• Carregando...
 |
| Foto:

JULHO - 2011

¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨

AGOSTO - 2011No início do mês, em meio a um forte esquema de segurança, Derosso fez seu primeiro pronunciamento em plenário sobre as denúncias relativas à sua gestão divulgadas durante o recesso parlamentar. Disse, durante a sessão, que se sentia em uma situação equivalente à "da Inquisição Espanhola" por estar se sentido perseguido por opositores políticos. No mesmo mês, 36 dos 38 vereadores assinam requerimento de instalação de uma CPI. Derosso nega irregularidades em depoimento ao Conselho de Ética. Diz ser vítima de perseguição política. Renata Bueno (PPS) e a bancada de oposição pedem seu afastamento definitivo da presidência.Leia mais sobre a declaração de Derosso.Leia mais sobre a instalação da CPI.

¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨

SETEMBRO - 2011O vereador Jorge Yamawaki (PSDB), relator do caso no Conselho de Ética, apresenta relatório pedindo o afastamento de Derosso da presidência. A decisão, entretanto, emperra em subcomissão designada para relatar a resolução e apresentá-la em plenário. Paralelamente, a CPI inicia seus trabalhos. Em uma das reuniões da Comissão, os vereadores Pedro Paulo (PT) e Paulo Salamuni (PV) se retiraram da sessão em protesto contra a forma como os trabalhos estavam sendo conduzidos. No final do mês, um grupo de manifestantes fez um protesto ontem dentro das instalações da Câmara de Curitiba para pedir o impeachment de Derosso. Leia mais sobre o Conselho de Ética.Leia mais sobre a defesa de afastamento de Derosso.Leia mais sobre a declaração de Derosso.Leia mais sobre a manifestação.

¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨

OUTUBRO - 2011TC inicia uma tomada de contas especial para aprofundar a investigação sobre indícios de 12 irregularidades encontradas nos contratos de publicidade da Câmara, entre elas alguns fatos são novos, como o de que não foi feita a retenção de tributos devidos pelas agências contratadas pela Câmara. Os representantes da empresa Visão Publicidade, Adalberto Gelbecke Jr. e Luiz Eduardo Gluck Turkiewicz, são convocados para prestar depoimentos à Câmara e não comparecem. O vereador Jorge Yamawaki (PSDB), relator no Conselho de Ética da acusação contra o presidente da Câmara de irregularidades na contratação da empresa Oficina de Notícias, propôs o afastamento do tucano por até 90 dias.Leia mais sobre o depoimento dos publicitários.Leia mais sobre o relatório do Tribunal de Contas.Leia mais sobre a proposta de afastamento de Derosso.

¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨

NOVEMBRO - 2011A jornalista Cláudia Queiroz depõe na CPI e admite que era funcionária da Câmara quando participou da licitação, o que é ilegal. Ela negou, porém que já tivesse envolvimento com Derosso na época. Na sequência, os vereadores aliados do então presidente da Câmara que integram o Conselho de Ética da Casa arquivaram uma das denúncias contra Derosso e mantiveram indefinida a chance de uma eventual punição do tucano ocorrer ainda neste ano. MP-PR apresenta denúncia à Justiça de improbidade administrativa contra Derosso, Cláudia e quatro funcionários da Câmara. E pede o afastamento do vereador da presidência. Derosso se antecipa e pede seu afastamento temporário por 90 dias.Leia mais sobre o depoimento de Claudia Queiroz.Leia mais sobre a decisão do Conselho de Ética.Leia mais sobre o pedido do MP-PR.Leia mais sobre o pedido de afastamento de Derosso.

¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨

DEZEMBRO - 2011A Justiça condena o presidente licenciado da Câmara, João Cláudio Derosso (PSDB), por não enviar documentos públicos ao deputado federal Rubens Bueno (PPS). Derosso foi multado em R$ 25,5 mil. A CPI encerra seus trabalhos e apresenta relatório que isenta Derosso de responsabilidade pelas irregularidades na publicidade. Segundo o vereador Denílson Pires (PSDB), os trabalhos foram produtivos, mas não chegaram a conclusões sobre nenhuma irregularidade específica. A oposição, por meio dos vereadores Pedro Paulo (PT) e Paulo Salamuni (PV), apresenta relatório paralelo, responsabilizando o vereador e pedindo o seu afastamento imediato de presidente da Casa.Leia mais sobre a decisão da Justiça.Leia mais sobre o relatório da CPI.Leia mais sobre o documento apresentado pela oposição.

¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨

FEVEREIRO - 2012O presidente licenciado da Câmara de Vereadores de Curitiba, vereador João Cláudio Derosso (PSDB), apresenta um requerimento com o pedido de mais 90 dias de recesso, aprovado pelos demais vereadores. O vereador Sabino Picolo (DEM) permanece como presidente interino do legislativo. O total da licença soma 180 dias – mais do que o máximo permitido regimentalmente. Câmara entrega ao Tribunal de Contas do Paraná a documentação referente aos gastos com publicidade de 2006 a 2011, atendendo à solicitação do TC, que também investiga os contratos de propaganda da Casa. Oposição volta a pedir o afastamento definitivo de Derosso da presidência.Leia mais sobre o novo pedido de afastamento de Derosso.Leia mais sobre a defesa de Derosso à Justiça.Leia mais sobre o pedido de afastamento de Derosso.

¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨

MARÇO - 2012A bancada de oposição na Câmara Municipal de Curitiba faz mais uma tentativa frustrada de levar a votação em plenário um pedido de afastamento definitivo de Derosso. Duas semanas depois, após 15 anos no cargo e sem apoio, Derosso renuncia a presidência da Câmara. No pedido de afastamento, o ex-presidente afirma que a saída do comando da Casa foi para preservar os vereadores e o legislativo municipal. O vereador João Luiz Cordeiro, o João do Suco, assume a presidência da Casa no final do mês, por 25 votos a 11, com mandato até o final deste ano. Ele promete uma "transformação" na Câmara Municipal.Leia mais sobre o novo pedido da oposição.Leia mais sobre a renúncia de Derosso.Leia mais sobre a eleição de João do Suco.

¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨

MAIO - 2012DesfiliaçãoAmeaçado de expulsão, o ex-presidente da Câmara pediu em 7 de maio a desfiliação do PSDB. Numa carta escrita a próprio punho, Derosso comunicou a decisão à executiva do partido. A carta foi entregue durante reunião do diretório tucano, que discutia o pedido de expulsão do vereador. Com o pedido de desfiliação, Derosso fica sem partido e, portanto, não poderá disputar uma cadeira na Câmara Municipal nas eleições deste ano. Isso porque a legislação eleitoral prevê que para disputar cargos eletivos, os candidatos devem estar filiados há pelo menos um ano antes do pleito. Leia mais sobre a desfiliação

¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨

JUNHO - 2012Cassação do mandatoO juiz eleitoral Luciano Carrasco, do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) determinou, na tarde desta quarta-feira (27), a perda do mandato do vereador João Cláudio Derosso e seu afastamento da Câmara Municipal de Curitiba por infidelidade partidária. A decisão, em caráter liminar (provisório), atende ao pedido formulado pela enfermeira Maria Goretti Lopes, suplente do PSDB, com base na desfiliação de Derosso. O juiz também determina que Maria Goretti seja empossada na vaga de Derosso.Leia mais sobre a cassação

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]