• Carregando...
Amanda Rossi foi encontrada morta dentro do campus da Unopar | Roberto Custódio/JL
Amanda Rossi foi encontrada morta dentro do campus da Unopar| Foto: Roberto Custódio/JL

Feriado com chuva no Paraná

O feriadão do Dia de Finados começa chuvoso em todo Paraná. Nesta sexta-feira (2), há possibilidade de temporais na região Norte, Noroeste, Leste, Litoral e no Centro do estado, segundo a previsão do Instituto Tecnológico Simepar.

Nas demais regiões, a previsão é de chuvas de menor intensidade. No sábado (3) e no domingo (4), o tempo deve permanecer mais instável e o Sol fica escondido pelas nuvens. Leia reportagem completa

O temporal que caiu em praticamente todo o Paraná no início da tarde desta quinta-feira (1º) provocou estragos principalmente na região dos Campos Gerais. Pelo menos sete pessoas ficaram feridas - duas em Curitiba, três em Maringá, na região Noroeste, uma em Campo Mourão (Centro-Oeste) e uma em Londrina, no Norte. Na capital, os principais atendimentos prestados pelo Corpo de Bombeiros diz respeito a queda de árvores.

Na Rua Desembargador Westphalen, no Centro de Curitiba, o vento forte arrancou azulejos de um prédio que caíram sobre a cabeça de Elizete Duarte Barão de Carvalho, de 35 anos. Ela foi encaminhada pelo Siate para o Hospital Evangélico. No hospital, a informação é que Elizete passou por exames de tomografia no ínicio da noite. A outra pessoa ferida na capital ainda não foi identificada. De acordo com o Corpo de Bombeiros, uma telha teria caído sobre ela.

A Defesa Civil do Paraná ainda está fazendo um levantamento sobre os estragos em Curitiba. Há registros de destelhamentos e árvores caídas. Nem a sede do 12º Batalhão de Polícia Militar, no bairro Santa Quitéria, foi poupada. Parte do telhado caiu, mas ninguém ficou ferido. No terminal do Campo Comprido, cinco vidros da estrutura do terminal quebraram e uma guarita da Urbs, empresa que administra o transporte na capital, tombou - ninguém ficou ferido. A Urbs informou que os estragos seriam arrumados ainda nesta quinta.

O trânsito ficou complicado em toda a cidade. Cerca de 70 sinaleiros ficaram apagados, provocando pequenos acidentes. O vento chegou a 70 km/h na capital. Na região metropolitana, há registros de destelhamento em Colombo, Campo Largo, Campo Magro, Araucária, Almirante Tamandaré e na Lapa. Em Fazenda Rio Grande há alagamento.

As quedas de árvores quase sempre comprometem o fornecimento de energia. Após o temporal, cerca de 225 mil domicílios da região Leste do Paraná (Curitiba, região metropolitana e Litoral) ficaram sem luz - segundo estimativa da Companhia de Energia Elétrica do Paraná (COPEL). Às 18h30, 139.303 residências ainda estavam sem luz.

O caso mais grave registrado pela empresa, segundo sua assessoria, aconteceu no bairro Santa Felicidade, onde uma árvore caiu e derrubou sete postes. Técnicos da Copel estão no local e a normalização do fornecimento de energia deve acontecer ainda esta noite.

Na região Centro-Sul do Paraná, a forte chuva acompanhada de trovoadas e rajadas de vento provocaram grandes estragos na rede elétrica da Copel. Cerca de 84,5 mil consumidores ficaram no escuro no meio da tarde. Em Ponta Grossa, a interrupção no fornecimento de energia atingiu quase 20 mil consumidores.

Estragos no interior

A situação parece mais grave em municípios da região Central do Paraná. Em Guarapuava, a ventania começou por volta de 13h e durou cerca de 30 minutos. Ventos de aproximadamente 100 quilômetros por hora derrubaram árvores e destelharam várias casas. Segundo a Defesa Civil, a situação mais caótica é no município de Pinhão, onde cerca de 100 casas foram destelhadas - além de uma igreja. Uma torre de telefonia caiu e uma árvore desabou em cima de uma casa. Apesar da gravidade, não há registros de feridos.

Em Guarapuava e em Ponta Grossa, cerca de 20 casas foram destelhadas. Na cidade de Campo Mourão, sete árvores caíram e cinco casas ficaram destelhadas. Uma pessoa, Arlindo Marçal da Silva, de 47 anos, teve lesões nas costas ao cair de uma altura de quatro metros, do telhado de sua residência. Ele foi encaminhado à Central Hospitalar da cidade e não corre risco de morte.

A Defesa Civil ainda está atendendo uma ocorrência em Cerro Azul. Segundo o tenente Eduardo Pinheiro, um barracão e algumas casas desabaram. Até as 21h20 ainda não havia informações sobre mortos e feridos.

Sete postes da linha de transmissão das Usinas de Salto Segredo e Rio Cavernoso caíram e deixaram parte da cidade de Porto Barreiro, que tem quatro mil habitantes, está sem energia elétrica e telefone. Cerca de 70% das casas da área urbana tiveram estragos por causa do temporal.

Em Laranjeiras do Sul, a garagem do destacamento da PM desabou. Em Pinhão, uma árvore caiu sobre uma casa, mas ninguém se feriu. Em Ponta Grossa, o Corpo de Bombeiros está atendendo ocorrências de destelhamento.

Três pessoas ficaram feridas em Maringá, no Noroeste, depois que o vento destruiu o telhado de uma loja, no Centro da cidade. A telha caiu sobre a fiação elétrica e depois atingiu três pessoas. Elas foram encaminhadas para o hospital e não correm risco de morte. Na cidade de Londrina, no Norte, uma árvore caiu sobre a fiação elétrica e derrubou um poste na Universidade Estadual de Londrina (UEL). Os alunos ficaram sem aulas por causa da falta de luz. No calçadão do Centro da cidade, uma árvore caiu e atingiu a perna de uma mulher, que sofreu ferimentos leves.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]