i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

Madeleine Lacsko

Foto de perfil de Madeleine Lacsko
Ver perfil

Reflexões sobre princípios e cidadania

O mercado da comunicação deve ceder a anônimos? Não e nunca.

Três iniciativas anônimas “bem intencionadas” miram agências de publicidade, anunciantes e veículos de comunicação. Saiba quais são.

  • Madeleine LacskoPor Madeleine Lacsko
  • 11/11/2020 16:44

Nem todo canalha é covarde, mas todo covarde é canalha. O refúgio mais aconchegante dos canalhas é o anonimato. Especialistas em segurança pública já argumentaram comigo diversas vezes sobre a importância real de denúncias anônimas e eu ouço porque não é minha área. No meu ramo, que é o da comunicação, existe um argumento falacioso de que o direito de falar de forma anônima nas redes seria liberdade de expressão. Tem liberdade quem tem responsabilidade para arcar com as consequências das próprias decisões, não quem pretende fugir delas.

Veículos de comunicação, agências de publicidade e marcas estão diante do desafio de lidar com grupos anônimos, todos unidos em torno de um discurso nobre e ações de ataque coletivo sem nenhum nexo com o discurso. Hoje circulam pela internet 3 amostras da chantagem virtual: Sleeping Giants, Planilha das Agências e Exponha seu Cliente. Como agir diante da popularidade desses mecanismos?

O Sleeping Giants (Gigantes Adormecidos, em inglês) é cópia de um projeto semelhante nos Estados Unidos. Trata-se de um grupo anônimo que diz combater o "discurso de ódio" por meio de desmonetização. Como em todo caso de militância simbólica e desvinculada da realidade, eles também toleram discurso de ódio e miram alvos específicos sem se importar com as consequências.

A "Lista das Agências" é um documento feito de forma colaborativa por muitos anônimos contando os bastidores do mercado publicitário. Começou também com ótimas intenções, a de enfrentar o assédio sexual e moral no ambiente de trabalho por meio do enfrentamento dos casos denunciados. Anos depois, a lista tornou-se um suco de recalque com pitadas de sadismo, uma forma de vingança contra desafetos, de catarse da inveja.

Este ano, a tal lista trouxe um desdobramento, o "Exponha seu Cliente". Também é uma lista feita de forma colaborativa por anônimos. Na coluna da esquerda, foram colocados os nomes de várias marcas importantes, que contratam com agências de publicidade para que as pessoas contem os bastidores de atender a publicidade dessas empresas. Se, até agora, tínhamos os clássicos casos de ótima iniciativa com uma terminativa patérica, a nova lista já nasceu de um poço de rancor.

Desprezo discurso feito sob anonimato. Aprendi com meu primeiro chefe, Fernando Vieira de Mello, que"quem não defende a própria dignidade mente quando diz defender uma ideia". Compreendo os que preferem pseudônimos e estão dispostos a assumir as consequências do que falam nas redes, mas não me sinto disposta a levar a sério o que dizem. Obedecer anônimos que se intitulam arautos da virtude é adubar um jardim de tiranetes.

Há mais de 10 anos a Gazeta do Povo publica entrevistas sobre o risco da atuação dos anônimos na internet. Aqui, aqui e aqui vão exemplos. Minha opinião pessoal de que devemos cumprir a Constituição e ninguém tem direito de se expressar anonimamente rendeu frutos interessantes. Os anônimos começaram nos xingamentos, passaram à difamação e chegaram até ameaças de morte a familiares. Alegavam fazer isso para renovar a política, versão repetida até por amigos pessoais , que me aconselhavam a "fazer as pazes" com esses anjos bem intencionados. Listo aqui os 10 últimos artigos que escrevi sobre anonimato:

- Julgar os outros, a nova forma de militância - Apontar os erros alheios em grupo é uma atitude que tem sido confundida com militância na era da glamurização da inutilidade.
- Os falsos guerreiros da liberdade de expressão - De um lado, os sommeliers de discurso permitido. De outro, os que chamam de “liberdade” obedecer regras particulares.
- Quando a militância virtual mata na vida real - Postagens agressivas e até ameaças são frequentemente reduzidas a zueira ou brincadeira. Mas você realmente sabe a diferença entre os recados de quem é ou não capaz de cometer atrocidades?
- Na pandemia, esgoto da internet chega às crianças - Entenda o caso “Jonathan Galindo”, em que perfis falsos utilizando a foto de um homem com máscara do Pateta tentam falar em privado com crianças e adolescentes.
- Rússia usa desinformação como arma de guerra nas eleições dos EUA - Secretário de Trump reconhece que há abalos contra a democracia e defende ação urgente do Pentágono.
- Somos todos trouxas nas redes sociais? - Tentei dar uma chance às plataformas: Twitter, Facebook, Youtube, Instagram. Quebrei a cara.
- Preso homem que abusou sexualmente de dezenas de crianças usando perfis falsos - Syllas Sousa, perfil famoso no Twitter, fingia ser uma menina adolescente no Instagram há pelo menos quatro anos e fez vítimas em todo o Brasil.
- Eles filmam o abuso sexual que cometem e viram estrelas do mundo pornô - O Brasil já tem milhões de visualizações e milhares de fãs do nicho que consiste em publicar vídeos de mulheres abusadas no transporte público.
- A desembargadora que difamou Marielle e os anônimos superpoderosos - Desculpas em privado reparam enxovalhamento público nas redes sociais? O Judiciário brasileiro tem uma decisão histórica a tomar.
- Redes Sociais: os idiotas sempre tiveram voz, a diferença está em quem os ouve - Uma viagem no tempo comparando as postagens que fazemos hoje às inscrições feitas em Pompéia, engolida pelo Vesúvio em 79 d.C.

Há quem defenda a existência de grupos anônimos bem intencionados e acredito. Afinal, de boa intenção o inferno está cheio. Dizem, meu pastor não confirma, que no inferno há um Brazilian Day destinado a essas ótimas iniciativas com terminativas patéticas.

Desde 2015 não há um dia em que eu não seja atacada por grupos anônimos, alguns mais e outros menos organizados. A trajetória deles é invariavelmente a mesma:
- Começam com um propósito nobre, uma luta David x Golias ou cidadãos contra o establishment.
- Unem pessoas em torno da causa e conseguem algumas vitórias reais e importantes para essas pessoas.
- O poder obtido sem arriscar nada faz o anônimo passar para a fase em que a amálgama do grupo é em torno de um líder infalível.
- O líder passa a eleger indivíduos como alvos, com recursos de desumanização, e atacar fingindo ser em nome da causa mas sem explicar como aquela ação ajuda na causa.
- Se o indivíduo reclamar, o líder anônimo dobra a aposta, o que pode ser feito com um simulacro de pedido de desculpas em forma de dupla ofensa. Não quis ofender, portanto a pessoa atacada não é inteligente o suficiente para ver isso.
- Grupos que não colapsam nesse momento específico vão se radicalizando.

As reações dos seguidores os dividem em dois grupos. Aqueles que não se desengajam moralmente e continuam interessados numa causa vão questionar o líder, muitos acabarão desistindo de se juntar a um anônimo. O outro grupo, o que se desengaja moralmente, pode ter basicamente 3 tipos de reação:
- Partir para o ataque direto e violento contra quem questionou o líder infalível, seja com xingamentos ou ameaças.
- Pedir que a pessoa aceite a dupla ofensa como se fossem desculpas porque o líder infalível já fez muitas coisas boas e é bem intencionado.
- Começar a minimizar o ataque, dizendo que foi só brincadeira, que a pessoa reclama de tudo, que o mundo está sem graça.
Caso a pessoa persista, surgirá o grupo dizendo que reconhecerá o ataque, mas justificará moralmente, dizendo que a pessoa merecia, pediu, chora demais, que tem gente sendo mais atacada.

Entre a guerra e a desonra

Ações virtuais e militância simbólica são importantes na justa medida em que tiverem impactos positivos na vida de pessoas reais. O anonimato e a supervalorização da militância puramente simbólica e dissociada da realidade produziram o fenômeno dos grupos que produzem no mundo real o efeito contrário àquele que pregam.

No meu caso específico, o grupo de anônimos Sleeping Giants utilizou o recurso do "só quero saber sua opinião" para tentar me intimidar a chancelar publicamente ação anônima em enxame contra um indivíduo. Respondi à altura e então usaram o recurso da dupla ofensa travestida de pedido de desculpas, o que funcionou muito bem para atiçar os seguidores. Alguns entenderam até que era para pedir a minha demissão e andam animadíssimos. Outros mandam mensagens de carinho e respeito como: "Madelena, tem como vc me ajudar aqui na horta da minha casa????? Esta faltando esterco!! kkk Você pode deitar aqui no chão para adubar a terra."

Eu não cedo a chantagem de anônimo pelo princípio da liberdade. Quem se dobra diante de intimidação de anônimo passa seu poder de tomar decisões a ele. Decidi não ceder com base em anos de experiência com grupos anônimos que se dizem virtuosos. Há muita gente do mercado de comunicação que, por acreditar nas intenções legítimas, cede diante de anônimos como esse perfil e o pessoal das listas das agências e clientes. É preciso rever essa posição.

O esgoto das redes sociais e da super bem intencionada "Lista das Agências" tem o mesmo nível tóxico e uma particular perversidade contra mulheres que se destacam no mercado. Se a intenção inicial era denunciar assédio, hoje estamos nesse nível:
" """""Chefe""""" que (...) se acha a pessoa mais f*** pelo número de seguidores que tem nas redes sociais. Só se mantém firme porque vazo ruim não quebra e lambe o rabo de todos os superiores, que sabem que inúmeras pessoas saíram da agência por causa dela e não fazem absolutamente nada".  
"nome dela começa com D e termina com A, deve ter sérios problemas mentais, arrogante, estupida"
" As sócias são confusas e uma delas "a famosinha" não vai nem na empresa".

Até as 17h da tarde do dia em que esse artigo foi escrito, havia mais de 5 mil postagens na "Lista das Agências". A maioria não fala de assédio, são desabafos de rotinas acúmulo de trabalho e equipes cada vez menores e com mais tarefas. Gostaria de compreender, mas assusta que ninguém se insurja contra as ofensas pessoais. Pessoas não são o que pregam, são o que toleram.

A planilha "Exponha seus Clientes", falando das marcas de sucesso que são atendidas pelas agências, é um pudim do mais legítimo chorume da internet. Funcionários de agências de publicidade referem-se nominalmente a diretores de grandes empresas em termos, digamos, bem pouco ortodoxos. Mais grave ainda: como a participação é anônima, não dá para saber nem se quem postou trabalha em agência mesmo ou é só um desafeto que recebeu o link.

Em "Exponha seus Clientes", temos pérolas do justiçamento social de teclado. À esquerda da tabela colocaram os nomes das grandes empresas e os comentários são colocados logo ao lado:
"MI MA DOS! A gerente (cita o nome dela) é extremamente grosseira e gosta de deixar as pessoas desconfortáveis - não queira estar em reunião ou precisar conviver com ela".
" Se preocupam com reciclagem, mas tratam cliente igual lixo".
" Diretor de mídia completamente maluco, do nível de criar situações para prejudicar funcionários da agência".
"(Cita o nome de um diretor de multinacional), diretor de mídia completamente maluco, do nível de criar situações para prejudicar funcionários da agência".
" O maior lixo do universo. Pessoas completamente fora da realidade, estúpidas, sem caráter, literalmente TODOS DA (NOME DA EMPRESA) SÃO ASSIM, com excessão dos cargos mais baixos, mas aí se subirem eles vão se tornar assim".
"Querem vender mais mas as ofertas são sempre as mesmas, quando tem promoção é tudo pela metade do dobro".

É preciso repensar o deboísmo

Existem inúmeras técnicas de comunicação para sair de crises e nenhuma delas leva em conta que anônimo tenha credibilidade. Com as redes sociais, essa variável passou a existir. Pensando falar de novidades e da própria pauta, influenciadores, jornalistas, órgãos de comunicação, agências de publicidade e marcas têm dado aval às supostas boas intenções de grupos anônimos que não conhecem. Entendo que, num primeiro momento, a maioria meça a iniciativa pelos próprios valores e acredite nas boas intenções. Mas não há como evitar o confronto, já que esses grupos ganharão poder emprestando a credibilidade de pessoas reais e sem ter a mesma responsabilidade que elas.

Esperar a poeira abaixar ou ceder ao anônimo no calor do ataque para depois se reposicionar podem parecer boas alternativas e, no curto prazo, realmente podem ser. O problema é que comprometem a sobrevivência porque deixam as decisões de pessoas e marcas do mundo real à mercê dos caprichos de desconhecidos. Quando falo em ceder, há quem entenda que é fazer os caprichos do anônimo. Meus erros me mostraram que ceder é bem mais simples, basta reconhecer que a intimidação de um anônimo merece consideração e a arena romana estará montada.

Na 2a Guerra Mundial, imaginando que era possível entregar o que o povo demandava, o primeiro-ministro Neville Chamberlain assinou um tratado de paz com Hitler e Mussolini. Winston Churchill, do mesmo partido mas rival, cravou como resposta uma de suas frases mais famosas: "Entre a desonra e a guerra, escolhestes a desonra e terás a guerra". Dessa turma toda, a única viva é a Rainha Elizabeth que, aos 19 anos de idade, entrou para o Exército e trabalhava como mecânica de automóveis.

O melhor seria poder evitar ou contornar todas as guerras, mas é preciso reconhecer quando calar diante de ataques é um atentado à própria sobrevivência. Mal Chamberlain pousou com o acordo assinado, os ataques de Hitler começaram. Churchill nunca acreditou que uma negociação com Hitler e Mussolini fosse ser levada a sério, seria lida como submissão. Muito da discussão é feita sobre ideais pacifistas, mas não era esse o ponto em jogo, era dar credibilidade à palavra de quem já descumpria tratados de paz.

O Reino Unido mandou até sua princesa adolescente para o campo de batalha. Sugeriu-se que, para financiar a guerra, fosse cortado o orçamento da cultura. Churchill não quis, argumentou que, se não era para preservar a cultura do país, melhor então se render de vez. Foi esse o espírito de combate do país que conseguiu devolver a paz, enfrentando as tropas de Hitler. O mercado da comunicação tem uma decisão sobre estratégia: vamos à moda de Churchill ou de Chamberlain? Eu já fiz uma escolha.

75 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 75 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.

  • C

    claudio lisboa

    ± 0 minutos

    Parabéns pela coragem moral. Muito bem escrito.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • V

    Vera lucia kirdeiko

    13/11/2020 18:22:12

    Sobre o anonimato , eu concordo plenamente, com você. Mas , como admiradora , gostaria de saber se você endossa a postura do Rodrigo Constantino e o por que?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Munir Guerios filho

    13/11/2020 17:04:57

    Vamos à moda de Churchill! Parabéns Madeleine!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    Júlio César Togni

    13/11/2020 12:31:27

    Excelente exposição: muito clara e corajosa. Parabéns! Conclusão magnífica com as conhecidas atitudes históricas de Chamberlain e de Churchil, e suas consequências. Tenho esperança de que tenhamos - especialmente os da área da comunicação - a nobreza de ficar do lado da coragem e honestidade.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Pedro Lobo

    13/11/2020 9:46:03

    Excelente postura em sua coluna. Parabéns! A maior virtude continua sendo a coragem, que falta aos **** .

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Lucia Haracemiv

    12/11/2020 23:21:14

    Tema relevante e trazido a discussão no tempo certo. Além das planilhas citadas ainda tem o Glassdoor, site que divulga média de remunerações, que permite avaliações anônimas. Muitas agências e líderes são atacados por lá também. Para serem considerados sérios, esses sites, planilhas ou apps deveriam cadastrar os descontentes e mostrar suas identidades. Afinal, qual é o problema de uma pessoa séria, com caráter, expressar com respeito seu ponto de vista? Mas eles são tão imaturos, mimados, covardes e fracos que se escondem no anonimato e lá se sentem poderosos. Jung explica: compensação ...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Claudia Aguiar de Siqueira

    12/11/2020 21:34:56

    Um suposto profissional de Comunicação escrever "excessão", como você transcreveu, dá uma boa ideia do pudim do chorume de internet ao qual você deu feliz denominação. Sobre o conteúdo desses recalcados e a agenda claramente política, com viés progressista, do Sleeping Giants, nem é preciso comentar, você esgotou o assunto. Como em todo setor humano em que se mete, a agenda progressista vai cobrar seu preço dos seus próprios divulgadores. Mas não precisamos assistir a isso calados, não é, Madeleine? Cabe reação. Espero, por exemplo, que a Gazeta do Povo dê a essa turma uma resposta judicial à altura. Só assim isso vai acabar. Parabéns pela coluna!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Rodrigo Toni

    12/11/2020 20:57:31

    Excelente reflexão. Já passou da hora de deixarmos de ser silenciosos. Os revolucionários são minoria, mas são barulhentos. Deboísmo é o apelido politicamente correto da indolência e da omissão.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Eduardo Fernandes Quadra

    12/11/2020 20:52:41

    PARABÉNS MADELEINE, VOCÊ NESTA MATÉRIA ABUSOU DO DIREITO DE SER CORAJOSA E INDEPENDENTE! COMO DE COSTUME É BEM FUNDAMENTADA E DOMINA A ARTE DE SE EXPRIMIR COM BOA DEFINIÇÃO. CONTINUA ENALTECENDO O GRUPO TOP DA GP!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • N

    Nekara

    12/11/2020 17:57:23

    Sempre escrevendo magnificamente Madeleine! Aplaudo seu texto e seus pensamentos, com os quais compactuo. A história esta cheia de exemplos valorosos para nos mostrar qual caminho seguir. A GP é uma publicação honrada. Já errou? Claro que sim. Mas nunca perdeu seus valores. Triste e frustrante ver empresas baixando a cabeça e entregando para um bando de anônimos a decisão onde investir seu $ de marketing. Lamentável ver empresas paranaenses fazendo isso. Cheiro de covardia!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • B

    Breno

    12/11/2020 17:41:44

    Não sei o que dizer, é triste ver que algumas empresas ainda acham interessante agir em conforme a denúncias de covardes que nem possuem coragem para se identificarem. Eu comecei a fazer boicotes a qualquer empresa que aceite sugestões desse grupo de rede social chamado Sleeping Giants.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Edson Jose Rebello

    12/11/2020 17:26:58

    Parabéns!! Um txt corajoso e primoroso! TMJ!!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    fernando jorge da silva fogageiro

    12/11/2020 17:13:45

    Como sempre. Texto muito bem desenvolvido e embasado. Muito bom ler seus textos.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    Dissenha

    12/11/2020 17:07:24

    Belíssimo texto. A Gazeta pelo seu "ethos" tem, a meu ver, optado pela honra. Vivemos em um tempo como "nunca na história deste País" e infelizmente no mundo, foi tão presente Roger Scruton " Perdeu-se a verdade, perdeu-se tudo". Parabéns Sra. Madeleine.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Afonso Celso Frega Beraldi

    12/11/2020 16:43:46

    Todos os comentários que faço levam meu nome e sobrenome. Muitos qui preferem pseudonimos asquerosos para se manifestar. A canalha vermelha do tal Sleeping Giants nao foge a regra do anonimato, do mau caratismo e covardia, sao os mimadinhos bossais e maricas da atualidade, que nao resistem a uma prensa de uma investigacao seria. Sao os novos terroristas sociais e o novo modelo do que antigamente se chamava de chantagista. Todos os sites citados pela valorosa colunista Madeleine são formado apenas por covardes, maricas e mimados que não se dispõe a discutir o assunto com que os contrata, preferindo a agressao via midia social. Um dia esses palhaços terão o que merecem: o lixo da humanidade.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Arno Winter

    12/11/2020 15:41:49

    Parabéns Madeleine ! Teu "manifesto" deveria merecer a especial atenção de todos os jornalistas que agem e pensam como você .Deveriam fundar um jornal com pensamento liberal/conservador, já que seus escritos nunca terão guarida nos jornais do País . Felicidades, paz e sucesso !

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Admar Luiz

    12/11/2020 15:15:43

    O duro mesmo Madeleine, é ver seus colegas de jornalismo, num silêncio obsequioso, né? Escrevem, publicam, ganham seus salários - no caso esta Gazeta - mas não se atrevem tomar posições em favor da livre expressão ou do veículo do qual ganham seu sustento. São covardes. Tem medo de serem "cancelados" pela turma do "ódio do bem", com repete sempre o Rodrigo C. A infame milicia anônima (SGB) que faz campanha para quebrar uma empresa jornalística como a Gazeta, nem é mencionado por eles. Bando de covardes. Eis o que são. Em tempo: Vou dar o ex, da JP, se aquela banda tivesse "aquilo roxo", todos os apresentadores, teriam pedido demissão e solidariedade ao Constantino. Bando de frouxos.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Ronald Wigg

    12/11/2020 14:57:49

    A cultura do cancelamento se apresenta como um claro risco à liberdade de expressão, liberdade acadêmica e liberdade individual podendo esconder um perigo ainda mais ardiloso. Uma verdadeira ditadura progressista que tende a destruir vidas, empresas, sociedades e nações que não estejam de acordo com diretrizes de uma poderosa elite que aos poucos assumem mundialmente os rumos do planeta. O discurso é altamente atraente porém sectário, pois essa é a melhor forma de controle. Jovens precisam ser alertados que seus futuros estão sendo roubados e serão 100% controlados por uma barbárie civilizatória num futuro não muito distante.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • T

    TIAGO VIEIRA LOPES DA SILVA

    12/11/2020 14:46:35

    Parabéns Moça vcs séria que realmente está em busca da verdade não pode dá o braço a torcer, e nós como sociedade apoiarem os sempre o que é certo. Parabéns ao Jornal pela coragem.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    EDGARD DE OLIVEIRA WESTIM PERRI

    12/11/2020 14:43:13

    Resista Gazeta estou assinando Premium agora vamos arregaçar com esta esquerda podre!!!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Everaldo Basso

    12/11/2020 14:42:03

    O que mais me surpreende são as empresas, patrocinadores, cederem covardemente a essa manipulação ideológica esquerdista. A quem querem agradar? Os lacradores? São eles que consomem seus produtos?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • E

      Edu Souza

      12/11/2020 14:47:07

      É TUDO COMBINADO !! PRA MIM, É PERFIL DO PRÓPRIO PESSOAL DO TWITTER !!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Emerson

    12/11/2020 14:37:32

    Prefiro deixar os anônimos no anonimato existencial e fazer a minha parte enquanto cidadão pois minha consciência está tranquila tranquilinha pois não colaborei com tais processos eleitorais que deram todo o poder do universo a certas milícias digitais e outras mais.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    mauricio poggiese

    12/11/2020 14:14:54

    "Obedecer anônimos que se intitulam arautos da virtude é adubar um jardim de tiranetes." Sensacional!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Marcus Pinheiro Machado

    12/11/2020 14:05:10

    exemplo ´desse anonimato são os comentarios dos leitotes.Raramente se identificam com o nome .Pseudonimos ,um nome incompleto etc

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Francisco

    12/11/2020 13:55:22

    Excelente. Daí que acho muito estranho aquele seu tuíte que diz pro **** anônimos "tenho fé na energia de vocês".

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • M

      Madeleine Lacsko

      12/11/2020 14:28:51

      é deboche

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    FRANCISCO GRANZIERA JUNIOR

    12/11/2020 13:47:09

    Democracia é discordar, concordar, mas jamais calar! Por mais que eu não concorde, eu leio, escuto, reflito. O seu adversário, não deve ser seu inimigo. Devemos sempre fazer isso para evitar que um dia fiquemos cegos e unipolares.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    Silvio Antonio Machado Lemos

    12/11/2020 13:36:23

    Belo texto Madeleine.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    Silvio Antonio Machado Lemos

    12/11/2020 13:36:23

    Belo texto Madeleine.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    All Jr

    12/11/2020 13:02:47

    Madeleine, em muitos debates não concordo com o que vc diz, mas respeito seu posicionamento. Quanto a esse ataque covarde dessa milícia digital, concordo em 1000% com o que vc disse e presto a minha solidariedade a vc! Parabéns por não se deixar intimidar! Sucesso!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    All Jr

    12/11/2020 13:02:47

    Madeleine, em muitos debates não concordo com o que vc diz, mas respeito seu posicionamento. Quanto a esse ataque covarde dessa milícia digital, concordo em 1000% com o que vc disse e presto a minha solidariedade a vc! Parabéns por não se deixar intimidar! Sucesso!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Munir Guerios filho

    12/11/2020 12:57:26

    Que texto sublime! Num país cheio de maricas, assinou-o "O Homem"! A História, para quem a conhece, como a nobre Madeleine, ensina aos filhotes da ´pátria educadora` que teimam em tentar ganhar no grito... Força e Fé!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • B

    Big Lui

    12/11/2020 12:45:04

    É assim que tem que ser, não devemos ceder jamais.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • T

    Thiago Klein Flach

    12/11/2020 12:30:27

    Simplemente sensacional!!! Parabéns pela sua postura. São de mulheres e homens fortes ASSIM que precisamos para inspirar a humanidade em direção a um caminho de virtudes.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Roberto Martins

    12/11/2020 12:20:48

    Prezada sra. Parabéns pela coragem de denunciar e de enfrentar esses pulhas

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Ricardo de Mello Araujo

    12/11/2020 12:17:02

    Brilhante artigo! E, em apoio ao melhor jornal do Brasil, que tem a dignidade e a coragem de enfrentar o autoritarismo, de defender o pluralismo de idéias e de manter colunistas de alto quilate, como você, Flávio Gordon, Rodrigo Constantino e muitos outros, acabo de mudar minha assinatura para o plano Premium. Parabéns, Madeleine!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Admar Luiz

    12/11/2020 12:03:55

    É Madeleine, a coisa ficou séria. Seu colega de jornal, Flávio Gordon, na sua coluna de hoje decifra bem porque chegamos à esse estágio infame, na politica, no jornalismo, etc, etc. Aliás, FG tem um livro "A Corrupção da Inteligência" que explica quem são esses agentes intelectuais que ao mesmo tempo são os corruptos e os corruptores. É prezada, o tal do politicamente correto, o tal do cancelamento, tornaram-se pragas hodiernas pior que qualquer Covid.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • Z

    Zyss

    12/11/2020 11:33:02

    Vamos lembrar o Alexandre frota na cpmi : "Deixem de ouvir Olavo de Carvalho e ouçam mais o Lobão, o Villa, o Luciano Ayan, a Madeleine e tantos outros."

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • O

    ovidio dias junior

    12/11/2020 11:32:32

    Aí eu pergunto: Aonde está o Tio Chico da família STF, defensor da inquisição como único meio de combate a fake news? A questão não é o que se fala, mas quem fala. Brasil sil sil sil sil.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • Z

    Zyss

    12/11/2020 11:28:22

    Vc não conhecem mesmo essa mulher. Ela e o seu amiguinho Luciano ayan estava preparando dossiês contra pessoas que criticavam o governo e jogando na cpmi das fake News. O brasileiro é ludibriado com muita facilidade mesmo.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • T

    Taiguara

    12/11/2020 11:27:26

    Parabéns pelo texto e pela coragem! A covardia de profissionais e marcas nessa batalha cobrará seu preço. Não entendo como não percebem que ceder, nesse caso, é sujeitar-se à tirania com objetivos obscuros.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Arys

    12/11/2020 11:03:40

    Você é fantástica!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Francisco Pessoa de Queiroz

    12/11/2020 10:48:56

    Muito bom seu posicionamento.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Poliana dos Santos Martins

    12/11/2020 10:41:29

    Essa mulher é muito competente! Estou com a Gazeta do Povo!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    mup

    12/11/2020 10:34:46

    Madeleine, Estou com você com a Gazeta e contra os **** anônimos e conhecidos também. Não conseguirão calar a voz dos que não seguem a cartilha esquerdopata. A defesa do Constantino foi a defesa contra a injustiça e contra a perseguição. Esses combatentes anônimos se escondem em trincheiras da escuridão e da estupidez. Estou certo que a Gazeta irá procurar a Justiça e que esta se faça, pondo um fim nessa guerilha moderna, mas covarde. Esquerdistas, lembro uma palavra de ordem de vocês: NÃO PASSARÃO!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • T

    TIAGO SILVA

    12/11/2020 10:23:09

    Narrativas e narrativas para proteger o Constantino.... aquilo foi abominavel ! Ainda estou sem acreditar que mantemos uma pessoa dessas no time da GP!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • I

      IvoHM

      12/11/2020 11:27:51

      VIAGO SILVA: É que a Gazeta é plural. Deixa até fascistas como você comentarem.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Luiz Antonio Benfato

    12/11/2020 9:50:13

    parabens

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    JRipp

    12/11/2020 9:49:23

    Parabéns pelo texto!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Pzig

    12/11/2020 9:43:18

    Muito bem. Definiu com precisão o caráter e baixeza desse grupelho.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Alan S

    12/11/2020 8:16:30

    Excelente texto e a finalização foi mais sublime ainda. Acompanho-a desde os tempos da Jovem Pan, sua passagem breve pelo Antagonista. Nem sempre concordo com seus pontos mas você argumenta muito bem e sempre me ponho na sua perspectiva, até porque tenho duas filhas pré-adolescentes. Não tenho twitter nem FB e, se depender de mim, minhas filhas também não terão.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    rafael guedes lima de souza

    12/11/2020 4:31:34

    Gostei muito dessa coluna que defende integralmente a liberdade, passarei a ler. Continue firme.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Adonis

    12/11/2020 4:28:10

    Cara Madeleine, fiquei surpreso com sua reação firme diante do assédio dos bandidos do "gigante dorminhoco". Encantado com sua ética, digna de uma verdadeira democrata. Eu já havia criticado suas posições políticas - notadamente progressistas, frise-se -, em colunas anteriores e cheguei mesmo a cancelar minha assinatura. Todavia, após presenciar a Gazeta enfrentando de peito aberto a injusta agressão dos canceladores de plantão, bem como sua [Madeleine] postura em defesa da liberdade de expressão e contra o anonimato, voltei a assinar. Parabéns! P.S.: Ansioso pelos seus próximos textos, que pretendo saborear com mínima interferência da minha carga política e ideológica.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Paulo H.

    12/11/2020 2:57:17

    Cara Madeleine, uma grata surpresa este seu artigo. Espero que sua coragem ajude a inspirar uns tantos marmanjos (em posição de mando e decisão em empresas) a pelo menos honrar as calças. / O anonimato do Sleeping Giants se reveste da mais completa ilegalidade. Fosse só questão de liberdade de expressão e a Constituição já lhes vedaria o anonimato, mas muito mais do que opinar, eles têm atuação concreta. Estão na praça constrangendo pessoas jurídicas e até físicas para que adotem a conduta que eles definiram como certa e cogente. Isso sim, é Máfia Digital.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Michele Nogueira da Rocha

    12/11/2020 2:56:07

    Você está de parabéns! Estes momentos estão sendo difíceis porém muito proveitosos. A Gazeta do Povo consegue manter em seus quadros a real diversidade de informação bem como de opiniões! Unindo a equipe em prol de uma causa que está acima de qualquer divergência, pois é a liberdade de imprensa que corre perigo ! Hã outras liberdades em jogo também. Pessoas assim como vocês fazem a diferença. Todos sabemos que o jornalismo sério tem um papel fundamental na nossa democracia. Obrigada !

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • O

    Osvaldo Antunes Locatelli

    12/11/2020 2:20:33

    Muito boa a matéria. Parabéns!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Marcelo

    12/11/2020 1:38:54

    São terroristas. Precisamos encontrá-los!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    EDUARDO SABEDOTTI BREDA

    12/11/2020 1:16:07

    Pois é, Gazeta. Faz muito tempo que venho defendendo, antes por e-mails a vocês, depois neste espaço, que comentários de leitores só poderiam ser feitos mediante o nome completo do assinante. Vocês estão colhendo o que vêm plantando. Antes, éramos nós, os assinantes com nome e sobrenome, os hostilizados. Sua vez chegou, Gazeta.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Renata de Paula Xavier Moro

    12/11/2020 0:59:02

    Achei abominável a postura do Constantino, porém mantê-lo como colunista é um direito que esse veículo tem. Mais abominável do que as barbaridades que ele disse é a patrulha anônima. Quem não gostar do que ele escreve e diz, que não leia e não ouça. É o que faço. Prefiro outros, como a Madeleine aqui.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • A

      Alex Fox

      12/11/2020 2:57:24

      Ele não defendeu estupro!!!!!! Ele só disse que não dá pra se arrepender e querer acusar o cara de estupro, bem simples até você consegue entender.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Renata de Paula Xavier Moro

    12/11/2020 0:59:01

    Achei abominável a postura do Constantino, porém mantê-lo como colunista é um direito que esse veículo tem. Mais abominável do que as barbaridades que ele disse é a patrulha anônima. Quem não gostar do que ele escreve e diz, que não leia e não ouça. É o que faço. Prefiro outros, como a Madeleine aqui.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Fernando Antonio Roquette Reis Filho

    12/11/2020 0:12:27

    Esses "gigantes dorminhocos" prá mim não devem ser mais que uns dois ou três "anões bem acordados" que contam com a complacência da mídia militante e das instituições tomadas pela esquerda. Já tá na hora de desmascarar essa turma. Parabéns Madeleine.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • O

    Oliveira

    12/11/2020 0:03:10

    Uma aula magna esse texto.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Paulo Andrade Gomes

    11/11/2020 23:44:06

    Assinei a Gazeta pela coragem de enfrentar esse grupo do "coletivo sem nome", quando decidiu manter Constantino e a leitura deste artigo reforça minha admiração. Parabéns.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • A

      Adonis

      12/11/2020 4:30:02

      Idem!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    LSB

    11/11/2020 23:39:47

    Muito bom! Parabéns! Faço a ressalva que talvez uma ou outra crítica, por mais pesada q seja, possa fazer sentido: como no exemplo do texto no qual alguém alegava que a empresa tratava os clientes como lixo - pode até ser um termo pesado demais (lixo), mas de repente a crítica seja válida mesmo (a empresa, de fato, trata muito mal os clientes. Poderia-se utilizar um “português” mais erudito ou menos chulo? Sim, mas...). (No mais, me “explicando”, sei q muitas vezes coloco só minhas iniciais, mas não faço parte e muito menos sou líder de grupo algum... faço críticas, expresso discordâncias -como a colocação acima - e até arrisco uma ironia ou outra.. mas sem xingamentos ou ataques).

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Reggie Vivekananda

    11/11/2020 22:44:07

    Melhor matéria que li hoje!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Luciano de Melo Coutinho

    11/11/2020 22:18:46

    Quanto a tentativa de intimidação do Sleeping Giants, é porque eles ainda não conheciam a sua garra. De quebra você virou inspiração pra muitos. Parabéns!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • M

      Madeleine Lacsko

      12/11/2020 0:19:20

      Obrigada pelo apoio e pela confiança!!!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    Jan Nissen

    11/11/2020 21:44:09

    O Constantino tem a faca e o queijo na mão para processá-los e descobrir por fim qual CPF está por traz desse grupo covarde. Parabéns pelo artigo.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • Z

    Zyss

    11/11/2020 21:12:46

    Vc é tão perdida que estava insinuando que esse sleeping giants era obra do Carlos bolsonaro lá no Twitter... Por deus mulher... Abre o olho!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    E.NETO

    11/11/2020 21:04:04

    Covardia sob o manto do anonimato!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Renatoguz

    11/11/2020 20:59:48

    Ótimo artigo. Esse anonimato é um absurdo.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    SILVIO MACIEL ROCHA

    11/11/2020 20:28:54

    Parabéns pela ótima reflexão. Liberdade de expressão tem nome e sobrenome e deve ser livre.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

Fim dos comentários.