Ambientes corporativos tornam-se mais humanos e confortáveis com móveis adequados, como esses da SCA Curitiba| Foto: Eduardo Liotti/Divulgação/SCA Curitiba
  • Por SCA
  • 18/01/2021 11:53
Ouça este conteúdo

Você já parou pra pensar que os espaços também transmitem emoções? Em um tempo em que muito se fala sobre empatia, tentar entender os sentimentos do outro para compreender a sua realidade é o que move as pessoas. E isso também se estende aos ambientes, afinal, por meio de uma decoração, é possível que um espaço se torne mais humano, confortável e, principalmente, acolhedor.

“As sensações transmitidas por meio do ambiente são muito importantes para que haja um sentimento de segurança e pertencimento por parte das pessoas”, afirma o arquiteto Fabio Petillo. Ele explica que é comum que essa técnica seja aplicada em ambientes corporativos com atendimento relacionado à saúde, como clínicas e hospitais.

Desde a recepção, o intuito é trazer para o ambiente as sensações de segurança e pertencimento| Foto: Eduardo Liotti/Divulgação/SCA Curitiba

Foi o que aconteceu na decoração das salas de uma clínica especializada em próteses, órteses e cadeiras de rodas, a Ottobock. Para a criação desse espaço com um viés mais humanizado, o arquiteto precisou escolher móveis especializados e de qualidade superior que transmitissem isso. “Como a Ottobock trabalha com a superação humana, existe essa relação do ambiente com o paciente. A clínica quer passar essa ideia de acolhimento”, afirma Petillo.

A clínica especializada em próteses, órteses e cadeiras de rodas da Ottobock trabalha com a ideia de superação | Foto: Eduardo Liotti/Divulgação/SCA Curitiba

Com tudo isso em mente, o arquiteto escolheu os móveis planejados exclusivos e de alto padrão da SCA Curitiba para decorar cinco unidades da Ottobock no Brasil. Ele optou por referências escandinavas e high tech, sempre buscando trazer o clima de acolhimento no ambiente por meio do mobiliário. Segundo ele, essas referências trazem a sensação de lúdico e tecnológico, que é o objetivo das clínicas. Na unidade de Porto Alegre da Ottobock, o arquiteto utilizou um balcão feito pela SCA com tampo curvo em corian. Segundo ele, esse produto exclusivo traz um diferencial muito grande para a concepção do ambiente. Além disso, outros armários da SCA com tonalidade branca e cinza também foram utilizados. “A escolha dos tons também remete a essas características. Portanto, conseguimos um ambiente que mostra a inovação dos produtos oferecida pela marca e também passa segurança e humanização”, conclui o arquiteto.

Na unidade de Porto Alegre da Ottobock, o arquiteto utilizou para a recepção um balcão feito pela SCA com tampo curvo em corian| Foto: Eduardo Liotti/Divulgação/SCA Curitiba

O arquiteto ainda cita a possibilidade de desenvolvimento de projetos únicos e personalizados em parceria com a SCA. Para ele, a empresa possibilita a relação dos móveis e da decoração com os acontecimentos e as necessidades pelas quais a população passa no momento.

Higiene e segurança

Um ponto especificado pelo arquiteto no projeto diz respeito à higiene, já que em tempos de pandemia, os espaços passaram a exigir ainda mais preocupação com a saúde e a segurança. “Os acabamentos dos móveis da SCA são antibactericidas e com superfícies menos porosas. Isso evita o acúmulo de impurezas e bactérias”, informa o arquiteto.

A higiene dos móveis é um dos pontos de destaque, pois eles contam com proteção antiviral e antibacteriana| Foto: Divulgação/SCA Curitiba

Ele explica que na SCA encontrou painéis de madeira com nova proteção antiviral e antibacteriana, que contêm um produto com solução de íons de prata. Tal substância age contra o efeito viral, inclusive do coronavírus. O produto, que segue as recomendações da Anvisa, tem 99% de inativação viral já no primeiro minuto, atingindo 99,9% em poucos minutos.

Você poderá encontrar esses e outros diferenciais no novo showroom que a SCA está preparando. Um espaço moderno, pensado e projetado para o futuro. Fique atento à data de lançamento aqui na Haus.