i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Editorial

Arthur Lira e o Centrão no comando da Câmara

  • PorGazeta do Povo
  • 02/02/2021 18:05
O novo presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL)
O novo presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL).| Foto: Agência Câmara

O presidente Jair Bolsonaro e o Centrão conseguiram uma vitória importante na noite de segunda-feira, dia 1.º. Seu candidato à presidência da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), venceu a disputa já no primeiro turno, com 302 votos, mais que o dobro do segundo colocado, Baleia Rossi (MDB-SP), que tinha o apoio do até então presidente da casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ) e de um bloco de partidos que incluía legendas mais à esquerda no espectro político. Na verdade, só mesmo aqueles diretamente envolvidos com o grupo vencedor têm motivos para comemorar, pois não é nada animador para o país ver no comando de uma das casas do Congresso Nacional alguém que é réu por corrupção em duas ações no Supremo Tribunal Federal.

A disputa começou bem mais acirrada do que o resultado final demonstrou e, se Lira conseguiu uma vitória folgada, é porque o Planalto usou o argumento favorito de dez entre dez presidentes da República em situações como esta: a liberação de emendas parlamentares ou recursos para obras e investimentos nos redutos eleitorais dos “indecisos”. De acordo com uma planilha obtida pelo jornal O Estado de S.Paulo, R$ 3 bilhões do Ministério do Desenvolvimento Regional foram colocados à disposição de 285 parlamentares – deputados e senadores – para que escolhessem o destino do dinheiro.

Que Lira atuará como escudeiro de Bolsonaro parece evidente. O que mais o novo presidente da Câmara será capaz de entregar?

Apoiadores do presidente Bolsonaro dirão que isso nada mais é que lutar com as armas que estão à disposição. Mas não há diferença alguma entre essa troca de apoio por verba para redutos eleitorais e aquilo que foi feito, por exemplo, quando Dilma Rousseff usou um decreto para condicionar uma liberação de verbas à aprovação de um projeto que lhe permitia dar um “golpe fiscal” em 2014; ou o balcão montado por Lula em Brasília para minar o apoio ao impeachment de Dilma, tanto entre os deputados quanto entre os senadores, usando emendas parlamentares e cargos; ou a negociação de postos de segundo e terceiro escalões no próprio plenário da Câmara enquanto se desenrolava a votação da primeira denúncia contra Michel Temer, em agosto de 2017.

O que era imoral antes continua sendo agora. Tanto é assim que, diante do fato de a liberação dos R$ 3 bilhões ter sido lembrada por vários dos candidatos no tempo que tiveram à disposição na noite de segunda-feira, restou ao deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) recorrer à falácia do tu quoque, que consiste em desviar o foco mostrando que o mesmo comportamento já ocorreu em outras ocasiões, inclusive da parte dos que agora o criticam: “A oposição pagou o mensalão, o petrolão, não tem moral para nada”, afirmou a jornalistas pouco antes da sessão. É verdade que o petismo, ainda que não tenha inventado a corrupção ou o toma-lá-dá-cá, elevou essas práticas ao estado da arte, e atacar estratégias das quais o partido abusou no passado sem ter feito a devida autocrítica cheira a hipocrisia; mas, como o proverbial relógio quebrado que acerta as horas duas vezes por dia, a crítica à maneira usada pelo Planalto para angariar votos a Lira tem fundamento, venha de quem vier.

Que Lira atuará como escudeiro de Bolsonaro, livrando-o de qualquer incômodo na forma de um processo de impeachment, parece evidente – a não ser que o Centrão fareje alguma fraqueza e a use para se tornar o parceiro mais forte da relação, exigindo mais e mais do presidente para manter sua lealdade, como ocorreu com Temer. O que mais o novo presidente da Câmara será capaz de entregar? Dado o histórico de Lira, há pouca ou nenhuma esperança de ver prosperar a pauta anticorrupção – e continua a ser inexplicável a preferência de Bolsonaro por alguém que representa o oposto de parte importante do ideário que o levou à Presidência em 2018. Restam os outros temas importantes: Lira conseguirá, por exemplo, destravar a pauta liberal e articular seu grupo em torno da aprovação das reformas macroeconômicas, dos marcos legais, das privatizações? Fará andar a pauta de costumes, que Rodrigo Maia sufocou por decisão unilateral ao longo dos últimos dois anos? Se fizer tudo isso – e, para o bem do país, é o que esperamos que ocorra –, ao menos algo de bom terá advindo desta eleição tão decepcionante.

42 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 42 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • I

    Ilques Sandes de Melo

    ± 22 horas

    A alternativa seria deixar a oposição e desafetos chegar a presidência da Casa e continuarmos na mesma. Existem alguns "custos" que infelizmente temos que pagar para aos poucos eliminarmos essas práticas de nossa democracia. Paciência é uma virtude.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • L

      Leonardo Fialho

      ± 22 horas

      Boa noite! Também não entendo a posição do Gazeta do Povo, não adianta vir com a desculpa, são os jornalistas, não é a opinião do jornal! À frente está o nome do jornal, me decepciona uma matéria desse tipo! Quem elegeu os Deputados Federais não foi o Pres. Jair Bolsonaro, foi o povo! Portando, qualquer um poderia se candidato. Pelo menos acabou a chantagem, o endurecimento das propostas do governo, o pais agora vai andar para frente com crescimento e desenvolvimento! Mimimi da mídia, estou cansado, não contribuem, só criticam!!!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • F

        Fabiano

        03/02/2021 19:14:34

        Se esta fosse uma matéria qualquer, nem comentaria. Mas como se trata de editorial , cabe pergunta à Gazeta: qual é a sua posição? A favor dos ratos do estabilishment de sempre? O presidente deveria ficar mais 2 anos vendo um presidente da câmara sentar encima da pauta e ficar criando factoides diários ? Ser chantageado diariamente com pedidos de impeachment esdrúxulos ? Ou articular para a que o legislativo tenha líderes que se preocupem com uma pauta positiva e que prezem a Harmonía e a independência entre os poderes, como ficou demonstrado hoje. Esse editorial só valeu a pena por ser o primeiro sem foto do Nhonho e por ver os dorianetes e mortadelas ouriçados nos comentários...

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • F

          Franendireita Br

          ± 24 horas

          Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • B

            BP

            03/02/2021 16:54:07

            Será mesmo que "só os diretamente envolvidos" têm motivos para comemorar as eleições na Câmara e no Senado? Quais são os fatos que embasam o impeachment e a necessidade de um "escudeiro"? Esse editorial "torcia" pelo procedimento? Como, se não há apoio popular para essa medida, conforme pesquisa recente. Essas eleições representaram o descrédito das estultices de Rodrigo Maia & Cia [+Ed GDP?], sendo a oportunidade de vermos o Congresso Nacional trabalhar em prol dos reais interesses nacionais. E vimos isso no dia seguinte da publicação, com a assinatura de declaração conjunta pelos eleitos e durante reunião com o PR, onde pregaram que o CN "deve ser sinônimo de solução e não de problemas".

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • C

              Cidadão Brasileiro

              ± 24 horas

              Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • C

                Cidadão Brasileiro

                ± 24 horas

                Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • G

                  Gonzaga

                  03/02/2021 15:52:45

                  Tirando umas escorregadas neste editorial da gazeta gostei do posicionamento no último parágrafo. Não vai dar pra consertar em 2 anos os estragos que o nhonho fez. Mas se Lira pautar alguns temas importantes que a oposição cruxificou o Bolsonaro já prepara um bom terreno pra 2022. E no senado se alguns ministros do STF for pego de calças na mão que de andamento no Impecheament pra assustar o pretório excelso

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • A

                    ALEX

                    03/02/2021 17:48:45

                    Ao lembramos da frase do moribundo Heleno: "Se gritar pega centrão, não fica um meu irmão", nos resta inferir duas situações: ou o governo Bolsonaro se aliou aos bandidos ou bandido é. Não tem meio termo. Aliás, por onde anda o falastrão do ministro do GSI, Heleno, já que está tão silencioso em relação aos novos parceiros do bozó. HELENO, aparece! Dá um mínimo sinal de vida, de dignidade.

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • S

                      Sr. Walker

                      03/02/2021 14:40:42

                      Viva. Com esse novo legislativo somando forças ao executivo, finalmente vamos entrar na Idade Média, ou Idade das Trevas, como preferirem. Aleluia Senhor. Vamos passar a sacolinha. Palmatória nas escolas.

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      • O

                        Osvaldo Souza

                        03/02/2021 14:30:12

                        Para muitos torcedores do contra, melhor seria que na mesa diretora estivessem o PT, PSTU, e os outros partidos da oposição. Aí seria o melhor dos cenários para que o país fosse um desastre. Por mais que haja problemas na câmara e tem, é bom lembrar que foram os brasileiros que escolheram esses deputados e senadores. Portanto, já está mais do que na hora de respeitarmos o resultado das urnas e deixar esse povo tentar acertar. O que não pode ocorrer é o que fez o Senhor Rodrigo Maia que durante dois anos tratou de interferir em tudo, prejudicar com suas decisões os brasileiros. Precisamos de uma agenda para o Brasil. É hora de cada brasileiro cobrar de seu deputado responsabilidades.

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        1 Respostas
                        • C

                          Cidadão Brasileiro

                          03/02/2021 16:03:57

                          Osvaldo: vc já mordeu a isca e engoliu o anzol.... aguarde que a linha logo estica.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                      • J

                        João Martins Donizete

                        03/02/2021 14:29:04

                        Concordo que Lira não é o ideal. Mas, só daquele Pária alcunhado botafogo ter perdido a boquinha e sua empáfia já foi uma boa coisa. Esse cara o tempo agiu como opositor, conspirador e engavetador de projetos. Pior: deixou várias MPs caducarem, inclusive MPs de desonerações ao cidadão. Com o apoio maciço da grande mídia que lhe abriu as portas ele se sentiu o primeiro Ministro. Daí amiúde criticava todos do executivo. Por outro lado, passava o pano para o embaixador chinês numa subserviência sem paralelo. Em suma, de um péssimo e sabotador para um menos ruim já é um ganho.

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        • S

                          Svetlana Yurievna Tchekov

                          03/02/2021 14:04:49

                          Enfim o Bolsonaro mostrando a sua verdadeira face aos seus cegos seguidores. Tudo em que eles acreditavam era mentira, apesar de que as pessoas normais jamais acreditaram em uma palavra do que ele pregava. E agora, minions? A cegueira passou? Não? Então não era cegueira. Era burrice mesmo!

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          • I

                            irineu umberto librenza

                            03/02/2021 13:28:47

                            Para mim este editorial da GP é uma agradável surpresa. Lúcido e duro. Parabéns.

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            • J

                              Joao Jose da Silva

                              03/02/2021 13:13:55

                              Lira e essa mesa diretora so pensam numa coisa ...Auxilios Emergenciais..Bolsa Familia ...negocio é conseguir votos no nordeste !!!!! Bozo vai acordar e o Centrao ja tirou Guedes e outros que falam em rigor fiscal ..Brasil ..onde o dolar nao para de subir ...por falta de credibilidade !!!!

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              • A

                                Altamiro Pimenta Filho

                                03/02/2021 11:55:35

                                É lamentável que vcs da imprensa só conseguem ver defeitos em tudo que governos fazem para tentar governar no meio de tantas incoerências e até mesmo atos pouco éticos. Mas quem nesse país pode bater no peito e se declarar 100% ético. Essa cantilena é muito característica das esquerdas para falar dos outros. Outra coisa; estou pagando pra ler essa publicação para ler coisas coerentes e sem a tutela da grande mídia como globo, Estadão, e outros da mesma classe, que não deixaram Themmer preparar o país para o futuro. Se for pra ler citações dessa imprensa canalha que trabalha contra o país, gostaria de ser avisado, pra economozar meus trocados e fugir da tutela de pensamentos da imprensa globa

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                2 Respostas
                                • C

                                  Carlos Gonçalves Neves da Silva

                                  ± 4 horas

                                  Credo!A análise espelha a mais absoluta realidade.Ou não?Liberar emendas,mesmo sendo legal com o visível intuito de cooptar votos,,é o quê?Respondo:imoral!Voltamos à velha política do toma-lá-dá-cá.E este governo ,o tempo dirá,se tornou refém dos “humores “ do fisiológico e corrupto Centrão.Aprenda,moço,a fazer uma leitura racional dos fatos.

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                • I

                                  irineu umberto librenza

                                  03/02/2021 13:31:16

                                  Vai, Altamiro,vai assistir as fake news do Bozo.

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                              • J

                                JP

                                03/02/2021 11:20:04

                                Parabéns pelo editorial lúcido Gazeta. Não se pode justificar nem passar o pano numa escolha tão suja como Arthur Lira. Bolsonaro repetiu o pior do pior do PT.

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                • A

                                  AMAURI

                                  03/02/2021 11:11:49

                                  De certa forma, é o fim anunciado de Bozo e sua turma. Acabaram-se as desculpas e mentiras, não tem para onde correr, já que incompetência não tem cura.

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  • J

                                    Joamar

                                    03/02/2021 11:01:27

                                    Eu também concordo com a Gazeta do Povo. Porém não sei qual seria a melhor estratégia, visto que o residente estava fechado, solitário politicamente, eu acho que seria difícil escolher alguém limpo e depois perder projetos importantes por mais dois anos. Acho que ele teve que escolher qual o menos pior. Porque acho que os deputados não escolheriam alguém limpo ali. E mesmo alguém tão limpo, creio que seria difícil tocar a pauta anticorrupção com uma casa onde a maioria tem rabo preso.

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                    • F

                                      Freitas

                                      03/02/2021 11:00:54

                                      Com esse pessoal mafioso do CENTRÃO,lógico e evidente que reformas estruturais não avançarão. Venda de estatais? Podem esquecer.Prisão em segunda instância e fim do foro? Nem pensar. Quem Jair Bolsonaro culpará pelo possível fracasso? Rodrigo Maia já saiu. E tem mais um evento importantíssimo: em setembro deste ano Marco Aurélio de Mello terá que se afastar do STF. Se Jair Bolsonaro indicar alguém que seja contra a prisão em segunda instância, nem o seu mais fanático seguidor o perdoará. E, se indicar um que seja a favor da prisão, o STF terá maioria para voltar à prisão em segunda instância. Daí, os ratos que dominam o CENTRÃO não perdoarão Bolsonaro. SINUCA DE BICO. O TEMPO, O TEMPO DIRÁ.

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                      2 Respostas
                                      • C

                                        Cidadão Brasileiro

                                        03/02/2021 16:08:21

                                        Carlos: o povo que, como vc, acreditou nas fake news que o seu mito mandou em massa - aliás, ainda acredita. Fim da lava jato foi HOJE tb.

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                      • C

                                        Carlos Roberto

                                        03/02/2021 13:11:36

                                        Mafioso ou não, quem colocou esse pessoal lá foi o povo. É o que temos para dar rumo ao país. Cabe ao presidente mitigar os riscos da aproximação. O que interessa é que o Brasil e seu povo prospere.

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                    • C

                                      CSG

                                      03/02/2021 10:53:53

                                      As apostas foram feitas, a sorte esta lançada.

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                      • T

                                        Tupinambá

                                        03/02/2021 10:43:56

                                        O regime presidencialista no Brasil, com mais de 25 partidos no Congresso, implica em uma necessária articulação política! A liberação de emendas parlamentares é um instrumento legítimo, bem diferente de mensalão e Petrolão! O editorial tenta desqualificar o novo presidente da Câmara, mas esquece que tivemos Renan Calheiros como presidente do Senado em 2 legislaturas e o dito cujo só tem 7 processos no STF que estão paraplégicos, e toda mídia o idolatrava! Arthur Lira é uma esperança para o povo brasileiro que deseja as mumificadas reformas que pairam nas gavetas do antigo presidente!

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                        3 Respostas
                                        • E

                                          eneida

                                          03/02/2021 13:59:19

                                          E Rodrigo Maia, queridinho da imprensa, apelidado Botafogo na planilha da Odebrecht, está limpinho?

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                        • M

                                          Maurício

                                          03/02/2021 11:14:59

                                          Doidinho pra poder votar em presidiário e vem falar q os outros nao tem memória.

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                        • C

                                          CSG

                                          ± 24 horas

                                          Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                      • L

                                        Luisa

                                        03/02/2021 10:37:28

                                        Assistimos, de camarote, 2 dos 3 poderes "independentes" se unirem para neutralizar as ações do executivo; leis restauradoras de bons princípios se transformarem em pesadelos; a constituição ser "interpretada" ao sabor dos interesses; imprensa vendida. E a culpa é do presidente? NÃO!!! A culpa é da PARTITOCRACIA, que sequestrou a máquina e nos escravizou. A partitocracia fincou os pés a partir da Constituição "Cidadã". Virou dona do pais com a criação dos fundos partidário e eleitoral. Tem solução? SIM! 1o. passo: diagnóstico correto do problema. Leiam o verbete PARTITOCRACIA no free pdf do Dicionário de Política do BOBBIO, que descreve a doença e a solução encontrada por outros países.

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                        • M

                                          Marcos Grein

                                          03/02/2021 10:20:57

                                          O presidencialismo de coalizão tupiniquim só funcionaria com um congresso formado por gente honrada. Como não é o caso, ....

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                          • V

                                            Vinicius de Paula Rezende

                                            03/02/2021 9:43:15

                                            Citar Estadao é demérito

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                            • R

                                              Roberto

                                              03/02/2021 5:40:56

                                              O Rodrigo Constantino é um grande jornalista, grande orgulho para nós brasileiros, essa escória que envergonha o nosso pais, que se mudem para Venezuela ou Cuba, avante Constantino, seja nossa voz e nossa espada.

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                              • L

                                                Leonardo Moro

                                                03/02/2021 3:08:57

                                                Um jornal com esse editorial não pode ter Rodrigo Constantino e Guilherme Fiuza em seu hall de colunistas. Sinceramente, vontade de cancelar minha assinatura. Aliás, só assinei porque havia a promoção. Cancelei a assinatura justamente por conta desses capachos do governo.

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                                2 Respostas
                                                • C

                                                  CESAR SABBAGA

                                                  03/02/2021 14:05:03

                                                  A GP é um JORNAL . Analisa fatos. Faz crítica construtiva. O que você está querendo é um folhetim

                                                  Denunciar abuso

                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                  Confira os Termos de Uso

                                                • R

                                                  RPM

                                                  03/02/2021 11:20:46

                                                  Cancele e vá fazer assinatura no Estadão, folha de São Paulo etc. Daí vc vai ler o que vc quer que ocorra.

                                                  Denunciar abuso

                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                  Confira os Termos de Uso

                                              • L

                                                Luca

                                                03/02/2021 2:12:53

                                                Realmente a única coisa boa que pode acontecer é ele destravar as pautas econômicas, reforma administrativa, privatizações etc.. pq pauta anticorrupção esqueçam mesmo, Bolsonaro e filhos vão fazer a festa com dinheiro público pra se manter no poder

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                                • O

                                                  Osvaldo

                                                  02/02/2021 23:11:14

                                                  Análises e opiniões divergentes na direita e centrão ocorrerão o que é muito bom para a democracia..o mais importante é destravar as reformas emperradas pela esquerda que destruiu este país.

                                                  Denunciar abuso

                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                  Confira os Termos de Uso

                                                  • J

                                                    Joao Dagmar Nardotto

                                                    02/02/2021 22:33:44

                                                    Porque não dá um voto de confiança, será que jornais e jornalistas só sabem criticar, mesmo antes do fato ou fatos acontecerem? Poxa deixa isso para os paquins, estadão e folha que são mestres nisso ou vocês aí da GP estão aprendendo com eles. Se for assim, vai ser uma pena. O prêmio será ganhar leitores da esquerda burra e perder dos conservadores, que estão lutando para se livrar da ditadura dessa esquerda de mais de 30 anos. A propaganda que recebo todo dia da GP é sempre ao contrário das maiorias das reportagens e editoriais que leio. Uma pena.

                                                    Denunciar abuso

                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                    Confira os Termos de Uso

                                                    2 Respostas
                                                    • C

                                                      CESAR SABBAGA

                                                      03/02/2021 14:03:00

                                                      A GP é um JORNAL . Analisa fatos. Faz crítica construtiva. O que você está querendo é um folhetim

                                                      Denunciar abuso

                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                      Confira os Termos de Uso

                                                    • C

                                                      CSG

                                                      03/02/2021 10:51:11

                                                      Pô João, tu é muito inocente mesmo, voto de confiança para o Centrão , tá bo.

                                                      Denunciar abuso

                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.