• Carregando...
 |
| Foto:

Segundo a última pesquisa eleitoral do Ibope encomendada pela RPCTV, divulgada neste sábado (4), os candidatos à Presidência da República Aécio Neves (PSDB) e Dilma Rousseff (PT) estão empatados no Paraná. Conforme o levantamento, ambos têm 33% das intenções de voto. Marina Silva (PSB) segue em terceiro com 18% das intenções. Os demais concorrentes têm 4%. Brancos e nulos somam 5% e 7% estão indecisos. O Ibope não realizou uma simulação de segundo turno.

Em comparação com a última pesquisa feita em 28 de setembro, Aécio se manteve estável, enquanto a candidata petista cresceu em um ponto percentual. A pessebista caiu um ponto em relação aos votos no Paraná. De todos os concorrentes, a que apresentou a maior queda foi Marina Silva. Em 18 de setembro, a ex-senadora tinha 29% das intenções de voto e estava empatada com a candidata à reeleição no primeiro lugar. Na ocasião, o tucano tinha 28%.

A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. O levantamento foi realizado dos dias 1º a 4 de outubro e ouviu 1.512 eleitores. O registro no Tribunal Regional Eleitoral é de número 00047/2014 e no Tribunal Superior Eleitoral é de 01028/2014.

Cenário nacional

De acordo com a última pesquisa nacional feita pelo Ibope, publicada na quinta-feira (2), Dilma tem 40% das intenções de voto ante 24% de Marina Silva. Aécio se manteve no terceiro lugar com 19%. Com isso, a diferença entre as duas primeiras colocadas passou de 14 para 16 pontos porcentuais em relação ao levantamento anterior. Pastor Everaldo (PSC) e Luciana Genro (PSOL) têm 1% e os demais concorrentes somam 1%. Brancos e nulos ficaram em 8% e indecisos se mantiveram em 7%.

Ao considerar apenas os votos válidos, sem brancos, nulos e indecisos, Dilma possui 47% das intenções, seguida por Marina, com 28% e Aécio, com 22%.

Em um possível segundo turno entre Dilma e Marina, a petista venceria com 43% dos votos contra 36% da ex-senadora. Brancos e nulos somam 12% e indecisos, 8%.

Já em uma disputa hipotética com o tucano, Dilma tem 46% das intenções frente a 33% do adversário. Brancos e nulos somam 12% e indecisos, 9%.

O Ibope entrevistou 3.010 eleitores entre 29 de setembro e 1º de outubro em 205 municípios do país. A margem de erro é de dois pontos porcentuais para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada na Justiça eleitoral com o número BR-00942/2014.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]