• Carregando...
Quando finalizada, obra terá quase seis quilômetros e se tornará importante eixo de integração entre regiões leste e oeste | divulgação/Prefeitura de Maringá
Quando finalizada, obra terá quase seis quilômetros e se tornará importante eixo de integração entre regiões leste e oeste| Foto: divulgação/Prefeitura de Maringá

As obras na Via Expressa, novo eixo de ligação entre regiões leste e oeste de Maringá, estão na fase final e a abertura total da via deve acontecer em até 60 dias. O importante trecho da Rua Guaíra, entre a Av. 19 de Dezembro e Av. Paraná, estará aberto ao tráfego bem mais rápido. "Estamos nos arremates finais e até dia 15 de julho será inaugurado", garantiu Fernando Camargo, presidente da Urbanização de Maringá (Urbamar). Com isso, fica faltando apenas a liberação da etapa entre Av. Tuiuti e Av. Guaiapó, o que deve ocorrer em agosto.

O eixo promete desafogar o trânsito da congestionada Avenida Brasil e da perigosa Avenida Colombo. A Avenida Mauá também deve ganhar um fôlego com a integralização da Via Expressa. A abertura total deve ainda fazer com que os motoristas utilizem o trecho entre a Avenida Tuiuti e a Avenida Pedro Taques, aberto desde dezembro, mas com pouco movimento.

No que diz respeito ao trecho da Rua Guaíra, os detalhes que faltam são na ligação da Rua José de Alencar, onde foi construído um viaduto sobre a linha do trem (agora rebaixada). Já na altura da Av. Tuiuti, ao lado do Terminal Rodoviário, a obra está mais atrasada, mas também deve ser finalizada em agosto próximo. "Lá (trecho entre Tuiuti e Guaiapó) está um pouco mais demorado. Falta apenas a camada de brita e a pavimentação, mas isso não é demorado", disse Gilberto Purpur, engenheiro de tráfego da Setran.

Sobre a Via Expressa

As duas pistas da nova avenida – construídas em grande parte ao lado do talude da linha férrea rebaixada – permitirão a integração do trânsito de veículos desde o viaduto da avenida Centenário, opção de entrada da BR 376, até a avenida Pedro Taques. A partir da Pedro Taques, a Via Expressa segue pela avenida Horácio Racanello até a avenida Paraná, construído sobre os 1,6 mil metros da laje do túnel ferroviário do Novo Centro.

A partir daí, a obra segue pela Rua Guaíra, ao lado da linha do trem, agora rebaixada, dando acesso à Avenida 19 de dezembro. A entrega dessa parte do projeto dará uma nova opção de acesso para a Avenida Mandacaru.

O projeto prevê três viadutos neste trecho, na rua José de Alencar - já concluído - na avenida 19 de Dezembro e na rua Arlindo Planas. Existe ainda projeto para o trecho da Avenida Paranavaí, que deve ser implantado a partir do próximo ano, eliminando a passagem em nível.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]