| Foto: Divulgação
  • Por Criare Curitiba
  • 26/08/2020 14:45
Ouça este conteúdo

Você sabia que o planejamento de uma cozinha requer atenção a alguns critérios importantes para garantir o conforto e a segurança? Com a integração com outros espaços sociais, ela ganhou adaptações no mobiliário e até novas cores.

O primeiro passo é definir quais equipamentos serão usados no ambiente, explica a arquiteta Camila Bigolin. “Se você usar uma geladeira side by side, ela fará toda a diferença por causa do tamanho”, diz.

A altura das pessoas que vão usar a cozinha também é essencial. Ela lembra que no caso do micro-ondas, por exemplo, ele tem que estar na altura correta para evitar acidentes. A mesma situação com a altura do fogão. No caso da bancada da pia, existe uma medida padrão, mas Camila argumenta que você deve levar em conta a altura das pessoas para poder proporcionar conforto.

Integração em alta

A integração da cozinha está em evidência. Lanessa Fontana, da Criare Curitiba, explica que ela pode ser feita em plantas de qualquer tamanho. “Nas menores é essencial porque um espaço pequeno muito dividido dá a sensação de ser ainda menor”, afirma. No caso de ambientes mais espaçosos, a integração cai bem porque aproxima a família. “Antes, com muitas salas divididas -- de TV, estar, jantar -- esses ambientes acabavam sendo pouco usados. Hoje mais integrado, aproxima”, diz.

Uma grande dúvida que existe com relação à cozinha integrada é o cheiro da comida. Lanessa comenta que hoje as coifas estão mais potentes. Mas, uma alternativa é o fechamento da cozinha com portas de vidro ou grandes painéis, que permitem o abrir e fechar quando necessários.

As ilhas também têm sido muito pedidas. “Fazemos ilhas como bancada para banquetas e mais funcionais, com pia ou cooktop, dando um efeito mais gourmet”, explica Lanessa. Para quem prefere, é possível fazer um desnível para esconder a pia.

A variedade de materiais é muito grande, indo do quartzo, passando pelo silestone e granitos até mármores usados para este fim e porcelanato. No caso do porcelanato você ainda consegue efeito similar a pedras, alvenaria e cimento queimado, por exemplo. Outra alternativa é a madeira teca, que fica legal e tem boa durabilidade.

Para deixar a cozinha organizada, já que ele ficará mais à mostra, Lanessa sugere armários mais fechados – até para guardar os eletroportáteis. Você sabia que existe a opção de escorredores de louça dentro dos armários? Quer coisa mais prática?

Para mostrar itens como peças de cristal ou jogos de jantar, a arquiteta Camila sugere que se usem cristaleiras -- com luz interna melhor ainda. “Prateleiras de vidro ajudam na organização porque você pode visualizar o que está no fundo”, completa.

Quanto às cores, o cinza tem se sobressaído. Em tons claros e escuros. Lanessa explica que cores escuras enganam porque mostram mais a poeira e até a gordura das mãos. A dica é usar cores escuras em peças verticais. Em relação às pedras, claras mancham mais fácil. “Use os meio tons”, ensina.

Vale apostar também em texturas nos armários. Lanessa lembra que a textura de trama é a mais comum. Além dos amadeirados, existem os lisos. “Existem padrões que simulam cimento queimado, aço corten, concreto e até têxtil (linho). Eles emprestam um ar diferente”, completa.

A Criare Curitiba é loja exclusiva da marca Criare – fábrica moveleira que fica em Bento Gonçalves (RS) -- em Curitiba, Região Metropolitana e Litoral. A Criare Curitiba Seminário fica na Av. Iguaçu, 4094 – (41) 3042-2121 e a do Alto da XV fica na Av. Souza Naves, 383 – (41) 3029-8884.