Seu app Gazeta do Povo está desatualizado.

ATUALIZAR

PUBLICIDADE
  1. Home
  2. Mundo
  3. Fundador do Facebook diz que ligou para Obama para reclamar da NSA

Espionagem

Fundador do Facebook diz que ligou para Obama para reclamar da NSA

Agência dos EUA teria desenvolvido um malware capaz de coletar automaticamente dados de milhões de computadores ao redor do mundo

  • Folhapress
 
0 COMENTE! [0]
TOPO

O fundador do Facebook, Mark Zuckerberg, publicou nesta quinta-feira (13) uma mensagem em seu perfil na rede social, afirmando que ligou para o presidente dos EUA, Barack Obama, a fim de expressar sua "frustração pelo estrago que o governo está criando para todo nosso futuro".

No post, Zuckerberg dá a entender que conversou com Obama sobre as recentes revelações de que a Agência Nacional de Segurança (NSA) dos Estados Unidos teria desenvolvido um malware capaz de coletar automaticamente dados de milhões de computadores ao redor do mundo.

"Estou muito confuso e frustrado por causa dos relatos repetitivos sobre o comportamento do governo americano", escreveu ele. "Quando nossos engenheiros trabalhavam incansavelmente para melhorar a segurança [do Facebook], imaginamos que estamos protegendo [nossos usuários] de criminosos, não do nosso próprio governo."

O suposto malware desenvolvido pela NSA foi apresentado em um artigo escrito pelo ex-repórter do jornal britânico The Guardian Glenn Greenwald, junto com o também jornalista Ryan Gallagher, para o site The Intercept, com base em um documento vazado por Edward Snowden, ex-técnico da agência de segurança.

Segundo o documento, o malware, capaz de coletar áudio dos microfones dos computadores e tirar fotos com a webcam, pode ser instalado em oito segundos. O governo teria aumentado "em escala industrial" o uso do programa malicioso a partir de 2010 antes, ele era usado apenas em alvos específicos.

8 recomendações para você

deixe sua opinião

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE