• Carregando...

Receita

Risoto da dona Lúcia

Para seis pessoas: meio quilo de arroz Dalfovo; 1 quilo de peito de frango desossado em pedaços pequenos; meio quilo de moelas de galinha; duas cebolas raladas; meia cabeça de alho picadinho; 200 gramas de bacon defumado, picadinho miúdo; queijo parmesão ralado; 200 gramas de manteiga; meia xícara de óleo de milho.

Caldo: À parte, faça o caldo com meio quilo de músculo e um frango caipira (ou o pato) com manjerona e sálvia, duas cenouras picadas, dois talos de aipo picado e uma erva-doce de cabeça em 5 litros de água mineral. Cozinhe em panela de pressão durante uma hora, acertando o sal no fim. Coe e deixe em banho-maria.

Preparo do risoto: Refogue, pela ordem, o bacon em meia xícara de óleo de milho e deixe-o douradinho. Aplique o alho e a cebola e deixe-os transparentes. Antes, cozinhe à parte as moelas picadas em quatro pedações, em panela de pressão com pouca água, durante 30 minutos. Depois de refogar o alho e a cebola, coloque os pedaços de frango e deixe-os ligeiramente dourados. Coloque as moelas e, em seguida, o arroz. Mexa bem, dando uma refogada de três minutos. Vá colocando aos poucos o caldo e mexendo. Mais caldo e mexa. Quando sentir que o arroz está quase cozido, vá pondo também queijo parmesão ralado e pedaços de manteiga. E coloque mais caldo e sempre mexendo. Mais úmido ou mais seco é do gosto pessoal. Não esqueça do sal. Uma pimenta do gosto, de leve, dá mais vida.

Conta Eufrem Lapuinka: "Um dia fui à casa da mãe da namorada de meu filho. Eles tinham feito um cupim na grelha, e naquele mesmo dia ela me ofereceu umas cadeiras para churrasqueira em minha casa. Como estava precisando, aceitei. Bem quando as coloquei em meu carro, veio ela e disse 'leve, pois não aguento mais em minha casa esses cupins'. Moral da história: parei em frente a uma lixeira e joguei as cadeiras. Chegando em casa, vi o que meu filho trazia em uma vasilha: um pedaço de cupim de boi".

Bacalhoada noturna

Conta o Patrício Caldeira de Andrada que, após a reunião noturna da diretoria do Instituto de Promoção da Saúde Bucal Gente que Faz o Brasil Sorrir, dois dos seus diretores dirigiram-se a um restaurante. Talvez entusiasmados com a fome que sentiam na hora de fazer o pedido, "exageraram na dose" e acabaram não dando conta de comer toda a saborosa bacalhoada que lhes foi servida. Concluíram, então, que poderiam fazer média com as esposas e pediram ao garçom que dividisse aquelas delícias, armazenando-as em duas embalagens, conhecidas como quentinhas.

Ao encontrarem-se na reunião seguinte, o dr. Ariel perguntou ao professor Sérgio se a esposa tinha gostado da surpresa: "Pô! Cheguei em casa, acordei a esposa e imagine a minha cara quando abri a embalagem: só tinha arroz com ovo, o bacalhau foi todo na sua embalagem!"

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]