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O avião Airbus 320 da TAM, que bateu em um edifício em São Paulo em 17 de julhoapós não conseguir pousar em Congonhas, matando 199 pessoas, estava funcionando normalmente e não apresentava pane mecânica, ou falha no computador de bordo. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (9) pelo vice-presidente de Segurança de Vôo da Airbus, Yannick Malinge.

"Os freios manuais foram utilizados. Não houve funcionamento anormal dos freios", disse Malinge. Entretanto, acrescentou que a manete do motor 2 do Airbus 320, do vôo 3054 da TAM, estava acionado para aceleração. Isso impossibilitou, segundo ele, que os "spoilers" (equipamento que fica em cima das asas e que ajuda na frenagem) fossem acionados.

"O avião funcionou nomalmente. Os 'spoilers' têm objetivo de ajudar na desaceleração enquanto o avião está rolando na pista. Mas há limites ao seu funcionamento. É preciso evitar que eles funcionem de modo intempestivo ou indesejado quando, por exemplo, o avião ainda está em vôo. Isso poderia gerar consequências dramáticas. Por isso, usamos a posição das manetes para ver se os 'spoilers' vão ou não sair", explicou ele aos parlamentares da CPI do Apagão Aéreo da Câmara dos Deputados.

Interpelado por deputados, Malinge afirmou ainda que a análise inicial das gravações do acidente do vôo 3054 "conforta" a equipe da Airbus."Pois não vimos nenhuma pane mecânica, ou falha do computador de bordo. Existe um certo número de parâmetros gravados e que apresentam uma boa coerência de sistemas. o regime do sistema estava de acordo com a posição da manete. Então, podemos excluir uma pane mecânica. Hoje, não vemos nenhuma pane", disse ele.

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