Call center da GVT decorado para o Dia das Bruxas: clima de brincadeira levado a sério| Foto: Marcelo Elias / Gazeta do Povo

Ranking

1º Volvo:Vencedora tem receita sueca com tempero paranaense

2º Pormade:Uma linha de inovação que esbanja cordialidade

3º Gazin:Engajamento para superar metas

5º Embracon:Busca por equilíbrio e encantamento

6º Novozymes:Trabalhar além das regras escritas

7º Ecovia:Espaço para crescer e trocar ideias

8º Herbarium:Mais contatos pessoais e menos e-mails

9º Apetit:Alimento para o corpo e a alma

10º HSBC GLT:Mascote e torcida organizada

11º Pelissari:Foco na carreira

12º EBS Sistemas:Sem paredes ou portas fechadas

13º Morena Rosa:Sotaque de interior e clima familiar

14º Ecocataratas:Integrando quem está longe

15º Omar Camargo:Inovação com a participação de todos

16º DB1 Informática:Com o que Maringá tem de melhor

17º Sofhar:Equilíbrio entre frescor e experiência

18º Datacoper:Ambiente informal e horário flexível

19º OpusMúltipla:Comunicação leve e descontraída

20º Unicred:Espírito de colaboração

CARREGANDO :)
CARREGANDO :)
Veja também
  • Quem são elas
  • Novos horizontes e desafios
  • Novos padrões na seleção de talentos
  • Cada vez melhores e mais maduras
  • Pessoas precisam de pessoas

A juventude dos colaboradores é o retrato da GVT, corporação da área de telecomunicações nascida há pouco mais de dez anos, quando se iniciou a privatização da telefonia no Brasil. Renovação e sintonia com práticas modernas de gestão de pessoas são marcas visíveis da companhia, adquirida recentemente pela gigante francesa da comunicação Vivendi. A julgar pelos resultados obtidos este ano pela GVT, as diretrizes estão no rumo certo. A organização, que começou como "empresa-espelho" da telefonia, com sede em Maringá, no interior do Paraná, hoje está presente em mais de 90 cidades do Brasil e cresce a passos largos – das telecons surgidas em 1999, é a única que sobreviveu se expandiu.

Publicidade

Não por acaso, comunicação, velocidade e conexão têm tudo a ver com jovens. Por isso a empresa gosta de tê-los na casa. Pelos corredores de uma das unidades da GVT em Cu­­ritiba, respira-se inovação e modernidade. Os ambientes atraem a garotada, que gosta de trabalhar ali. Para todos os lados, nos murais, há mensagens de comunicação interna relatando resultados, gerando incentivos, mandando recados sobre segurança na internet, dicas sobre atividades esportivas, lazer e assuntos diversos. Tudo em tons vivos e com design contemporâneo.

Inovação

Na sede onde fica um dos maiores call centers da organização, no corredor de acesso ao refeitório, há duas portas: uma para a sala de descanso, com almofadas pelo chão, carpete e reconfortantes tons azuis, e outra para a sala de tevê. O prédio é local de trabalho de centenas de atendentes de call center, que cumprem turnos de seis a oito horas, com intervalos para alimentação e descanso. Quando se trata de comida e repouso, a empresa está falando sério. Além de balanceados, os lanches e refeições têm opções light e saudáveis. Amplo e bem iluminado por luz natural, o salão do refeitório está ligado a uma área externa com jardim, mesas protegidas do sol por ombrellones e uma pérgola com almofadas coloridas.

O ambiente de descontração incentiva comemorações como a do Dia das Bruxas. Neste ano, a decoração em todos os andares incluía até a banheira com cortina rasgada e manchada de "sangue", evocando o filme clássico de Hitchcock, Psicose. Todo o andar estava tomado por teias de aranha artificiais e outros itens temáticos. A cereja do bolo era o concurso de fantasias. De bruxas a múmias, passando por esqueletos ambulantes e monstros variados, havia de tudo. A animação era visível – até mesmo na sala de palestras, onde ocorria um treinamento, ouviam-se gargalhadas. "Aqui, todo dia é assim, essa diversão", comentou um grupo de funcionários.

Danielle Costa, supervisora de atendimento, confirma: a regra é trabalhar de bom humor. Além do alto astral, porém, há detalhes bem concretos que levam os colaboradores a gostar da GVT e não querer sair da empresa. "Aqui, o trabalho da gente tem reconhecimento. Nosso desempenho é avaliado mensalmente de forma justa. Quem trabalha aqui sabe que pode crescer, e não demora muito", afirma Danielle.

Publicidade

Diretor de recursos humanos, Adeildo Nascimento explica as bases para isso. "A GVT é uma empresa de oportunidades. Se em 10 anos crescemos a ponto de ser uma das grandes do Brasil no setor, nossos funcionários devem crescer junto. Aqui é oportunidade de carreira e aprendizado." O plano de benefícios é flexível, como convém à mentalidade dos jovens do século 21. "Temos públicos diferentes aqui dentro: pessoal de tecnologia, de engenharia, do call center, gente que vai a campo. Não faria sentido ter benefícios exatamente iguais para áreas diversas. Os colaboradores têm uma espécie de carteira, onde podem escolher entre vale-refeição, assistência médica, odontológica, vale-transporte, entre outros."

Horários flexíveis

Conceitos que ainda parecem muito novos para a realidade do mercado de trabalho já estão implantados na GVT, como a flexibilidade de horário para determinadas áreas. O sistema de banco de horas permite essa mobilidade e dá responsabilidade para que o colaborador administre sua carga horária de acordo com as necessidades pessoais. Mas as exigências também são altas. "Estamos crescendo cerca de 40% ao ano, em um setor que é altamente competitivo. Não dá para ficar parado", diz Nascimento. Ele mesmo é um "case" da empresa, e tem sua história de GVT para contar. "Entrei e saí duas vezes. Voltei pela terceira vez porque gosto mesmo daqui", revela, rindo. "É apaixonante."

* * * * *

Telecomunicações

Publicidade

Fundação: 1999

Curitiba

Faturamento em 2009: R$ 2,72 bilhões

Número de funcionários: 5.441

Homens: 3.045

Publicidade

Mulheres: 2.396

Faixa etária

Menos de 25: 1.708

Entre 26 e 34: 2.508 Entre 35 e 44: 979 Entre 45 e 54: 213 55 ou mais: 33

Escolaridade

Publicidade

Até o 2º grau: 3.121

Sup. incompleto/em curso: 1.050

Sup. completo: 1.120

Pós-graduação: 150

Tempo de serviço

Publicidade

Menos de 2 anos: 3.602

Entre 2 e 5 anos: 1.199

Entre 6 e 10 anos: 640

Entre 11 e 15 anos: 0

Entre 16 e 20 anos: 0

Publicidade

Mais de 20 anos: 0

Perfil do presidente

Nome: Amos Genish / Formação: Pós-graduado em Economia pela Universidade de Telaviv (Israel)

Tempo na empresa: Fevereiro de 2000. Ingressou na empresa como presidente.

Benefícios:

Publicidade

o Plano de saúde

o Plano odontológico

o Atendimento psicológico

o Terapias alternativas*

o Subsídio para graduação ou pós-graduação

Publicidade

o Curso de línguas

o Plano de aposentadoria

* Benefício oferecido apenas a alguns funcionários