Chegada de pacientes de Rondônia ao Paraná em voo da FAB na madrugada desta terça-feira (26)| Foto: Divulgação/Prefeitura de Curitiba
Ouça este conteúdo

Um grupo de 13 pacientes com Covid-19 chegou a Curitiba na madrugada desta terça-feira (26) vindo do estado de Rondônia, onde o sistema de saúde entrou em colapso nos últimos dias. Transportados em uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB), os pacientes passaram por acolhimento, triagem e classificação em tendas montadas na pista do Aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na região metropolitana, onde desembarcaram por volta de 1h30.

CARREGANDO :)

As principais notícias do Paraná pelo WhatsApp

De lá, foram encaminhados em ambulâncias para duas instituições na capital paranaense: o Hospital Vitória, que recebeu cinco homens e cinco mulheres, e o Instituto de Medicina do Paraná, que atenderá outras três mulheres.

Publicidade

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o paciente mais jovem do grupo tem 21 anos, e o mais velho, 79. Dos 13 internados, nove têm menos de 60 anos. Curitiba aguarda a confirmação da transferência de um novo grupo de pacientes rondonienses.

Ao todo, a cidade disponibilizou 30 leitos para ajuda humanitária. O Departamento de Urgência e Emergência (DUE) da SMS e equipes dos hospitais estão mobilizados para o acolhimento, segundo a prefeitura.

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]
Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]