i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Indefinição no Rio

Quais eleitores Crivella, Martha ou Benedita precisam conquistar para ir ao 2º turno

  • 10/11/2020 11:04
Os candidatos Marcelo Crivella (Republicanos), Delegada Martha Rocha (PDT) e Benedita da Silva (PT).
Os candidatos Marcelo Crivella (Republicanos), Delegada Martha Rocha (PDT) e Benedita da Silva (PT).| Foto: Reprodução/Facebook

A poucos dias do primeiro turno das eleições, o cenário na disputa pela prefeitura do Rio de Janeiro segue indefinido. Por um lado, os levantamentos de intenção de voto mostram que Eduardo Paes (DEM) deve ir ao segundo turno do pleito: desde o início de outubro, o ex-prefeito aparece com cerca de 30% das intenções de voto nas pesquisas do Ibope.

A dúvida, porém, recai sobre quem deve ocupar a outra vaga na segunda etapa da disputa. Três candidatos aparecem competitivos: o atual prefeito, Marcelo Crivella (Republicanos); a deputada estadual Martha Rocha (PDT); e a deputada federal Benedita da Silva (PT). No último levantamento do Ibope, divulgado na segunda-feira (9), os três têm 15%, 14% e 9% das intenções de voto, respectivamente. Com a margem de erro, estão tecnicamente empatados.

Ao examinar mais de perto os dados do Ibope, é possível ver em quais segmentos cada um dos candidatos está com vantagem – e, consequentemente, em quais precisam "roubar" votos dos adversários para chegar ao segundo turno. Veja os detalhes:

Crivella tem expressão entre evangélicos, eleitores com menos escolaridade e mais pobres

No caso de Marcelo Crivella, a força está entre os evangélicos. Segundo os dados do Ibope, as intenções de voto para o prefeito chegaram a 31% nesse segmento na pesquisa mais recente. No início de outubro, ele havia marcado 26% entre esses eleitores. Martha Rocha e Benedita da Silva, por outro lado, têm apenas 13% e 7% das intenções de voto entre os evangélicos, respectivamente.

Considerando a escolaridade, Crivella também está à frente entre os que têm apenas o Ensino Fundamental. O prefeito marcou 22% entre esses eleitores na última pesquisa do Ibope, contra 11% de Martha Rocha e os mesmos 11% de Benedita.

A margem de Crivella aparece, ainda, entre os que ganham até um salário mínimo: nesse caso, o prefeito tem 21% das intenções de voto – crescimento de 8 pontos em relação ao início de outubro. Martha Rocha marcou 12%, e Benedita, 14%. A candidata do PT, no entanto, também cresceu entre os que ganham até um salário. No início da campanha, ela tinha 8% das intenções de voto entre esses eleitores.

Martha Rocha e Benedita cresceram entre mais jovens, enquanto Crivella permaneceu estável

Um dos desafios de Crivella, por outro lado, está em reverter o crescimento que tanto Martha Rocha quanto Benedita da Silva tiveram entre eleitores mais jovens. Considerando os que têm de 16 a 24 anos, Martha Rocha cresceu 9 pontos durante a campanha, de 5% para 14%. Já Benedita da Silva foi de 6% a 12%.

Crivella chegou a crescer entre os mais jovens, indo de 14% no início de outubro para 18% no dia 15. Mas, na última pesquisa do Ibope, o candidato do Republicanos voltou aos mesmos 14%.

Candidata do PDT cresceu entre mais ricos e também é forte entre os que têm Ensino Superior

Outro segmento em que Martha Rocha ganhou votos, enquanto Crivella e Benedita permaneceram estáveis, foi o de eleitores mais ricos. Entre os que ganham mais de 5 salários mínimos, de acordo com o Ibope, a candidata do PDT foi de 4% das intenções de voto no início de outubro para 16% na última pesquisa. Crivella e Benedita, por sua vez, marcaram 7% e 8%, permanecendo estáveis, dentro da margem de erro, ao longo da campanha.

Martha também tem expressão entre os mais escolarizados: no levantamento mais recente do Ibope, ela marcou 17% das intenções de voto entre os que têm Ensino Superior (crescimento de 6 pontos em relação ao início de outubro). Nesse grupo, Crivella tem 10%, e Benedita da Silva, 8%.

Metodologia das pesquisas citadas na reportagem

  • A pesquisa do Ibope, encomendada pela TV Globo, ouviu 805 eleitores no Rio de Janeiro entre os dias 30 de setembro e 2 de outubro de 2020. O nível de confiança do levantamento é de 95%, e a margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob a identificação RJ-08365/2020.
  • Sob encomenda da TV Globo, o Ibope ouviu 1.001 eleitores do Rio de Janeiro entre os dias 13 e 15 de outubro. O levantamento tem nível de confiança de 95%, com margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob a identificação RJ-09221/2020.
  • Sob encomenda da TV Globo, o Ibope ouviu 1.204 eleitores do Rio de Janeiro entre os dias 28 e 30 de outubro de 2020. O levantamento tem nível de confiança de 95%, com margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob a identificação RJ-09598/2020.
  • Sob encomenda da TV Globo, o Ibope ouviu 1.204 eleitores do Rio de Janeiro entre os dias 7 e 9 de novembro de 2020. O levantamento tem nível de confiança de 95%, com margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob a identificação RJ-01518/2020.
1 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 1 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • R

    Rubens Albuquerque

    ± 0 minutos

    Infelizmente Fred Luz não tem chance. Que consigamos eleger vereadores do NOVO.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso