• Carregando...

Um princípio de rebelião foi registrado no 12º Distrito Policial, no bairro Santa Felicidade, em Curitiba, na noite desta segunda-feira (3). Ninguém ficou ferido ou foi feito refém, de acordo com o 12º DP.

Os presos serraram as grades de uma das celas, por volta das 20h30, e estavam no corredor quando foram surpreendidos pelos plantonistas do DP, de acordo com informações da própria delegacia. Os policiais civis conseguiram impedir a fuga e solicitaram o reforço de Centro de Operações Policiais Especiais (Cope), da Polícia Militar e da Guarda Civil.

A situação foi controlada rapidamente, segundo informações da unidade. A Polícia Militar informou que foi acionada, por volta das 20h30 desta segunda, para ajudar a conter a tentativa de fuga, e, principalmente, para fazer a segurança externa do local. Ao chegar à delegacia, os PMs constataram que a situação estava sobre controle e o efetivo foi desmobilizado na sequência.

Após o incidente, os presos – aproximadamente 45 pessoas - foram colocados em uma outra cela – que não chegou a ser danificada durante o motim. Ao longo da madrugada, a carceragem será revistada. Ainda não havia informações sobre a apreensão de armas caseiras, por volta das 23h30.

Transferências

A motivação do motim seria a superlotação do local. Segundo informações repassadas à reportagem, a unidade deve solicitar, na terça-feira (4), a transferência de alguns presos.

Histórico

No dia 11 de outubro do ano passado, a carceragem foi interditada pelo Sindicato das Classes Policiais Civis do Estado do Paraná (Sinclapol) para garantir a segurança de policiais e presos devido à superlotação do espaço e também como uma forma de protesto contra a guarda de presos em delegacias. No dia, havia 90 presos na unidade.

Seis dias depois, 22 detentos foram transferidos do local pela Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Seju), sob pressão do Sinclapol.

Mesmo com a transferência, poucos dias após houve uma tentativa de fuga ocorreu no distrito. Foi necessária a atuação da Polícia Militar, do Cope e da Guarda Municipal para controlar a confusão. Pelo menos dois presos ficaram feridos precisaram ser atendidos por ambulâncias.

Quatro dias depois, houve uma nova rebelião na delegacia. Os presos quebraram quatro de cinco espaços utilizados como cela. O motivo foi as más condições da delegacia. Os policiais que atendem no distrito chamaram ajuda da Polícia Militar, Guarda Municipal e outros policiais civis para acalmar os ânimos dos detentos.

No dia 9 de dezembro, 17 presos conseguiram fugir do 12º DP. Um dia depois, três haviam sido recapturados. Os presos escaparam pela janela de ventilação localizada no teto da área onde estavam.

Outra tentativa de fuga ocorreu no Natal de 2013. Cerca de 10 presos que estavam em uma cela estouraram um cadeado e tentaram fugir durante a tarde. Policiais de plantão evitaram a fuga.

A situação na unidade não mudou em 2014. Este ano, o primeiro caso foi registrado dia 2 de janeiro, quando os os presos quebraram uma das câmeras do local em protesto.

Nem uma semana depois, outro tumulto ocorreu no local. De acordo com um dos investigadores do 12º DP, os protestos ocorreram por cerca de 20 minutos. Os presos reclamavam da superlotação e pediam transferência para outros locais.

Em outra ocorrência, três presos fugiram do 12º DP em 13 de janeiro.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]