• Carregando...

O prefeito de Itambé (Noroeste), Antonio Carlos Zampar (PT), assinou nesta sexta-feira (16) o decreto que institui situação de emergência na cidade, por perdas na agricultura causadas pela estiagem. "O decreto é o primeiro passo do processo. Depois vamos informar a defesa civil estadual e federal", disse Zampar. O documento estava pronto desde quinta-feira (15), apenas aguardando a assinatura do prefeito. O decreto será publicado neste sábado (17).

De acordo com João Manutti, secretário da administração, o laudo do Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) e da Cooperativa Agropecuária e Industrial (Cocari) aponta perdas de 80% na produção de soja e de 60% na de milho, índices que ainda podem aumentar. "Tem propriedades que não vale a pena passar máquina (colheitadeira). Algumas vão colher apenas 60 sacos", disse ele, lembrando que os custos adicionais com a colheita não compensam.

Itambé foi o terceiro município da região Noroeste a decretar situação de emergência. Os outros municípios foram Floresta, no dia 9 de janeiro, e São Pedro do Ivaí, na última terça-feira (13). A primeira medida da nova diretoria da Amusep (Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense), eleita na quarta-feira (14), será uma reunião para discutir a situação emergencial da região pela falta de chuvas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]