• Carregando...
Sindicato dos bancários pede para que os clientes da Caixa tenham paciência caso a greve acabe, pois o movimento deve ser intenso | Divulgação
Sindicato dos bancários pede para que os clientes da Caixa tenham paciência caso a greve acabe, pois o movimento deve ser intenso| Foto: Divulgação

O Sindicato dos Bancários de Maringá (Seeb) decidiu, em assembleia realizada na manhã desta quinta-feira (8), encerrar a greve nos bancos privados da cidade, que já durava 15 dias. Algumas agências abriram as portas por volta das 11h. As demais normalizarão o atendimento até o início da tarde. A Caixa Econômica Federal, contudo, segue com as atividades interrompidas. Há seis agências do banco na cidade e outras cinco na região, com cerca de 400 funcionários. Eles se reunirão às 17h para discutir a possibilidade de interromper o movimento.

A greve havia começado em Maringá em 24 de setembro. Os sindicalizados aceitaram uma proposta da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) de 6% de reajuste salarial, além de ampliação na Participação nos Lucros e Resultados (PLR). No início da paralisação, os bancários pediam 12%, ao passo que a Fenaban oferecia 4,5%.

Ao longo do dia a greve pode ser encerrada em outras cidades do estado, como Curitiba e Londrina, já que há uma recomendação da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf) para que os sindicatos regionais ponham fim ao movimento. Na capital, a assembleia que discutirá o tema está marcada para as 19h.

O reajuste de 6% oferecido pelos bancos garante um aumento real de 1,5% aos trabalhadores. A proposta aceita prevê maior Participação nos Lucros e Resultados (PLR) das empresas (com teto de 15% do lucro líquido das empresas); ampliação da licença-maternidade para 180 dias; isonomia de tratamento para homoafetivos; além da compensação dos dias parados em razão da greve, sem desconto na folha de pagamento.

A greve

Na região Noroeste do estado, a greve começou por Maringá, com a suspensão das atividades em 31 agências. Nos dias seguintes, a paralisação avançou para cidades vizinhas, como Sarandi, Marialva, Mandaguari e Astorga. No pico do movimento, 45 agências da região ficaram fechadas. Os caixas eletrônicos seguiam funcionando, mas operações de depósitos corriam risco de serem efetuadas depois do prazo usual.

O Banco do Brasil não aderiu à greve. Na negociação com seus funcionários, a empresa ofereceu uma nova proposta para o Plano de Carreira, Cargos e Salários (PCCS), valorização de 3% no piso salarial de todos os níveis e contratação de 10 mil novos funcionários. Já o Bradesco e o Itaú haviam conseguido uma liminar de interdição de greve, que impediu a paralisação dos funcionários. No caso do Bradesco, a liminar foi cassada.

Os reflexos do movimento foram sentidos pelas lotéricas da cidade, que, no início deste mês, chegaram a receber um fluxo duas vezes acima do normal. Nos caixas eletrônicos também houve filas acima da média.

No Paraná, 573 agências ficaram fechadas e 17,6 mil trabalhadores tinham aderido ao movimento, de acordo com o levantamento da Federação dos Trabalhadores no Ramo Financeiro (Fetec-PR). Em todo o Brasil, foram 7.222 agências fechadas, segundo o Confraf.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]