• Carregando...
 |
| Foto:

Bom dia! Você está com cara de que ainda não sabe o que fazer no Dia das Mães. Clica aqui que eu adianto o seu lado antes que ela descubra.

Michel Temer completa, hoje, um ano na presidência da República. Fernando Martins apresenta um balanço destes 12 meses em que o peemedebista não entregou tudo o que prometeu, mas promoveu avanços no país. A retomada econômica ainda se resume a sinais que indicam um futuro melhor - caso da inflação de 0,14% em abril e 4,08% no acumulado dos 12 últimos meses. “Foi a melhor notícia do dia do depoimento do Lula. A taxa de juros vai ter mais espaço para cair”, analisa o âncora Gazeta do Povo, Ricardo Amorim.

A habilidade política de Temer pavimentou o caminho para as duas reformas mais importantes para acelerar o crescimento do País. A trabalhista, em tramitação para ser sancionada em junho, e a da Previdência, ainda dependendo de articulações políticas para avançar no Congresso. É exatamente a combinação entre medidas impopulares e as denúncias contra políticos e ministros que levaram a popularidade do presidente a raquíticos 9% de aprovação - índice que parece servir apenas de mais um motivo para fazer o que tem de ser feito na reconstrução do Brasil.

O próprio Temer defende, em artigo, seu primeiro ano de mandato: “Tivemos avanços em todas as áreas. Esses avanços levaram à retomada da confiança no Brasil, em nossa capacidade de enfrentar o presente e estar prontos para o futuro, deixando para trás os temores e as ameaças de que tínhamos perdido o rumo.”

No último ato do ano 1, Temer sancionou a lei que prevê a criação do documento único. Quer saber o que muda com o cartão que vai unificar CPF, RG e título de eleitor? Explicá-lo-ei.

A ex

Dilma Rousseff vive o inferno astral do aniversário do impeachment. O ministro Edson Fachin, relator da Lava Jato no Supremo, baixou o sigilo das delações dos marqueteiros João Santana e Mônica Moura. Não demorou para o caminhão de melancias despencar sobre as cabeças de Dilma, Lula e todo o petismo. São, ao todo, 16 petistas suspeitos de caixa 2 a partir da delação do casal. Seguem os trending topics:

» Municiada por José Eduardo Cardozo, Dilma avisou Mônica Moura de que havia mandados de prisão prontos contra ela e João Santana na Lava Jato.#ficadica

» Mônica Moura pagou para a presidente de sessões com o cabeleireiro Celso Kamura à reativação do perfil “Dilma Bolada” no Facebook. #chateado

» João Santana disse que as decisões das campanhas de Dilma em 2010 e 2014 só eram tomadas após a “palavra final do chefe”. Quem era o chefe? Quem? Quem? #raimundononato

» Lula também tinha um apelido tinha um apelido para se referir ao grupo Odebrecht: os alemães. #Amigo

» O casal de marqueteiros diz ter pago R$ 4 milhões de caixa 2 a Gleisi Hoffmann, na campanha municipal de 2008, a pedido do marido dela - e ex-ministro - Paulo Bernardo. #Coxa

Caberá a Sergio Moro investigar o caixa 2 na campanha de Dilma a partir do depoimento de Mônica e Santana.

O réu

Guido Orgis analisa o extenso depoimento de Lula a Sergio Moro. Entre as conclusões, a de que o ex-presidente não se incomodou de perder dinheiro com o apartamento no Guarujá e que explicar o sítio em Atibaia, sim, será uma dor de cabeça daquelas.

Para quem não se satisfez com as cinco horas de interrogatório, a Justiça Federal liberou imagens por outro ângulo, em que é possível ver o cara a cara de réu e juiz. Imagens em que aparece o penalista René Ariel Dotti. Advogado da Petrobras no caso, ele acabou discutindo com Cristiano Zanin, advogado de Lula, para dissipar o ambiente de confronto que compunha a narrativa petista. “O advogado queria era fazer uma propaganda para a defesa de seus cliente”, disse Dotti à editor Joana Neitsch.

Por fim, Kelli Kadanus conta que Lula volta a Curitiba no segundo semestre como réu do processo em que é acusado de receber benesses da Odebrecht. Será novamente interrogado por Moro.

Liberdade de expressão

Em nosso editorial, comentamos a nomeação da comissão executiva do Fórum Nacional do Poder Judiciário e Liberdade de Imprensa, pela presidente do Supremo, Carmem Lúcia. Defensora histórica da liberdade de expressão, a magistrada deseja que o órgão levante informações sobre ações judiciais que tratam da liberdade de imprensa no país. “Trata-se de um inequívoco reconhecimento do papel da imprensa livre, voz dos sem voz, para a construção de uma sociedade democrática, denunciando irregularidades e injustiças, ainda que contrarie interesses de entes poderosos” é um trecho do editorial.

Na coleção de textos sobre nossas convicções, dois tratam diretamente do papel fundamental da imprensa para a sociedade. Em “O valor da comunicação”, falamos da prioridade de fortalecer laços que deve ser inerente à comunicação social. Em “Liberdade de Expressão”, lembramos que sem informação é impossível exercer o voto consciente ou cobrar o poder público.

Rodrigo Constantino também aborda o tema. Primeiro, ele critica o silêncio das outras editoras diante da censura (posteriormente derrubada) ao livro de ficção sobre a vida de presidiário de Eduardo Cunha, lançado pela editora Record. Depois, repreendeu o grupo de cineastas que resolveu boicotar o Cine PE por o festival ter, entre 30 filmes, um sobre Olavo de Carvalho e outro sobre o Plano Real. “Isso é insuportável para quem diz defender o diálogo aberto. A esquerda precisa ser hegemônica, ou nada feito”, escreve o nosso liberal sem medo da patrulha da esquerda politicamente correta.

Quem poupa, tem

Uma pesquisa do Serasa mostra que 4 em cada 10 brasileiros não sabe o que gastou no cartão de crédito. Para Teco Medina, uma evidência da falta de organização financeira dos brasileiros. Eu não resisto: você sabe quanto gastou? Aham! Sei...

A solução - ou a ruína completa - das finanças de casa pode estar no quarto bagunçado de seu filho adolescente. A editora Fabiane Ziolla Menezes mostra que os teens são agentes de pressão pelo consumo fácil ou revolucionários do orçamento doméstico. E a diferença entre um caminho e outro está na educação financeira.

Certamente a molecada está mais apta a aderir à nova ferramenta do Banco Neon para autorizar compras on-line: tirar selfies.

No Paraná...

... O ministro Gilmar Mendes votou para que o ex-deputado Carli Filho vá a júri popular pelo acidente em que matou duas pessoas, em 2009, informa Katia Brembatti. A defesa irá recorrer.

... Aproximando-se de Beto Richa para 2018, Ratinho Júnior terá de domar os insatisfeitos Alexandre Kireeff e Ney Leprevost, ambos do PSD, relata Rogério Galindo.

... A pedido do Tribunal de Contas, a UFPR vai analisar a qualidade do asfalto usado nas estradas do Paraná.

Em Curitiba...

... 25 postos de saúde abrem amanhã para a vacinação contra a gripe.

... Sharon Abdalla conta os 60 anos de história da tradicional Lojas do Pedro.

... O Museu da Imagem e do Som postou um vídeo de 1978, com skatistas fazendo manobras no bowl da Praça do Gaúcho. Um clássico curitibano. Admito, deu vontade de tomar um sorvete no Gaúcho.

Hoje é antevéspera de Dia das Mães e a equipe da Andréa Sorgenfrei, no Núcleo Estilo de Vida, tem ótimas dicas para salvar você de um mico com a progenitora. 

Felipe Rocha lista sete espetáculos para você levar sua mãe no fim de semana (tem de As Galvão ao Coolritiba). 

A dupla Júlia Ledur e Karen Sailer indica 35 restaurantes (EU DISSE TRINTA E CINCO!) para ir no domingo de Dia das Mães

Se você vai vestir o avental e preparar o almoço por conta, o Bom Gourmet 15 receitas tamanho família para saciar a mãe, a sogra e todos os cunhados.

E a Camila Petry Feiler indica presentes para quatro estilos diferentes de mãe, gastando a partir de R$ 22.

Seja onde for a comemoração ou o presente, leve para sua mãe um beijo, um abraço e todo o amor que ela merece - e os melhores pensamentos para aquelas que não estão mais por aqui. Beijo, Dona Lú!

Se você veio correndo pra cá antes que ela notasse, pode voltar ao topo e ver o balanço do primeiro ano do governo Temer. Se percorreu todo o “Bom Dia” sem atropelos, boa sexta-feira e bom fim de semana. 

Este resumo é publicado de segunda a sexta-feira, sempre às 7 horas, e atualizado ao longo da manhã. Também é enviado por notificação para quem tem o aplicativo da Gazeta do Povo no celular (Android ou iOS).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]