| Foto:
  • Por Colégio Everest
  • 26/07/2021 12:51
Ouça este conteúdo

O ensino híbrido é um formato de aprendizagem que alia as metodologias tradicionais e ativas, trazendo para a sala de aula e para o cotidiano do aluno ferramentas e plataformas digitais, como forma de dar mais dinamismo, proatividade e autonomia aos alunos. É preciso entender que este formato é bem diferente do ensino a distância.

Além disso, favoreceinterações horizontais entre alunos e professores e permite uma personalização maior da jornada de aprendizagem, explorando os pontos fortes de cada formato, a fim de garantir a melhor experiência a cada estudante.

4 vantagens do ensino híbrido

1. Desenvolve senso de autonomia nos estudantes

Em uma sala de aula tradicional, os responsáveis por mediar todas as interações e ministrar conteúdos são os professores. Com o ensino híbrido, este processo se inverte. Mesmo que o planejamento letivo e pedagógico parta dos educadores, cabe aos alunos se organizarem para acessar e consumir os materiais ofertados, ampliando e aprofundando a aprendizagem.

2. Otimiza a compreensão das aulas e aproveitamento de conteúdos

Um planejamento híbrido bem elaborado permite que o aluno avance conforme seu próprio tempo. Ou seja, oferece um maior aproveitamento da aprendizagem, garantindo máxima compreensão de cada competência trabalhada. É claro que exige um esforço em conjunto entre educando e educador, mas considerando que os recursos disponíveis são adaptáveis às necessidades do aluno, esse modelo oferece uma experiência melhor ao estudante.

3. Atendimento personalizado a cada aluno

Uma vez que o tempo dos docentes pode ser melhor aproveitado, desde o planejamento à aplicação das disciplinas, eles podem investir ainda mais energia para dar atenção às necessidades individuais de cada estudante. Isso contribui para a identificação de pontos fortes e estímulos às potencialidades de cada aluno.

Além disso, as ferramentas digitais utilizadas também permitem a criação de trilhas de ensino personalizado para cada aluno, a aplicação de atividades e avaliações em outros formatos não convencionais. O uso de plataformas oferece, ainda, maior possibilidade de pais e mães acompanharem o aprendizado do aluno.

4. Permite a exploração de várias metodologias de aprendizagem

Por ter um modelo de aplicação mais flexível, o ensino híbrido também abre portas à adoção de metodologias ativas de aprendizagem, como gamificação, ensino baseado em problemas, sala de aula invertida, ensino baseado em competências, entre outras possibilidades.

Como essas abordagens instigam ainda mais o aluno a ser presente e ativo no processo de construção de conhecimento, elas configuram-se como ganhos à educação e formação dos estudantes.

Colégio Everest utiliza Google for Education

Em sintonia com o que há de mais moderno para garantir a melhor experiência em ensino híbrido, o Colégio Everest é uma escola parceira Google for Education: um sistema especialmente projetado pela gigante da tecnologia Google, que facilita o aprendizado e interações entre estudantes e escolas de forma online.

Acesse para conhecer o Colégio Everest e matricule agora os seus filhos.