• Carregando...
 |
| Foto:

O primeiro-ministro britânico, Gordon Brown, disse, neste domingo, que os britânicos não vacilarão e nem se deixarão intimidar por "pessoas associadas à Al-Qaeda", ao mesmo tempo que reconheceu o caráter "duradouro e sustentado" da ameaça terrorista.

Em declarações à rede BBC, Brown, que em cinco dias no cargo já enfrentou o desafio de três incidentes terroristas, assegurou que ninguém conseguirá "sufocar o estilo de vida britânico".

Referindo-se aos dois atentados frustrados com carros-bomba da madrugada de sexta-feira, em Londres , e ao ataque de dois supostos terroristas contra o aeroporto de Glasgow , nesse sábado, Brown afirmou:

- Está claro que temos que enfrentar, em termos gerais, pessoas associadas à Al-Qaeda.

O líder trabalhista atribuiu esses ataques a "um grupo de pessoas, não apenas neste país, mas em todo o mundo, que está disposta a fazer o máximo de dano aos civis para alcançar seus objetivos".

Segundo Brown, a resposta não pode ser somente militar, policial e de seguranças, mas deve incluir medidas para ganhar "os corações e as mentes" dos muçulmanos comuns e separar os extremistas da maioria respeitosa das leis".

O sucessor de Tony Blair se mostrou contrário àqueles que afirmam que os terroristas estão motivados apenas pela raiva que provoca a presença militar britânica no Iraque e no Afeganistão.

Esses indivíduos - disse o primeiro-ministro - estão cheios de ressentimento contra a sociedade e, particularmente, contra os valores das pessoas decentes de qualquer religião.

- Com a independência do Iraque, com a independência do Afeganistão e com a independência que ocorre em distintas partes do mundo, há uma organização internacional que tenta inflingir o máximo de dano aos civis em perseguição de um objetivoterrorista totalmente inaceitável para a imensa maioria.

Caça a terroristas continua

Cinco pessoas foram detidas até agora com relação com os incidentes terroristas deste fim de semana em Londres e Glasgow, que poderiam causar um novo massacre em solo britânico, confirmou, neste domingo, a polícia.

Os primeiros detidos foram os dois homens que, no sábado, investiram com um carro em chamas contra a porta do Terminal 1 do aeroporto de Glasgow, numa tentativa de provocar uma mortífera explosão no interior saguão. O jeep utilizado pelos terroristas levava em seu interior vários galões de gás propano, semelhantes aos encontrados nos carros-bomba utilizados nos atentados frustrados de Londres, na sexta-feira, o que reforça as suspeitas de uma conexão entre eles.

A polícia escocesa confirmou que está realizando neste domingo uma grande operação de busca em casas nas imediações de Glasgow .

Desde sábado, a polícia deu início a uma caçada aos suspeitos de abandonar carros com explosivos . Há relatos de que câmeras de vigilância da cidade registraram imagens claras de um homem saindo de um dos veículos - o que foi encontrado na madrugada de sexta-feira diante da casa noturna Tiger Tiger, onde 800 pessoas se divertiam e trabalhavam. Um dos que estavam na casa noturna aquela noite era o estudante brasileiro T. G., de 22 anos, assistente de barman.Policiais realizam a perícia no local onde um carro em chamas atingiu o terminal do aeroporto de Glasgow/Reuters

Em entrevista ao GLOBO ONLINE, o carioca contou que um segurança desconfiou do forte cheiro de gás que emanava do carro parado numa área normalmente ocupada por táxis.

De acordo com os principais jornais britânicos, as boates foram alertadas há poucos dias que poderiam se tornar alvo de atentados terroristas.

A Scotland Yard decidiu dar prioridade total à segurança em três importantes eventos na capital britânica, neste fim de semana , depois da descoberta de duas tentativas de atentados terroristas, com a utilização de carros-bomba.

Um dos eventos que deve reunir maior número de participantes é a Parada Gay, onde são esperadas cerca de 500 mil pessoas no trajeto entre Baker Street e Trafalgar Square. O outro é o tradicional torneio de tênis, em Wimbledon.

Aeroportos

Autoridades britânicas fecharam neste domingo um dos terminais do aeroporto de Heathrow, em Londres, devido a um pacote suspeito, informou a polícia londrina. O pacote estava na saída do terminal 3, que recebe passageiros de vôos internacionais.

Policiais fecharam por um breve período o terminal da American Airlines no aeroporto internacional Jonh F. Kennedy , em Nova York, neste domingo, depois que um pacote suspeito foi encontrado.

Os aeroportos americanos verão uma crescente presença de policiais locais e de agentes federais de segurança em meio a um aumento de vigilância depois de uma explosão em Glasgow e um alerta de bomba em Londres, informou a Casa Branca no sábado.

Mais cedo, centenas de vôos do aeroporto de Ibiza, na Espanha, foram cancelados devido uma ameaça do grupo terrorista ETA. A suspeita foi levantada pelo jornal basco "Gara", que disse ter recebido um telefonema anônimo alertando para uma bomba colocada no aeroporto. Mas, de acordo com a polícia, a ameaça não passou de uma alarme falso .

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]