i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Prefeituras

Após “dura derrota” em 2016, como o PT deve se sair nas eleições municipais deste ano

  • Brasília
  • 16/10/2020 16:41
PT viu número de prefeituras despencar entre 2012 e 2016
PT viu número de prefeituras despencar entre 2012 e 2016| Foto: Divulgação/PT

Celso Russomanno versus Bruno Covas; Eduardo Paes versus Marcelo Crivella; Bruno Reis versus Pastor Sargento Isidório. As pesquisas que desenham o cenário eleitoral em São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador, os três municípios mais populosos do Brasil, indicam disputas acirradas entre representantes de Republicanos, Democratas, PSDB e até de Psol e Avante, partidos de bancadas pequenas na política nacional. Já o PT, a maior legenda de esquerda do país, até o momento não figura como um competidor de destaque nestas cidades.

O partido, no entanto, tem candidaturas próprias nos três municípios. Em São Paulo, quem disputa pela legenda é o ex-deputado federal Jilmar Tatto, que tem 4% das intenções de voto na pesquisa Ibope divulgada na última quinta-feira (15).

A representante do PT no Rio é a deputada Benedita da Silva – que tem desempenho melhor do que Tatto, com 7% na pesquisa Ibope também do dia 15, mas está bem distante do líder Eduardo Paes (DEM), que tem 27%.

E, em Salvador, o nome da legenda é Major Denice, que disputa em 2020 sua primeira eleição e somou 6% em levantamento anunciado pelo Ibope no início de outubro. Bruno Reis (DEM), o líder, tem 42% das intenções de voto.

2016 foi ano de "dura derrota eleitoral" para o PT

As eleições de 2020 são encaradas pelo partido como uma oportunidade de "renascimento". Em 2016, a última eleição municipal, o PT registrou um expressivo declínio no número de cidades que comanda.

Na ocasião, o partido elegeu 254 prefeitos; em 2012, a disputa anterior, foram 638 vitórias de petistas candidatos a prefeito. Em entrevista ao Poder 360/SBT, a presidente da legenda, Gleisi Hoffmann, definiu o último pleito como uma "dura derrota eleitoral". "As eleições de 2016 foram as mais difíceis para nós. Foi um momento muito duro", afirmou.

A derrota não se deu apenas no número de municípios, mas também no porte das cidades administradas pela legenda. Isso porque o PT perdeu a cidade de São Paulo, a mais populosa do país, e venceu em apenas uma capital: Rio Branco (AC).

A eleição de 2016 foi disputada semanas após a conclusão do processo de impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff. À época, o afastamento da petista foi citado como um dos argumentos para explicar o mau desempenho do partido. Como o governo Dilma era impopular e as mobilizações pelo impeachment alcançaram sucesso em todo o Brasil, a análise era de que o sentimento antipetista influenciou também a eleição municipal.

Outras candidaturas de esquerda também dificultam sucesso eleitoral da legenda

Neste ano, o PT também é afetado por questões nacionais. A legenda é a principal força de oposição ao governo de Jair Bolsonaro e tem visto o chefe do Executivo registrar crescimento em sua aprovação, em parte pelo pagamento do auxílio emergencial.

Mas Bolsonaro não é o único obstáculo do partido em 2020: o PT tem seus objetivos na eleição municipal dificultados, também, por candidaturas de esquerda. Em Salvador, o PCdoB, aliado histórico dos petistas, tem a candidatura de Olivia Santana, que somou os mesmos 6 pontos de Major Denice na pesquisa Ibope do dia 6.

No Rio, Benedita da Silva está empatada tecnicamente em terceiro lugar com outra representante de um partido da oposição a Bolsonaro, Martha Rocha (PDT). A coligação de Martha conta, ainda, com o PSB, sigla também contrária a Bolsonaro no plano nacional.

A capital fluminense, inclusive, foi um dos palcos das desavenças entre partidos da esquerda. O Rio viu um acirrado debate sobre a possibilidade de uma candidatura "única", que seria capitaneada pelo deputado federal Marcelo Freixo (Psol). O parlamentar desistiu de disputar o comando da cidade justamente por entender que havia uma dificuldade de se formar um programa de consenso.

Mas é em São Paulo que o PT passa mais dificuldades por conta de outra candidatura de esquerda. A presença de Guilherme Boulos (Psol) na disputa mobilizou lideranças de esquerda e até mesmo figuras historicamente ligadas ao PT, como o ex-ministro Celso Amorim e o cantor Chico Buarque.

A situação fez a presidente do partido, Gleisi Hoffmann, anunciar que a legenda poderia punir petistas de São Paulo que não apoiassem a candidatura de Tatto. Membros do PT chegaram a discutir a possibilidade de realizar uma prévia entre Tatto, Boulos e o candidato do PCdoB, Orlando Silva, para que a esquerda tivesse um nome "único" em São Paulo, mas a ideia não prosperou.

Pandemia afeta mais o PT, alega deputado do partido

Mais um ingrediente vem sendo incluído por petistas à lista de dificuldades que a legenda enfrenta em 2020: a pandemia do novo coronavírus.

A Covid-19 fez com que as eleições municipais fossem transferidas de outubro para novembro e está alterando a dinâmica da corrida pelos votos. Grande parte das atividades de campanha está sendo realizada de forma virtual, assim como foram feitas as convenções que confirmaram as candidaturas.

A situação prejudica todas as forças políticas. Mas, na avaliação do deputado federal Pedro Uczai (PT), afeta o PT de modo mais intenso. "A campanha agora está muito de rede social, sem rua. E nós somos um partido muito de 'corpo a corpo'", afirmou o parlamentar.

Uczai também acredita que o quadro de pandemia tende a beneficiar os candidatos à reeleição ou apoiados pelos grupos no poder, por causa da visibilidade de que dispõem os prefeitos em mandato e pela dificuldade de apresentação de forças novas. E, como o PT não está no comando nem em São Paulo, nem no Rio de Janeiro e nem em Salvador, acaba largando atrás.

Na opinião do deputado, o partido ainda pode reverter o panorama desfavorável. Ele vê peso na propaganda de rádio e TV e, principalmente, na participação de figurões do partido nas disputas. "Em São Paulo, há uma grande parte da população que seguiria uma indicação do ex-presidente Lula. Em Salvador, o governador Rui Costa tem uma grande avaliação. Na hora em que eles entrarem em campo, podem fazer a diferença", apontou.

Outras capitais também não animam o PT

Em outras capitais, o desempenho dos candidatos da legenda tampouco é animador para o PT. Em Curitiba, onde o prefeito Rafael Greca (DEM) lidera com vantagem a disputa, com 47% das intenções de voto segundo pesquisa Ibope divulgada na terça-feira (6), o petista Paulo Opuszka soma apenas 1%.

Desempenho fraco do PT ocorre também em Belo Horizonte, em que o representante do partido, Nilmário Miranda, tem 1% das intenções de voto. A cidade tem grande favoritismo do atual prefeito Alexandre Kalil (PSD), que soma 59%. Os dados são de pesquisa Ibope divulgada nesta quinta (15).

No Nordeste, por outro lado, algumas cidades têm desempenho mais relevante dos candidatos do PT – mas, ainda assim, eles não aparecem na liderança (ao menos por enquanto).

No quarto município mais populoso do Brasil, Fortaleza, a candidata do partido, a deputada e ex-prefeita Luizianne Lins, é a segunda colocada, com 23%, atrás de Capitão Wagner (Pros), que tem 28%. Sarto (PDT) está em terceiro lugar, com 16%. Os números são do Ibope.

Em Recife, o nome do PT, a deputada Marília Arraes, ficou em terceiro lugar na última pesquisa do Ibope, com 14% das intenções de voto. Ela está tecnicamente empatada com Mendonça Filho (DEM), que registrou 18%. O líder é João Campos (PSB), com 33%.

E em duas capitais da Região Sul, Porto Alegre e Florianópolis, o PT não registrou candidatura própria. Na capital gaúcha, o PT apoia Manuela D'Ávila (PCdoB). E, na catarinense, o partido está coligado com o Psol, que tem Professor Elson como candidato.

Metodologia das pesquisas citadas nesta reportagem

São Paulo

  • Sob encomenda da TV Globo, o Ibope ouviu 1.001 eleitores em São Paulo entre os dias 13 e 15 de outubro. O levantamento tem nível de confiança de 95%, com margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob a identificação SP-01432/2020

Rio de Janeiro

  • Sob encomenda da TV Globo, o Ibope ouviu 1.001 eleitores do Rio de Janeiro entre os dias 13 e 15 de outubro. O levantamento tem nível de confiança de 95%, com margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob a identificação RJ-09221/2020.

Salvador

  • Sob encomenda da TV Bahia, o Ibope ouviu 602 eleitores em Salvador nos dias 3 e 4 de outubro de 2020. O nível de confiança do levantamento é de 95%, e a margem de erro é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob a identificação BA-03105/2020.

Curitiba

  • A pesquisa do Ibope, encomendada pela RPC TV, ouviu 602 eleitores de Curitiba entre os dias 4 e 5 de outubro de 2020. O nível de confiança do levantamento é de 95%, e a margem de erro é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob a identificação PR - 08260/2020.

Belo Horizonte

  • Sob encomenda da TV Globo, o Ibope ouviu 1.001 eleitores de Belo Horizonte entre os dias 13 e 15 de outubro. O levantamento tem nível de confiança de 95%, com margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob a identificação MG-00100/2020.

Fortaleza

  • Sob encomenda da TV Verdes Mares, o Ibope ouviu 602 eleitores em Fortaleza entre os dias 12 e 14 de outubro. O levantamento tem nível de confiança de 95%, com margem de erro de 4 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob a identificação CE-05307/2020.

Recife

  • Sob encomenda da TV Globo, o Ibope ouviu 1.001 eleitores do Recife entre os dias 9 e 15 de outubro. O levantamento tem nível de confiança de 95%, com margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob a identificação PE-08776/2020.
25 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 25 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • G

    GERSON CACIONE

    ± 5 dias

    A explicação do pessimo desempenho do PT esse ano é clara. O brasileiro não quer eleger os bandidos profissionais dessa sigla. É simples assim. Não há necessidade de tentar explicar com outros motivos.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • G

      GERSON CACIONE

      ± 5 dias

      A explicação do pessimo desempenho do PT esse ano é clara. O brasileiro não quer eleger os bandidos profissionais dessa sigla. É simples assim. Não há necessidade de tentar explicar com outros motivos.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • F

        Flavio Teixeira

        ± 5 dias

        A facção criminosa agora esconde sua verdadeira cor, na propaganda eleitoral. Escondem a famigerada estrela, mudam as cores, não dizem a que partido pertencem. Só deixaram o número, por ser obrigatório. Quem te conhece que te compre, quadrilha!

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • E

          Eduardo P.

          ± 5 dias

          Partido? Não, não, PT é uma facção criminosa, só bandido e corrupto, é melhor eles atrapalhando na oposição do q roubando e afundando no governo.

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • N

            Nelson Vidal Gomes

            ± 5 dias

            O PT fez o pobre subsidiar o rico com escorchante tributação sobre o consumo, nada fez pelos trabalhadores, nem um segundo a menos na Jornada de Trabalho, e ainda os prejudicou com a restrição do Seguro Desemprego , endividou 60 milhões de brasileiros com os maiores juros do mundo , deixou outros 40 invisíveis -sem título de eleitor- ao desamparo descobertos pela CEF e protegidos pelo atual governo. deu comida ao povo carente para obter votos e não onde fazer cocô, legando-nos o país repleto de corrupção, -a maior da história da humanidade-,e epidemias letais por falta de saneamento básico, e até hoje, não se dignou mudar de nome para PEB-Partido das Empreiteiras e dos Banqueiros. Namastê!

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • N

              NH4NO3

              ± 5 dias

              Saudades dos comunistas e socialistas, quando o capital circulou nas mãos do povão. Agora tá tudo na bolsa de valores, que vomita e engole o lucro. Saudades dos ladrões e viados do governo do PT, quando as empregadas domésticas viajavam pra Disney e era aquela bagunça no embarque e desembaque.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              3 Respostas
              • F

                Flavio Teixeira

                ± 5 dias

                Até os im..be..cis tem direito a opinar. Continue, vermelhinho...

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

              • M

                Mirtão

                ± 5 dias

                A coitado! Dá dó.

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

              • M

                Maquiavel

                ± 5 dias

                Tem gente que defeca pela boca...

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

            • T

              tamotsu kashino

              ± 5 dias

              PT, enquanto luladraõ estiver vivo mesmo dentro da cadeia, jamais será recuperado, e em 2022 desaparecerá definitivamente.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • D

                Deco Bamba

                ± 6 dias

                O PT foi extremamente prejudicado nestas eleições. Foi perseguido por todas grandes mídias do Brasil e plea justiça que fizeram uso político de um juiz e um procurador que trabalhavam em dobradinha. A Globo e GP massacravam 24 horas por dia o PT com vistas a eleger o picolé de chuchu mas em vez disto elegeu um aloprado para presidente. O PT apesar de ter perdido as eleições em 2016 e 2018 mostrou poder de recuperação com 45% dos eleitores. Algo que em 2021 vai subir mais.

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                2 Respostas
                • M

                  Mirtão

                  ± 5 dias

                  Maquiavel: Acho que é saudades de pão com mortadela mesmo.

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                • M

                  Maquiavel

                  ± 5 dias

                  É o sonho de nata creme goiaba e doce de leite...

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

              • D

                Danilo

                ± 6 dias

                Tudo culpa de um Juiz e um Procurador tendenciosos, acusaram sem provas, um ex presidente e um partido, e consequentemente elegeram um miliciano na direita que está acabando com o Brasil. Como tem alienados analfabetos neste país. ESTAMOS FALIDO COM AS QUADRILHAS DE MILICIANOS E CUECAS CHEIA DE DINHEIRO.

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                2 Respostas
                • E

                  EDGAR ALBERTO PERIN

                  ± 5 dias

                  Quando você citou a cueca, lembrou do Guimarães?

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                • E

                  Eduardo Prestes

                  ± 5 dias

                  Petista querendo falar de ética é PIADA. Já enxergou os BILHÕES roubados pela máfia esquerdista ?

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

              • P

                Polaco

                ± 6 dias

                partido dos infernos, é uma facção criminosa, só tem corruptos, latrocidas, gente sem caráter e quem vota neles têm os mesmos predicados.

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • A

                  AGM

                  ± 6 dias

                  PT não é um partido....é uma quadrilha chefiada por um bandido!

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • C

                    Celso Contaefer

                    ± 6 dias

                    PT apodreceu. Quem vai jogar a pá de cal é enterrar? Sem lápide para nunca mais ser lembrado.

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • E

                      Eduardo Prestes

                      ± 6 dias

                      Fora PT, fora esquerda ! Um bando de fanáticos liderados por criminosos... E com péssimas idéias sobre tudo....

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      • R

                        Rodrigo Gomes

                        ± 6 dias

                        PT NUNCA!

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        • J

                          Jose

                          ± 6 dias

                          Esperava que nem entrasse, se tivesse o mínimo de vergonha na cara...

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          • M

                            Marcio Martins Cordeiro

                            ± 6 dias

                            Com essa imagem (foto) a GP está fazendo uma bela propaganda do maior agente da esquerda comunista nacional. Lamentável!!!

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            • J

                              JORGEHF

                              ± 6 dias

                              PT saudações

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              • M

                                Maquiavel

                                ± 6 dias

                                PT nunca mais

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                Fim dos comentários.