• Carregando...

ITAPOÁ, SC - Depois de passarem três dias ilhados, com diversas situações críticas de alagamentos, em alguns casos com cortes de energia elétrica e água, os paranaenses que estão em Itapoá, no Litoral Norte catarinense, já podem retornar para casa. Segundo estimativas da prefeitura, cerca de 800 turistas paranaenses permaneceram ilhados na cidade.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Itapoá, Antônio Edival, somente ontem pela manhã foi liberado o acesso ao município. "O alagamento na Avenida Saí-Mirim, que liga Itapoá a Guaratuba e Garuva, chegou a ter pontos com quase 2 metros de profundidade de água. Hoje (ontem), já estava em 60 centímetros o ponto mais crítico. Se o tempo melhorar, até amanhã (hoje) até o início da tarde tudo será normalizado", afirma.

Apenas caminhões e ônibus estão liberados para trafegar. Para entrar ou sair de Itapoá, os motoristas de carros precisam pagar uma taxa de R$ 50 a guinchos de terceiros que fazem o transporte. Os guinchos deveriam atender ontem até as 22 horas e havia a possibilidade de pessoas que ficaram na fila terem de aguardar até hoje.

Até a tarde de ontem, cerca de 300 veículos cruzaram o trajeto, como informa o comandante da PM de Itapoá, sargento Antônio Carlos Pinheiro. "As filas chegaram a 3 km", conta. O transporte de pessoas a pé está sendo feito por caminhões do Exército. A cada 20 minutos uma média de 15 passageiros cruzam a divisa.

Os bairros de Samambaia e Barra do Saí continuam alagados e a situação deve ser normalizada apenas na segunda-feira. Quem precisar de informações ou ajuda para deixar Itapoá devem entrar em contato com o Corpo de Bombeiros. A Defesa Civil informa que nenhuma pessoa deve trafegar por caminhos alternativos, como a futura SC-415 ou a Estrada da Serrinha, onde houve diversos deslizamentos e a queda de duas pontes.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]