• Carregando...
O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, em reunião em novembro para avaliar as causas do apagão | Agência Brasil
O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, em reunião em novembro para avaliar as causas do apagão| Foto: Agência Brasil

Embora tenha avaliado que "condições meteorológicas" tenham causado o blecaute ocorrido em 10 de novembro deste ano e que os investimentos feitos no sistema elétrico tenham resultado em um advento de "menos gravidade" em relação aos apagões de 1999 e 2002, o Operador Nacional do Sistema (ONS) também recomendou, em relatório entregue nesta quarta-feira (16) na Câmara dos Deputados, a troca de isoladores e o uso de graxas de silicone para os equipamentos.Segundo a recomendação do documento, Furnas implementará, em caráter emergencial, até março de 2010, medidas adicionais relativas ao desempenho dos isoladores, como graxas e revestimentos de silicone. Diz ainda que Furnas, em face à uma "possível perda de rigidez mecânica", adquiriu 103 isoladores, objetivando a troca dos que apresentam "trincas", utilizando-os prioritariamente em Itaberá – onde ocorreu o problema que gerou o blecaute no mês passado.De acordo com o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, os equipamentos atuais estão em "boas condições". "Isso [troca de isoladores] é algo mais que se vai fazer. É um reforço. O que não quer dizer que o equipamento não esteja em boas condições", disse o ministro Lobão.

Ele acrescentou que aguarda, neste momento, o relatório da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) sobre o blecaute. "Não faremos nada escondido. Queremos detectar com segurança o que ocorreu", afirmou o ministro a jornalistas ao término de audência pública na Câmara dos Deputados.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]