• Carregando...

Defesa Civil emite alerta

BRASÍLIA - O Secretaria Nacional de Defesa Civil emitiu alerta para chuva forte e riscos de deslizamentos de terra no Rio, Espírito Santo e São Paulo até domingo. "A secretaria recomenda atenção redobrada nas áreas de encostas e morros. Além disso, recomendamos orientar a população para evitar áreas de alagamentos e também lugares que ofereçam pouca ou nenhuma proteção contra raios", diz o alerta do governo. De acordo com o Centro de Previsão e Estudos Climáticos e o Instituto Nacional de Meteorologia, haverá chuva forte e constante no Rio e Espírito Santo. A previsão é de que, entre hoje e domingo, o acúmulo de água a cada 24 horas passe dos 60 mm. Em São Paulo, a previsão de chuvas e raios é até amanhã, no Sul, Leste, Nordeste e Norte do estado.

Agência O Globo

Rio de Janeiro - Duas pessoas morreram, 477 ficaram desabrigadas e 1.508 desalojadas em razão das fortes chuvas que atingiram o Rio desde segunda-feira. Em Rio Bonito, região metropolitana, Ana Beatriz da Conceição Rocha, que faria 3 anos no sábado, e Ana Claudia Rodrigues Pereira, de 23 anos, morreram no desabamento de suas casas. Outras nove vítimas de desmoronamentos continuavam internadas em hospitais da cidade até o início da noite de ontem. Rio Bonito e Carapebus decretaram estado de emergência.

Em Carapebus, Norte fluminense, não houve mortes, mas a destruição causada pelas chuvas interditou duas pontes e o trânsito de caminhões e ônibus foi desviado pelas rodovias RJ-182 e BR-101. O acostamento da RJ-178 afundou e o tráfego ficou em meia pista. O abastecimento de água também sofreu restrições, porque parte da tubulação da Cedae foi danificada. De acordo com a Defesa Civil do município, em poucas horas o índice pluviométrico atingiu 185 milímetros, o que seria o normal para um mês inteiro de chuva.

Na Rio–Santos (BR-101), altura de Angra dos Reis, Sul fluminense, a queda de uma barreira deixou o trânsito em meia pista durante toda a manhã. Na capital, o Viaduto 31 de Março foi interditado duas vezes devido ao risco de desabamento de um muro de contenção de encosta do morro da Providência, no Centro.

Espírito Santo

As chuvas deixaram famílias desalojadas em Vila Velha e Serra, na grande Vitória. No início da noite de terça-feira, cerca de 18 soldados do 38º Batalhão de Infantaria fizeram a remoção de 20 famílias desabrigadas em Vila Velha. Outras 22 pessoas já haviam ficado sem moradia e 15 pessoas ficaram desalojadas, mas foram para casa de parentes. O Rio Jacaraípe e a Lagoa Joara, em Serra, transbordaram e chegaram a invadir algumas casas. Não houve vítimas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]