• Carregando...

Atualizado em 5/9/2006 às 19h05

Trinta presos foram transferidos nesta terça-feira (5) para a penitenciária de segurança máxima de Catanduvas, na região Oeste do Paraná. Um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) decolou da Base Aérea de Recife às 10h e pousou em Cascavel por volta das 16h45. Os presos foram de ônibus até Catanduvas num percurso de aproximadamente 60 quilômetros. Quarenta e cinco agentes da Polícia Federal acompanharam os 25 presos que vieram de Pernambuco e outros cinco que estavam em Minas Gerais.

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública de Pernambuco, entre os 25 transferidos, oito são de São Paulo, 11 de Pernambuco, um da Bahia, um de Minas Gerais, um de Rondônia e dois da Paraíba. Além disso, outros cinco presos que estavam em Minas Gerais, à disposição da Justiça do Espírito Santo, também foram encaminhados à penitenciária.

O secretário da Defesa Social de Pernambuco, Rodney Miranda, explicou o pedido de transferência. "Foi uma decisão da Secretaria de Defesa Social e da Polícia Federal. Nosso sistema prisional, a exemplo de todo o Brasil, é precário, já que temos uma população carcerária de 15 mil presos e um déficit de 6 mil lugares. Pedimos ajuda ao governo federal e ele nos concedeu 25 vagas".

Com base nestas vagas, foi feita uma análise em conjunto com o Departamento de Inteligência para decidir quais presos seriam escolhidos. "Com estas informações, chegamos a conclusão de que a maioria dos presos tem ligações com facções criminosas espalhadas pelo país, especialmente em São Paulo. Todos exercem lideranças ou têm atuações negativas no nosso sistema. São presos de alta periculosidade e alguns já participaram de motins e rebeliões", afirmou Miranda.

De acordo com o secretário alguns dos presos tentaram organizar uma ramificação da onda de ataques e rebeliões acontecidas em maio em todo o país. "Conseguimos interceptar o contato deles e evitamos o problema aqui no nosso estado. Mas precisávamos transferir alguns desses presos, que já chegaram até a ameaçar algumas autoridades de Pernambuco", disse Miranda, sem citar nomes.

Entre os presos estão: Marcos Aurélio Vieira de Melo, o Marcos Careca - preso por tráfico, Sidnei Romualdo, Robson Barbosa da Silva - conhecido como "Robinho" e Romualdo dos Santos Lima -todos de São Paulo e suspeitos de ligação com os criminosos do PCC. Confira a lista divulgada pela Secretaria de Defesa Social de Pernambuco, com os nomes e crimes dos 25 presos transferidos.

Os detentos estavam em quatro unidades prisionais da região metropolitana de Recife e um numa penitenciária em Limoeiro, no interior do estado. O processo de transferência começou por volta de 4h e mobilizou 180 homens das polícias federal, civil e militar. A operação de transferência teria sido batizada pela PF como "Casa Nova".

67 presos em Catanduvas

Concluída a quarta transferência de presos, Catanduvas passará a abrigar 67 presos - entre eles o traficante Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar. A chegada do criminoso aconteceu no dia 19 de julho e por exatamente um mês ele foi o único preso a permanecer no local, tornando-se assim o preso mais caro e vigiado do país.

No dia 18 de agosto, 16 assaltantes de banco foram transferidos para a penitenciária. O grupo saiu do aeroporto de Belém, no Pará, na manhã de sexta-feira (18) e chegou ao Paraná por volta das 15 horas, no aeroporto de Foz do Iguaçu. Eles estavam presos na penitenciária de Santa Izabel, a 60 quilômetros da capital paraense. Por questões de segurança, o Ministério da Justiça não divulgou a identidade dos presos.

Na última transferência, no dia 24 de agosto, 20 presos chegaram em Catanduvas vindos do Mato Grosso do Sul. As transferências foram realizadas em caráter emergencial, a pedido da Secretaria de Justiça e Segurança Pública do estado. O governador de Mato Grosso do Sul, Zeca do PT, já havia estabelecido "situação de emergência" em decorrência do colapso do sistema penitenciário do estado.

Das 208 vagas existentes no presídio, restam 141. Vários estados estão "na fila" para enviar para Catanduvas seus presos mais perigosos. Ainda neste semestre será inaugurada a segunda penitenciária federal, em Campo Grande (MS), segundo o Departamento Penitenciário Nacional (Depen).

A penitenciária

A penitenciária federal de Catanduvas é a primeira das cinco unidades que irão compor o Sistema Penitenciário Federal, previsto em lei desde 1984 e implementado este ano. A unidade foi inaugurada no dia 23 de junho, com capacidade para abrigar 208 presos de alta periculosidade, em celas individuais. Conta com equipamentos de última geração para a segurança do prédio, que foi construído especialmente para impedir qualquer possibilidade de rebeliões e fugas.

As vagas em Catanduvas serão preenchidas à medida que os estados apresentarem sua relação de presos ao Depen. Os nomes terão que ser analisados e aprovados pela Justiça federal de Curitiba, de acordo com a Lei de Execução Penal e com resolução do Conselho da Justiça Federal, órgão do Superior Tribunal de Justiça. Ainda neste semestre será inaugurada a segunda penitenciária federal, em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul.

Confira a lista divulgada pela Secretaria de Defesa Social de Pernambuco, com o nome e crime dos 25 presos transferidos.

Veja em vídeo como foi a operação policial para tirar os presos da penitenciária e levá-los até a Base aérea de RecifePedido negado: Beira-Mar vai continuar em presídio federal do ParanáLeia também: Fernandinho Beira-Mar é o preso 001 da penitenciária de CatanduvasQuem é Fernandinho Beira-MarVeja como é a penitenciária de Catanduvas por dentro

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]