Carteira de habilitação do Brasil passa a valer para residentes na Itália

Carteira de habilitação do Brasil passa a valer para residentes na Itália Crédito: bigstock

Brasileiros que moram na Itália têm motivos para comemorar. A partir do dia 15 de janeiro, o acordo entre Brasil e Itália relativo às carteiras de motorista entra em vigor. Setenta mil brasileiros são beneficiados, assim com os italianos que vivem aqui.
 
Pelo acordo, as carteiras de habilitação categorias A e B têm validade recíproca entre os dois países, sem a exigência de que seus titulares submetam-se a exames práticos ou teóricos.
A aprovação na Comissão de Relações Exteriores da Câmara dos Deputados teve o apoio da deputada paranaense Renata Bueno, que representa a comunidade italiana da América do Sul no parlamento italiano.
 
O projeto, que estava paralisado, foi retomado em 2013 pela deputada que conduziu o processo nos dois países. No Brasil, a burocracia foi um pouco maior e ela contou com a ajuda de seu pai, o deputado Rubens Bueno, que foi o relator na Câmara e teve êxito na aprovação, por caráter de urgência.
 
“Essa é uma das maiores solicitações dos brasileiros que vivem na Itália. O processo para obter a carteira de motorista é muito burocrático e complicado para estrangeiros, além de caro. E é um documento fundamental para quem reside no país”, disse a deputada Renata Bueno.

 

LEIA TAMBÉM: