• Carregando...
A recomendação é para que os banhistas busquem áreas próximas aos postos de monitoramento | Hugo Harada/Gazeta do Povo
A recomendação é para que os banhistas busquem áreas próximas aos postos de monitoramento| Foto: Hugo Harada/Gazeta do Povo

Desde o início da Operação Verão, em 18 de dezembro, o Corpo de Bombeiros registrou 73 resgates por afogamento em todo o Litoral paranaense, mas sem nenhum caso de morte. Em parte o mérito é dos profissionais que atuam nos 99 postos salva-vidas espalhados pela orla. Durante a semana, os postos funcionam das 8h30 às 19 horas; nos fins de semana, das 8 às 20 h.

A recomendação dos bombeiros é para que os banhistas sempre busquem áreas seguras, próximas dos postos salva-vidas, e que fiquem atentos às bandeiras que indicam as condições de banho.

Mesmo antes de sair de casa é possível saber quais as áreas mais adequadas, onde ficam localizados os postos salva-vidas e algumas dicas básicas de segurança. Para isso, basta acessar o site http://migre.me/nIYLt.

"Nunca precisei de atendimento na praia, mas hoje, com a agilidade do celular, é muito mais fácil procurar no site onde está o posto", observa a estudante de Psicologia Mariana Batista, de 21 anos.

Oriente-se

"Água no umbigo, sinal de perigo", dizem os bombeiros. Com a água na cintura ainda é possível se locomover só com as pernas. Veja mais dicas:

Se beber, não nade

Não consuma bebidas alcoólicas antes de entrar na água do mar. O mesmo vale para o período após as refeições.

De olho nas crianças

Tanto no mar quanto na piscina fique de olho na garotada. Escolha um trecho de mar vigiado por guarda-vidas. Na piscina, não deixe os pequenos sozinhos. Tome cuidado com o ralo, que pode sugar cabelos ou o corpo.

Cabeças d’água

Rios próximos a regiões serranas são propícios à formação de cabeças d’água, uma onda forte que desce o rio após uma chuva forte. Observe mudança súbita da cor da água, barulho de galhos e rochas e saia imediatamente.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]