i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Até isso, 2016?

Dezembro de 2016 é o mais frio dos últimos seis anos em Curitiba

O tempo parece o ideal para um Natal de hemisfério Norte na capital mais fria do país

  • PorEriksson Denk, especial para a Gazeta do Povo
  • 16/12/2016 11:38
Noite de 15 de dezembro: os termômetros marcaram 11º C em Curitiba | Daniel Castellano/Gazeta do Povo
Noite de 15 de dezembro: os termômetros marcaram 11º C em Curitiba| Foto: Daniel Castellano/Gazeta do Povo

O frio fora de época desse dezembro em Curitiba está fazendo história. A última segunda-feira (5) registrou a menor temperatura no mês na capital desde 2010: 10° C, entre japonas e galochas. Há seis anos, a capital mais fria do país amanheceu sob 9,7° C. Já os 11° C da quinta-feira (15), anotados em torno das 22h, foram o segundo registro mais frio de dezembro deste período, de acordo com o Simepar.

A média de máximas e mínimas de dezembro deste ano também assusta: 19° C, valor menor do que o registro mínimo médio para o mês, de dezembro de 2005, de 19,4° C. Esse dado ainda é parcial e pode mudar se o verão começar a dar as caras nos próximos dias. E o frio não é só na capital: em São Mateus do Sul, no Sul do estado, a temperatura mínima alcançou 6,8° C nesta sexta-feira (16).

A manhã desta sexta-feira (16) também começou gelada: 11,4° C, às 2h. Essa temperatura é igual a mínima registrada na cidade em dezembro de 2011. Em 2015, o mês também começou gelado: fez 13,4° C, no dia 1º. A véspera de Natal de 2014 foi a data mais gelada daquele mês: 13,2º C. Nos anos anteriores, as mínimas registradas no mês foram de 14,1º C em 2013, 15,5º C em 2012 e 11,4º C em 2011.

Foi em 2010, de acordo com os números constatados pelas estações meteorológicas, a temperatura chegou a cair a 9,7° C, menor registro histórico para o mês em que o verão aparece.

Segundo o Simepar, uma massa de ar frio e seco chegou ao Sul do país nessa reta final de semana, o que tem provocado essa onda de frio. Curitiba também está sendo impactada pelos ventos que sopram do oceano em direção ao continente e que transportam, além de umidade, ar gelado, por isso houve incidência de nebulosidade nos últimos dias.

São Paulo congelante

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), São Paulo também encarou nesta quinta-feira (16) uma onda de frio surpreendente, com 15,1° C. Foi o menor registro para o mês de dezembro desde 13 de dezembro de 2007.

Verão cancelado

Curitiba e o Litoral do Paraná terão um verão com temperaturas bem mais modestas em 2016, e, ainda por cima, marcado por um significativo aumento no volume de chuvas, de acordo com o Climatempo. A previsão de um verão mais “murcho” se baseia na atuação da La Niña, que despacha frentes frias pela América do Sul.

Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), a média da temperatura máxima em Curitiba varia entre 25,4° C e 25,8° C entre os meses de dezembro e fevereiro.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.