• Carregando...
Ovas de ouriço – a ousadia do sushiman Douglas Piccoli marca o novo Z. Sushi Lounge Bar, aberto no Batel.
Ovas de ouriço – a ousadia do sushiman Douglas Piccoli marca o novo Z. Sushi Lounge Bar, aberto no Batel.| Foto: Divulgação

Não deu liga. A parceria entre o Grupo Vino! e o sushiman Tikinho, anunciada com pompa e circunstância no mês passado (confira aqui), com a abertura do Sushi Arte Lounge Bar, já está desfeita. E o imóvel do Batel mais uma vez muda o nome de seu inquilino, situação frequente nos últimos tempos. Passou de Olivença para Extásia e dali para Sushi Arte Lounge Bar, chegando agora à nova denominação – e tudo isso em menos de um ano.

No último fim de semana, por meio de sua rede social, o sushiman anunciava que o único Sushi Arte continuaria sendo a tradicional sede do bairro Água Verde.

Em seguida o Grupo Vino! confirmou a notícia, mas, agindo rapidamente, deu uma grande tacada e já anunciou o novo sushiman para o estabelecimento: Douglas Piccoli, o inspirado responsável pelo sucesso do Z. Japanese Bar, a formar frequentes filas na Mercadoteca. E o novo (?) espaço, por consequência, agora se chama Z. Sushi Lounge Bar.

Sushiman Douglas Piccoli troca seu pequeno espaço na Mercadoteca pelo comando do Z. Sushi Lounge Bar, no Batel.
Sushiman Douglas Piccoli troca seu pequeno espaço na Mercadoteca pelo comando do Z. Sushi Lounge Bar, no Batel. | Foto: Valterci Santos

A incompatibilidade de pensamentos entre as partes envolvidas no processo foi a causadora da precoce separação. Enquanto Tikinho focava num cardápio mais formal, à la carte – para deixar o menu-confiança de balcão para o restaurante da Água Verde, onde ele estava sempre mais presente -, o restaurateur Raphael Zanette projetava inserções mais ousadas, não apenas no relacionamento direto entre cliente e sushiman no balcão, mas também na ousadia das criações, mais voltadas ao padrão japonês do que no viés brasileiro dos sushis e correlatos.

Eu, particularmente, sou da turma do balcão, da surpresa de última hora. Aprecio ficar por ali, só observando a criatividade e a destreza do sushiman à minha frente, preparando aquilo que vou consumir logo em seguida. É assim quando degusto as criações de momento do sushiman Douglas Piccoli, sempre na busca de um sabor a mais.

Experiente na área, chegou para o Z. vindo de Florianópolis, onde esteve atrás do balcão do Nipô por um bom tempo. Mas antes esteve no Temaki Art, em Balneário Camboriu, e, em Curitiba, já havia passado por outras casas expressivas do segmento oriental, como o Ippon, que fez muito sucesso na região do Batel, na década passada. Passou também pelo Citra Bar, antes de seguir para Santa Catarina.

Piccoli é daqueles sushimen capazes de surpreender no detalhe do ingrediente e na combinação de itens de cada obra de arte que produz. Vai dar muito certo, seguramente, à frente da nova casa, pois o pequeno espaço que disponha na Mercadoteca já não era suficiente para expor seu talento. O trabalho dele valoriza muito os ingredientes. No começo do mês, realizou um jantar com menu confiança – Omakase - na Mercadoteca que foi um grande sucesso.

Combinado de sashimi de Douglas Piccoli.
Combinado de sashimi de Douglas Piccoli. | Foto: Divulgação.

Junto com a mudança de marca e de chef a casa expande seu conceito, voltando-se para a comida japonesa mais tradicional. Continuam o ambiente descolado de lounge, a seleção musical descontraída, DJs tocando às quintas-feiras, drinques especiais e uma carta de vinhos do Grupo Vino!. Mas a gastronomia vai ter uma pegada de restaurante japonês mais completo, a partir do serviço de balcão, menus confiança, peixes brancos do dia e sugestões a cada instante, conforme os ingredientes disponíveis no momento.

Dá para apostar no êxito da nova ideia. E também para torcer que seja bem mais duradoura que seus antecessores com essa nova proposta. Talento e inspiração não faltam ao sushiman.

O restaurante está aberto de segunda-feira a sábado, a partir das 19h.

O Z. Sushi Louge Bar tem no balcão um dos pontos altos, no contato direto entre o cliente e o sushiman.
O Z. Sushi Louge Bar tem no balcão um dos pontos altos, no contato direto entre o cliente e o sushiman. | Foto: Valterci Santos

Z. Sushi Lounge Bar

Rua Teixeira Coelho, 255 - Batel

Fone: (41) 3015-1003

=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=

Entre em contato com o blog:

Blog anterior: http://anacreonteos.blogspot.com/

Twitter: http://twitter.com/AnacreonDeTeos

E-mail: a-teos@uol.com.br

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]