• Carregando...
Família de Etelvina ganhou a companhia de vizinhos na escola. Ao todo são 26 pessoas abrigadas no local | Jonathan Campos/Gazeta do Povo
Família de Etelvina ganhou a companhia de vizinhos na escola. Ao todo são 26 pessoas abrigadas no local| Foto: Jonathan Campos/Gazeta do Povo

Duas famílias continuam desabrigadas em Almirante Tamandaré, na região metropolitana, após as fortes chuvas de terça-feira (28). A família de Etelvina Costa Rosa, composta por 15 pessoas – quatro adultos, dois adolescentes e nove crianças -, ganhou a companhia de mais outras 11 pessoas de uma mesma família. Todos tiveram as casas interditadas pela Defesa Civil municipal, após deslizamentos de terras.

Etelvina está na Escola Rural São Miguel desde terça-feira. A outra família chegou ao local no fim da noite de quarta-feira (29). Eles são vizinhos e moram no Jardim Anápolis, no bairro Lamenha Grande. Nesta quinta-feira (30) foi instalado um chuveiro na escola para as pessoas tomarem banho.

"Hoje (30) nós fomos até em casa pegar roupas para os meus primos pequenos e voltamos para a escola. Os bombeiros não deixaram a gente voltar para casa ainda", afirmou Andressa dos Santos, de 20 anos, sobrinha de Etelvina. Somente da família de Etelvina são nove crianças abrigadas na escola, um adolescente de 14, 12, 8, 7, 6, 5, um casal de gêmeos de 3 anos e uma menina de apenas de 4 meses. Todos são filhos de Etelvina.

Volta para casa

Segundo Cláudia Andréia de Azevedo, coordenadora da Defesa Civil e secretária de Comunicação de Almirante Tamandaré, engenheiros da Defesa Civil estiveram na casa das pessoas desabrigadas nesta quinta-feira, analisando como está o solo. "Estamos fazendo a limpeza dessas casas que estão isoladas. Se não chover nesta noite, a família de Etelvina vai poder retornar para uma das casas", explicou Cláudia.

Etelvina e o irmão moram em duas casas no mesmo terreno. As residências foram afetadas pelo desmoronamento de terra, mas não foram destruídas. Na manhã de sexta-feira (31) o engenheiro da Defesa Civil deve emitir um laudo afirmando se a casa está liberada para ser usada novamente.

"Como tem mais pessoas na escola, hoje (30), a prefeitura colocou uma merendeira no local, para fazer as refeições nos horários determinados, como café da manhã, almoço, lanche e janta", explicou a coordenadora da Defesa Civil. A prefeitura também ganhou colchões e cobertores do Programa do Voluntariado Paranaense (Provopar).

Mais chuva

A previsão do Instituto Tecnológico Simepar é que a chuva vai voltar em Curitiba e região na sexta-feira (31). Dependendo da intensidade, as famílias que estão na Escola Rural São Miguel podem ter a volta para casa adiada. Segundo o Simepar, deve chover em todas as regiões do estado nesta sexta-feira. Serão chuvas rápidas no período da tarde. Durante a noite há risco de pancadas mais fortes na região Leste.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]