• Carregando...
Foto: Divulgação/ Bigstock
Foto: Divulgação/ Bigstock| Foto:

Todo mundo adora utilitário esportivo por ser mais alto e robusto, mas esquece que são modelos mais pesados e cujos desenhos apresentam um coeficiente de arrasto geralmente pior. Isso se reflete no consumo.

Elaboramos um ranking para descobrir o SUV mais econômico do mercado com base no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV) pelos testes do Inmetro.

Levamos em consideração apenas modelos flex à venda no Brasil e as médias com etanol e gasolina, em ciclos urbano (U) e rodoviário (R), além da classificação que o próprio PBEV faz, com notas de E (para menos eficientes) até A (máximo de eficiência).

>> A grana tá curta para um SUV compacto? Veja 11 hatches aventureiros

No ranking, aparecem as versões mais econômicas dos modelos.

7. HONDA HR-V 1.8 CVT

Motor1.8 16V de 139/140 cv
Câmbioautomático do tipo CVT
Consumo etanol7,7 km/l (U) e 8,6 km/l (R)
Consumo gasolina11,0 km/l (U) e 12,3 km/l (R)
Nota na categoriaC
Nota geralC

O elogiado Honda HR-V 1.8 automático tem consumo apenas mediano, por isso é o 7º SUV mais econômico. A  performance com etanol na estrada é bem baixa, mas se sai bem com gasolina na cidade.

O HR-V automático com caixa CVT traz o rodar confortável e silencioso, e se mostrou bem mais eficiente que o modelo com câmbio manual, que anotou ciclo urbano de preocupantes 6,7 km/l com etanol e 9,9 km/l, com gasolina. Se bem que o HR-V manual é quase uma lenda urbana…

>> Flagras: novo Peugeot 208 e inédita picape da Fiat já circulam entre nós

6. CITROËN C4 CACTUS 1.6

Motor1.6 16V de 122/115 cv
Câmbiomanual de cinco marchas
Consumo etanol7,7 km/l (U) e 8,9 km/l (R)
Consumo gasolina11,0 km/l (U) e 12,5 km/l (R)
Nota na categoriaC
Nota geralC

O Citroën C4 Cactus tem consumo melhor com motor aspirado do que com o turbinado. O consumo urbano com gasolina é o destaque, mas se ressente de ter pouca força em baixos giros.

Por isso mesmo, na estrada e com gasolina, as médias de consumo das versões automáticas e THP do C4 Cactus são discretamente melhores: 13,0 km/l e 12,6 km/l. Mas para o dia dia na cidade, a aspirada manual é a mais econômica.

5. Nissan Kicks 1.6 CVT

Nissan Kicks produzido em Resende já chega ganhando prêmios
Nissan Kicks produzido em Resende já chega ganhando prêmios| Nissan
Motor1.6 16V de 114 cv
Câmbioautomático do tipo CVT
Consumo etanol7,7 km/l (U) e 9,4 km/l (R)
Consumo gasolina11,4 km/l (U) e 13,7 km/l (R)
Nota na categoriaC
Nota geralB

Mais um caso onde o consumo com câmbio automático CVT se sai melhor do que a transmissão manual, que, no Kicks, só se mostrou discretamente mais eficiente com etanol na cidade.

O Nissan Kicks tem comportamento gradual e suave, o que colabora para um consumo moderado, especialmente na estrada com gasolina.

>> Fiat terá motor turbo só a etanol com consumo igual ou melhor que motor a gasolina

4. JAC T40

Motor1.5 16V de 127/125 cv
Câmbiomanual de cinco marchas
Consumo etanol8,1 km/l (U) e 8,7 km/l (R)
Consumo gasolina11,9 km/l (U) e 12,8 km/l (R)
Nota na categoriaB
Nota geralB

Dispa-se dos estigmas: nem todo carro chinês tem motor beberrão e ruim. O JAC T40 é um exemplo. O Kicks até se saiu melhor que o T40 com gasolina na estrada, mas o importado se revelou mais eficiente no ciclo urbano. Por isso ficou a frente no ranking dos SUVs mais econômicos.

Até porque a marca optou por calibrar a caixa com relações longas justamente para priorizar o consumo, o que confere um desempenho apenas pacato ao T40.

3. FORD ECOSPORT 1.5

| Pedro Bicudo
Motor1.5 12V de 137/130 cv
Câmbiomanual de cinco marchas
Consumo etanol8,3 km/l (U) e 9,0 km/l (R)
Consumo gasolina11,6 km/l (U) e 13,1 km/l (R)
Nota na categoriaB
Nota geralB

O tricilíndrico da família Dragon deu novo ânimo ao veterano Ford EcoSport e o colocou como um 3º SUV mais econômico. E também mais eficiência que o anterior motor Sigma.

Com rodar menos áspero e peças com menor atrito, o EcoSport 1.5 obteve médias de consumo bastante competentes dentro do segmento.

Mas com a caixa manual. O EcoSport com transmissões automáticas foram piores nos testes e a 2.0 com caixa de seis marchas tem consumo bem mais alto a ponto de levar nota E.

>> Governo oficializa as novas regras para tirar a CNH; veja o que muda

2. PEUGEOT 2008 THP

Motor1.6 16V turbo de 173/165 cv
Câmbiomanual de seis marchas
Consumo etanol8,4 km/l (U) e 9,3 km/l (R)
Consumo gasolina12,5 km/l (U) e 13,5 km/l (R)
Nota na categoriaB
Nota geralB

Além de divertida, o 2008 turbo com câmbio manual é a mais econômica da família 2008. A caixa bem escalonada, com a sexta bem longa, casada com o motor THP com injeção direta e força em baixas rotações desde cedo, resultam em um consumo bastante interessante.

Principalmente com gasolina na cidade. Só corra: em outubro a linha 2020 THP do SUV vai adotar apenas a caixa automática de seis velocidades.

>> Como é a pontuação da CNH em outros países; restrição diminui infrações e mortes

1. VOLKS T-CROSS 1.0 TSI

Motor1.0 12V turbo de 128/116 cv
Câmbiomanual de seis marchas
Consumo etanol8,5 km/l (U) e 10,1 km/l (R)
Consumo gasolina12,2 km/l (U) e 14,5 km/l (R)
Nota na categoriaNA
Nota geralNA

O T-Cross repete a boa eficiência dos outros VW que usam os cultuados motores TSI. Com boa disposição em uma ampla faixa de giros, agilidade nas arrancadas e as últimas marchas bem longas, o T-Cross com câmbio manual obteve boas médias de consumo, especialmente na estrada – a propósito, no ciclo rodoviário com etanol foi o único a superar a barreira dos 10 km/l.

SIGA O AUTO DA GAZETA NO INSTAGRAM

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]