• Carregando...
Veranista aproveita a praia em Guaratuba antes da chegada da multidão para o Natal e ano-novo. | Rodrigo Félix Leal/Gazeta do Povo
Veranista aproveita a praia em Guaratuba antes da chegada da multidão para o Natal e ano-novo.| Foto: Rodrigo Félix Leal/Gazeta do Povo

Para quem quer curtir o litoral em paz no verão, o sossego acabou. A partir desta quinta-feira (22), uma multidão começa a chegar às praias para o Natal e ano-novo.

A previsão da Ecovia, concessionária de pedágio que administra o trecho entre Curitiba e Paranaguá, é de que 12 mil veículos desçam a serra nesta quinta (22) – o dobro do movimento de um dia normal. Sexta-feira (23), será o pico do trânsito sentido litoral antes do Natal, quando 18 mil veículos, o triplo da média, passarão pelo pedágio.

No ano-novo, o movimento volta a aumentar. Serão 300 mil veículos a caminho das praias no período de uma semana a partir de segunda-feira (26). O pico da temporada será sexta-feira (30), quando 36 mil veículos se deslocarão para as praias - seis vezes acima do fluxo normal.

Sem tumulto

Gisele do Carmo e Alexsandro Richeter fugiram do tumulto para curtir com mais tranquilidade a praia coma filha Alana.Rodrigo Félix Leal/Gazeta do Povo

Para fugir do tumulto, muitas famílias, em especial as com crianças pequenas, aproveitaram para ir à praia antes da chegada da multidão. Uma delas é a do operador de máquinas Alexsandro Richeter, 36 anos, e da técnica em enfermagem Gisele do Carmo Macedo, 29 anos, que ficaram em Guaratuba com a filha Alana, de 2 anos, de segunda-feira (19) até essa quinta, quando retornam à Ponta Grossa, nos Campos Gerais. “O bom de vir antes é que a gente fica mais à vontade, tem mais espaço na praia. Ano passado a gente veio no meio do verão e foi difícil. Era muito tumulto e assustava o bebê”, explica Gisele.

O supervisor de materiais Edgar Rocha Kuchma, 37 anos, adota com a esposa, a técnica de segurança Joseane de Souza, 37 anos, a tática de ir para a praia antes da invasão há 10 anos. Quarta-feira (21), o casal e os filhos Matheus, 7 anos, e Alice, de apenas 8 meses, se divertiam sem estresse na praia do Morro do Cristo, também em Guaratuba.

“A gente vai voltar para Curitiba nesta quinta para fugir da bagunça. O bom de vir antes é que dá para curtir tranquilo. Não tem trânsito, não tem fila, não tem som alto e ainda dá para economizar porque os preços são mais baratos”, explica Edgar. Ele cita o caso do restaurante em que estavam se alimentando, onde o preço do buffet subiu de R$ 16 para R$ 30 quarta-feira (21), o primeiro dia do verão.

Já o casal Marciano dos Santos, auxiliar administrativo de 36 anos, e a auxiliar de cartório Carolina Odoni, 30 anos, preferiu esse período para se deslocar de Coronel Vivida, no Sudoeste do estado, a Guaratuba justamente para garantir a diversão dos filhos Érica, de 11 anos, e Otávio, de 2 anos. “Com a praia assim vazia dá para deixar as crianças brincarem mais à vontade. Se estivesse aquele monte de pessoas aqui na praia, a gente teria que ficar de mãos dadas com eles o tempo todo para não se perder”, ressalta Marciano.

  • Praia do Morro do Cristo, em Guaratuba., antes da invasão dos veranistas.
  • Praia do Morro do Cristo, em Guaratuba.
  • Praia do Morro do Cristo, em Guaratuba.
  • O casal Edgar Rocha Kuchma e Joseane de Souza com os filhos Matheus e Alice na praia em Guaratuba.
  • Praia do Morro do Cristo, em Guaratuba.
  • O casal Marciano dos Santos e Carolina Odoni com os filhos Érica e Otávio em Guaratuba.
  • Criança brinca na praia do Morro do Cristo, em Guaratuba.
  • Mãe e filha curtem os últimos dias de tranqulidade na praia de Guaratuba.
  • Família chega à praia do Morro do Cristo em Guaratuba.
  • Veranista curte a praia de bicicleta em Guaratuba.
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]