i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Pesquisas eleitorais

Eleições 2020: quem está na frente na disputa para prefeito em dez capitais

  • 06/10/2020 19:29
Com a campanha nas ruas, as eleições para prefeito nas principais capitais do país começam a ganhar corpo.
Com a campanha nas ruas, as eleições para prefeito nas principais capitais do país começam a ganhar corpo.| Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

Com as candidaturas registradas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e a campanha em andamento desde o dia 27 de setembro, os cenários eleitorais nas principais capitais do país começam a se desenhar. Algumas das cidades têm candidatos que lideram com grande vantagem – e, potencialmente, até mesmo ganhando no primeiro turno –, enquanto outras apresentam uma disputa mais apertada entre os concorrentes.

A Gazeta do Povo preparou um resumo dos cenários eleitorais em dez capitais brasileiras, a partir das pesquisas eleitorais divulgadas até agora. A metodologia e os dados de registro de cada um dos levantamentos estão no fim deste texto.

Veja como está o páreo nas dez capitais selecionadas:

1. São Paulo

Pesquisas eleitorais de quatro institutos diferentes apontam que Celso Russomanno (Republicanos), candidato de Jair Bolsonaro em São Paulo, largou na frente na disputa pela prefeitura de São Paulo – mas com uma vantagem ainda tímida em relação ao segundo colocado, o atual prefeito Bruno Covas (PSDB).

Levantamento do Datafolha, divulgado no dia 24 de setembro, aponta Russomanno com 29% das intenções de voto, contra 20% de Covas. Na sequência, Guilherme Boulos (Psol), com 9%; e Márcio França (PSB), com 8%, aparecem tecnicamente empatados.

Em pesquisas mais recentes, de outros institutos, no entanto, a diferença entre os dois primeiros candidatos é menor. Em levantamento do Paraná Pesquisas, divulgado em 1º de outubro, Russomanno aparece com 25,6%, e Covas, com 21,5%. Como a margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, ambos estão tecnicamente empatados.

Em outros dois levantamentos, da XP/Ipespe e do Ibope, os candidatos também aparecem tecnicamente empatados. No primeiro, que tem margem de erro de 3,5 pontos percentuais, Russomanno tem 24%, e Covas, 21%. No levantamento do Ibope, por sua vez, Russomanno tem 26%, e Covas, os mesmos 21%. Nesse segundo caso, a margem de erro é de 3 pontos percentuais.

2. Rio de Janeiro

No Rio, Eduardo Paes (DEM) está mais confortável na liderança – ao menos no primeiro turno. Levantamento do Paraná Pesquisas, divulgado em 25 de setembro, mostra Paes com 25,1% das intenções de voto, contra 13,6% do atual prefeito Marcelo Crivella (Republicanos); e 11,8% de Martha Rocha (PDT). No Ibope, a vantagem de Paes é ainda maior: o ex-prefeito aparece com 27%, enquanto Crivella tem 12%.

Se tudo continuar como está, porém, Paes pode enfrentar maior dificuldade no segundo turno, a depender do candidato que enfrentar. Há a possibilidade de Marcelo Crivella, declarado inelegível pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio, acabar fora do pleito. Nesse caso, uma das possibilidades é de que Paes enfrente a deputada Martha Rocha no segundo turno.

Pesquisa realizada pelo Instituto Ideia, em parceria com a revista Exame, aponta que, em um possível segundo turno, o único cenário em que Paes não teria vitória confortável é, justamente, na disputa com Martha Rocha. Segundo o levantamento, ambos ficariam tecnicamente empatados por conta da margem de erro de três pontos percentuais, com 39% e 34% das intenções de voto, respectivamente.

3. Curitiba

O atual prefeito Rafael Greca (DEM), que busca a reeleição, lidera com folga a corrida pelos votos dos eleitores curitibanos, segundo pesquisa Ibope divulgada nesta terça-feira (6). O candidato democrata aparece com 42% das intenções de votos e chances reais de vencer o pleito já no primeiro turno.

O delegado Fernando Francischini (PSL), com 6%, e o deputado estadual Goura (PDT), com 5%, são os candidatos que vêm logo na sequência. A margem de erro da pesquisa é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos.

4. Porto Alegre

Na capital do Rio Grande do Sul, Manuela D'Ávila (PCdoB) lidera na preferência dos eleitores, de acordo com pesquisa Ibope divulgada nesta segunda-feira (5). A candidata aparece com 24% das intenções de voto, contra 14% do ex-prefeito José Fortunati (PTB).

A margem de erro do levantamento, de três pontos percentuais para mais ou para menos, porém, aponta que o possível adversário de Manuela no segundo turno ainda está indefinido. Sebastião Melo (MDB), que tem 11% das intenções de voto, e o atual prefeito da capital, Nelson Marchezan Junior (PSDB), com 9%, estão tecnicamente empatados com Fortunati.

5. Florianópolis

Já Florianópolis, segundo levantamento do Ibope, tem liderança folgada do atual prefeito, Gean Loureiro (DEM). Ele tem 44% das intenções de voto, contra 15% da ex-prefeita Angela Amin (PP).

Segundo a pesquisa, podem brigar por uma vaga em um possível segundo turno o vereador Pedrão (PL), que tem 9% das intenções de voto; e Professor Elson (Psol), com 7%, candidato da esquerda na capital catarinense.

6. Salvador

Na capital baiana a disputa também está mais morna, com Bruno Reis (DEM) – atual vice-prefeito, que conta com o apoio de ACM Neto (DEM) – na liderança. Segundo o Ibope, Reis tem 42% das intenções de voto.

Na sequência aparecem vários candidatos tecnicamente empatados, por conta da margem de erro de 4 pontos percentuais para mais ou para menos. Pastor Sargento Isidório (Avante) tem 10%; Olívia Santana (PCdoB), 6%; Major Denice Santiago (PT), 6%; e João Carlos Bacelar (Podemos), 5%.

7. Belo Horizonte

Em Belo Horizonte a disputa parece se encaminhar para a definição no primeiro turno. Pesquisa do Ibope aponta que o atual prefeito da capital mineira, Alexandre Kalil (PSD), tem 58% das intenções de voto.

O segundo colocado, João Vitor Xavier (Cidadania), tem apenas 4% – tecnicamente empatado com vários outros candidatos. Entre eles estão Áurea Carolina (Psol) e o bolsonarista Bruno Engler (PRTB), ambos com 3%.

8. Recife

Na capital de Pernambuco, por outro lado, a disputa promete ser acirrada. O deputado federal João Campos (PSB) – filho de Eduardo Campos, morto em um acidente aéreo em 2014 – lidera as intenções de voto em pesquisa do Ibope, com 23%.

Campos, entretanto, está tecnicamente empatado com Mendonça Filho (DEM), ex-governador que já foi Ministro da Educação durante o governo de Michel Temer, com 19%. Marília Arraes (PT) – que também é deputada federal e prima em segundo grau de João Campos – vem na sequência, com 14% das intenções de voto.

9. Belém

O ex-prefeito Edmilson Rodrigues (Psol) – que disputou o segundo turno nas eleições de 2012 e 2016 – está na frente em Belém, segundo pesquisa do Ibope divulgada no início de outubro. O candidato tem 39% das intenções de voto, contra 10% de Priante (MDB), atualmente deputado federal.

Outros candidatos, como o delegado federal Eguchi (Patriota) e Gustavo Sefer (PSD), têm 5% ou menos das intenções de voto.

10. Goiânia

O páreo na capital de Goiás, por fim, deve ser acirrado. Segundo levantamento do Ibope, o senador Vanderlan Cardoso (PSD) e o ex-governador Maguito Vilela (MDB) estão tecnicamente empatados, com 21% e 20%, respectivamente.

Em terceiro lugar aparece a candidata do PT, a deputada estadual Delegada Adriana Accorsi, com 11%.

Metodologia das pesquisas citadas

São Paulo

  • A pesquisa do Datafolha, divulgada em 24 de setembro, ouviu 1.092 eleitores de São Paulo, presencialmente, entre os dias 21 e 22 de setembro. O levantamento foi encomendado pelo jornal Folha de S. Paulo. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%. O número de registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é SP-06594/2020.
  • O Paraná Pesquisas ouviu 1.000 eleitores em São Paulo, entre os dias 26 e 30 de setembro de 2020. O nível de confiança da pesquisa é de 95%, e a margem de erro estimada é de três pontos percentuais. O levantamento está registrado no Tribuinal Superior Eleitoral (TSE) sob a identificação SP-06440/2020.
  • O Ipespe ouviu 800 pessoas em São Paulo entre os dias 28 e 29 de setembro. O nível de confiança do levantamento é de 95,45%, e a margem de erro é de 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob a identificação SP-05879/2020.
  • A pesquisa do Ibope, encomendada pela TV Globo e pelo jornal O Estado de S. Paulo, ouviu 805 eleitores de São Paulo entre os dias 30 de setembro e 1 de outubro de 2020. O nível de confiança do levantamento é de 95%, e a margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob a identificação SP-09520/2020.

Rio de Janeiro

  • O Paraná Pesquisas ouviu 910 pessoas, entre os dias 20 e 24 de setembro de 2020. A margem de erro do levantamento é de 3,5 pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%. O número de registro do levantamento no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é RJ-08624/2020.
  • A pesquisa do Ibope, encomendada pela TV Globo, ouviu 805 eleitores no Rio de Janeiro entre os dias 30 de setembro e 2 de outubro de 2020. O nível de confiança do levantamento é de 95%, e a margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob a identificação RJ-08365/2020.
  • A pesquisa do Instituto Ideia em parceria com a revista Exame ouviu 800 eleitores no Rio de Janeiro entre os dias 25 e 29 de setembro. O levantamento está registrado no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número RJ-07280/2020. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.

Curitiba

  • A pesquisa Ibope, encomendada pela RPC TV, ouviu 602 eleitores em Curitiba nos dias 4 e 5 de outubro. O levantamento tem nível de confiança de 95%, com margem de erro de 4 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob a identificação PR-08260/2020.

Porto Alegre

  • A pesquisa do Ibope, encomendada pelo grupo RBS, ouviu 805 eleitores em Porto Alegre entre os dias 3 e 5 de outubro. O levantamento tem nível de confiança de 95%, com margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob a identificação RS-07152/2020.

Florianópolis

  • A pesquisa do Ibope, encomendada pela NSC Comunicação, ouviu 602 eleitores em Florianópolis entre os dias 3 e 5 de outubro. O levantamento tem nível de confiança de 95%, com margem de erro de 4 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob a identificação SC-01561/2020.

Salvador

  • Sob encomenda da TV Bahia, o Ibope ouviu 602 eleitores em Salvador nos dias 3 e 4 de outubro de 2020. O nível de confiança do levantamento é de 95%, e a margem de erro é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob a identificação BA-03105/2020.

Belo Horizonte

  • A pesquisa do Ibope, encomendada pela TV Globo, ouviu 805 eleitores em Belo Horizonte entre os dias 30 de setembro e 2 de outubro de 2020. O nível de confiança do levantamento é de 95%, e a margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob a identificação MG-08595/2020.

Recife

  • Sob encomenda da TV Globo e do Jornal do Commercio, o Ibope ouviu 805 eleitores no Recife entre os dias 30 de setembro e 2 de outubro. O nível de confiança do levantamento é de 95%, e a margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob a identificação PE-09685/2020.

Belém

  • Sob encomenda da TV Liberal, o Ibope ouviu 504 eleitores em Belém entre os dias 30 de setembro e 2 de outubro. O levantamento tem nível de confiança de 95%, com margem de erro de 4 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número PA-02012/2020.

Goiânia

  • A pesquisa do Ibope, encomendada pela TV Anhanguera, ouviu 602 eleitores em Goiânia entre os dias 30 de setembro e 2 de outubro. O levantamento tem nível de confiança de 95%, com margem de erro de 4 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob a identificação GO-01290/2020.
16 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 16 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • C

    Celito Medeiros

    ± 20 horas

    Manuela é uma boa música de Julio Iglesias. O RS especialmente POA tem tradição esquerdista e no passado com nomes fortes neste país. Creio que são mais conectados aos Guerrilheiros (Ver Dilma e outros), até na linha socialista, mas não de fato comunistas, com algumas exceções. O PT era, era um partido dos Trabalhadores em que seu líder maior se atrelou aos Guerrilheiros e até Comunistas para ganhar as Eleições. Eu não poderia dizer que o PT é um partido comunista ou guerrilheiro, pois atualmente não é nada, nem seu líder.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • L

      Luigi Tenco

      ± 20 horas

      Nestas horas, penso que o Rio Grande do Sul poderia mesmo se separar do Brasil, e virar a Venezuela do Sul. Getúlio Vargas, João Goulart, Leléonel Brizola, Dilmanta, Manuela... Onde é que esse povo está com a cabeça??? É chimarrão malhado que faz isso?

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      4 Respostas
      • L

        Luigi Tenco

        ± 20 horas

        Brizola, além de zureta, tinha algum transtorno obsessivo, já que tinha dois únicos assuntos: Rede Globo e pÉrdas internacionais. Figura deletéria, que dá um tempero caricatural à política. Ciro Gomes parece que incorporou o espírito do velhote maluquete.

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

      • L

        Luigi Tenco

        ± 20 horas

        Brizola era um doido varrido em 64, e voltou ao Brasil mais doido ainda. Velhote leviano e instável, tanto que se aliou ao Collor na época do impeachment. Uma das figuras mais danosas da política brasileira de todos os tempos.

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

      • C

        Celito Medeiros

        ± 20 horas

        Vargas e Brizola jamais seriam Bolivarianos, enganam-se, creio que nem o Tarso, mas a filha dele talvez... Basta ver a ação de Vargas contra Prestes e conhecer um pouco mais a história de Brizola em sua autenticidade. Considerados de esquerda sim, no governo militar. Brizola não se atrelou ao PTB da filha de Vargas, criou sua própria sigla dentro da linha Trabalhista e Democrática, o PDT, já não tão autêntico atualmente...

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

      • L

        Luigi Tenco

        ± 20 horas

        Tarso Genro, Manuela Genro, Olívio Dutra... Viiiiixe!

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

    • L

      Luigi Tenco

      ± 20 horas

      Porto Alegre ainda mata o Brasil de vergonha! Como é alguém leva a sério a Manuela??? A MANUELA!!! Como a própria dinossaura vermelha diz: "Vão estudar um pouco, porto alegrenses!!!" NÃO TÊM VERGONHA ???

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • P

        Portugal

        ± 20 horas

        Gauchada vai de partido comunista agora! Não cansaram de se dar mal com o PT? Tão querendo montar um Estado padrão nordestino no Sul?

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • E

          Everaldo Basso

          ± 21 horas

          Povo portoalegrense merece Manuela Davila. Povo que elegeu repetidas vezes o PT, que destruiu as finanças do município. Desfrutem mais um pouco do socialismo, em breve saberão o que é uma Caracas.

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • F

            Felipe Scaramuzza

            ± 22 horas

            Independente se é confiável ou não. Os gaúchos ainda não aprenderam a lição, que dirá do "paraíso perdido".

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • T

              tamotsu kashino

              ± 23 horas

              Pequisa eleitoral, são as maiores fontes de renda para os institutos, deve correr enchurrada de dinheiros.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • A

                ALCIONE PRA

                ± 23 horas

                VOTO DESDE MEUS 18 ANOS, ESTOU COM 61 ANOS, E ATÉ HOJE NUNCA FUI ENTREVISTADO EM PESQUISA ELEITORAL. DEPOIS, "IBOPE" É A PIOR EMPRESA DE PESQUISA ELEITORAL, FAZ PESQUISA POR ENCOMENDA, É UMA EMPRESA ********.

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • C

                  Cristiano Quaresma da Silva

                  ± 23 horas

                  Muita bomba em primeiro lugar

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • F

                    Francisco de Paula Spinola e Castro

                    ± 24 horas

                    Boulos o invasor profissional de propriedade privada com 9% de intenção de votos ?????? Aonde foi feita essa pesquisa ?????

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • H

                      Helio Monteiro de Moraes

                      ± 1 dias

                      É preciso detalhar mais a metodologia das pesquisas. Pesquisa presencial aonde, em que dias da semana e em que horários ou pelo telefone ou internet por sorteio ? Só entrevista quem está no meio da rua ? E nos escritórios, consultórios etc ? Quem está trabalhando nunca é ouvido são só ambulantes nas praças ?

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      • R

                        RICK

                        ± 1 dias

                        Pesquisa eleitoral deveria ser proibida.

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        Fim dos comentários.