confirmou 53 novos casos no país. Com isso, o Brasil passou de 399 para 452 casos confirmados.

A Faculdade Cásper Líbero, em São Paulo, antecipou as férias de seus 3,5 mil alunos após ser informada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) de que duas alunas estão com gripe suína. A FEA (Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade) da USP, recomendou que alunos de duas classes façam quarentena por sete dias, devido a três casos da doença no câmpus. Por e-mail, a faculdade informou aos alunos sobre a antecipação das férias. No comunicado, a Cásper Líbero informa que alunos e professores das turmas das alunas infectadas serão comunicados especialmente pela faculdade, como orientou a Anvisa.

Porto Alegre

O Hospital Conceição, de Porto Alegre (RS), passou ontem a atender os pacientes com sintomas de gripe dentro de um contêiner instalado em seu pátio. O novo sistema evita o contato de eventuais portadores do vírus A (H1N1) com pacientes da sala de espera da emergência, muitos dos quais com saúde debilitada que poderia ser agravada com eventual contaminação por mais uma doença, explicou o gerente de internação Paulo Bobek.

Definido por Bobek como uma espécie de "central de informações", o atendimento no contêiner é feito por uma equipe de enfermeiros e médicos, que recebe o paciente, presta informações, faz a avaliação inicial e distribui máscaras para quem tiver quadro que sugira a necessidade da proteção. Em casos leves, o paciente é orientado a ficar em casa. Nas situações que demandem investigação, é encaminhado a uma ala de isolamento do hospital, para exames complementares e, se for o caso, internação.

Duas pessoas contaminadas pelo vírus estão em estado grave no RS. Um caminhoneiro de 29 anos está internado em Passo Fundo com pneumonia. A outra paciente, uma adolescente de 14 anos, permanecia em coma induzido em um hospital de Santa Maria.

Na segunda-feira, a prefeitura de São Gabriel decretou situação de emergência à suspeita de que 18 moradores do município (de 60 mil habitantes) tenham contraído a doença. Por meio de nota, a prefeitura informa que suspendeu as aulas em todas as escolas da cidade e vetou a realização de "festivais, boates, shows, bailes, cultos e manifestações religiosas, assim como quaisquer outros eventos que importem na aglomeração de pessoas em locais fechados".

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.